Ola Senhores.
Eu utilizo os módulos Siemens, TC-63, e agora vou utilizar o TC-65.
O SMS é um protocolo de uma das camadas mais baixas da pilha GSM, qual o problema? Simples ele não tem compromisso de chegar ao destino, dessa forma as operadoras aproveitam folgas na banda de transmissão para o envio do SMS, por isso ele é mais barato que outras formas de envio de dados.
Se é realmente critica sua aplicação você deve utilizar o protocolo GPRS, este é muito parecido com o TCP/IP, ai é que vem o problema. Como o TCP/IP, você tem uma pilha para montar e encapsular os dados, para essa pilha você precisa de um stack pointer, que você deve montar na unha. Posso falar que é muito chato.
Bom diferente dos computadores, os celular tem o que se chama “IP realmente dinâmico” , ou seja a cada pacote de dados que você envia, ele vai com um IP diferente, logo enviar é fácil, mas e receber? Para que IP mandar se o seu aparelho já mudou de IP?
Para isso você deve contratar o serviço de acsses point da operadora. Que te fornece um ponto de acesso fixo ao qual você deve enviar os dados (como um gateway). Ai já temos outros problemas. Suporte Técnico!!!
Eu só achei um bom suporte com a TIM, e acredite em mim, você vai precisar.
Bom resumo da ópera.
Se vai mexer com SMS, tudo fica mais fácil, eu uso o módulo TC-63, o módulo pronto com placa, fonte, antena, interface para SIM Card, e serial, etc.. só pegar e usar. custa cerca de R$400,00.
Se vai utilizar GPRS, eu indicaria outro módulo o TC-65, que é parecido com o TC-63, mas já vem com o Stack GPRS, então você não precisa controlar tudo na mão, e melhor ele vem com um núcleo ARM-7 que você pode programar em Java e controlar 10 portas de I/O digitais dentro do modulo, ou seja o modulo se torna autônomo. Lógico que esse é mais caro em torno de R$600,00
http://www.duodigit.com/
Esse cara tem os dois módulos.
Atualmente eu utilizo o TC-63 em uma placa com o microcontrolador PSoC, os dois fizeram uma dupla explosiva, da para fazer quase tudo !!!!
Espero ter ajudado
Ricardo Franco