68K ou coisa assim, again

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor enigmabox » 06 Out 2008 22:05

Mastk,

Já fiz um soquete para o MC68030, na foto da CPU já está espetada no soquete.
Já começei a soldar os fios, começando pelos da alimentação, depois os do endereços, dados, etc....
Já interliguei os pontos de vcc e terra da CPU, que estão nos pinos mas na parte do meio da CPU. Bom, a placa que estou usando tem bastante espaço, assim posso encher de fios!! :shock:
Já que não é um projeto comercial, mas sim como hobby, vou soldar tudo na mão mesmo, tenho pratica nisso.
Tenho gravador universal da Minipa e um apagador caseiro, há varios anos, tenho um monte de eprom aqui esperando para ser gravada!
Na eprom, colocarei um bootloader/monitor, que será descarregado na ram, depois disso a cpu começa a executar tudo da ram, parecido como foi feito nos macintosh. O programa principal deve vir via serial.
Depois atualizo a foto da placa cpu.
enigmabox

Mensagempor enigmabox » 17 Out 2008 07:20

Marcelo Samsoniuk,
Mastk,

Como anda vossos projetos?

Digo que já botei a placa CPU68030 pra funcionar, simulando a CPU em loop aberto. Nos testes, com um osciloscopio, notei que a CPU está gerando normalmente os endereços nos modos 8,16 e 32 bits, conforme é acionado o DSACKx e STERM.
Proximo passo, definir o endereço de CS da eprom e RAM dentro do Glue-logic XC9572XL. Logo apos isso, teste de software. :D
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 17 Out 2008 13:06

pois eh, estou bolando um RTOS para o HC908 e entao dei uma parada de mexer com o 68000...daqui a pouco o RTOS perde a graca e eu volto a mexer na placa hehehe

olha que fofo:

http://framework.sourceforge.net/pics/h ... _boot.html
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 17 Out 2008 14:35

Marcelo Samsoniuk,

Um tempo atras quando eu estava trabalhando com MCU AVR, tinha visto um site com RTOS para varios MCU, será que não tem nada pronto para o HC08 ou HC11 ou que possa adaptar, ao invés de fazer tudo do zero?
Qual compilador "C" vc usa pra programar o 68K? Tô usando o Debian aqui no PC, tem alguma sugestão de compilador? Dá pra indicar no compilador em qual região da memoria vc vai usar o seu programa, como é feito em software assembly , ORG XXXX ?
Semana que vem acho que a minha placa 68030 já roda alguma coisa, assim poderei ligar nela a placa de video pra testar.
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 17 Out 2008 19:07

eu tou fazendo do zero pq eu gosto de sofrer! :D hahaha

sei lah, diversao neh... para nao enferrujar. para o hc908 eu uso o sdcc e para o 680x0/coldfires/powerpcs eu sempre uso o gcc... para seu projeto com o 68030, vc pode dar uma olhada em outro proto-sistema que eu estava mexendo com o 68328:

http://liquidfire.sourceforge.net/liquid-current/

tem um asm com a tabela de vetores, acho que um startup em asm e logo salta para main e para funcoes de alto nivel. ele compila em C e linka para um espaco inicial ali para uma flash. nao sei q versao esta lah no site, depois eu dou uma conferida :)

enigmabox escreveu:Marcelo Samsoniuk,

Um tempo atras quando eu estava trabalhando com MCU AVR, tinha visto um site com RTOS para varios MCU, será que não tem nada pronto para o HC08 ou HC11 ou que possa adaptar, ao invés de fazer tudo do zero?
Qual compilador "C" vc usa pra programar o 68K? Tô usando o Debian aqui no PC, tem alguma sugestão de compilador? Dá pra indicar no compilador em qual região da memoria vc vai usar o seu programa, como é feito em software assembly , ORG XXXX ?
Semana que vem acho que a minha placa 68030 já roda alguma coisa, assim poderei ligar nela a placa de video pra testar.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 17 Out 2008 19:54

Bem hj passei o dia acertando o hardware e terminei, agora o bicho pega para acertar as temporizações e acertar os detalhes.

GCC é o que vem na cabeça para programar em C, mas eu tó indo de assemble, pelo menos para me familharizar com o core.
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 18 Out 2008 06:54

Marcelo Samsoniuk,

Tb pensei em usar um RTOS para o AVR, mas desisti por enquanto.
O que fiz foi modificar umas rotinas de display grafico que estavam escritas para PIC para o AVR, ainda bem que estavam em C, assim foi facil modificar.
No caso do RTOS pode se pegar o codigo em C de uma CPU e modificar para o hc908. Mas tu prefere fazer do zero.....cada um com sua mania!! :D
Grato pela dica. Para conhecer melhor o 68030 terei que programar bem em assembly, depois poderei usar algo hibrido usando C e ASM.
Já fiz algo parecido com o 8051, usando no compilador C, codigos em ASM, principalmente para guardar dados ou criar tabelas em uma ram externa.

Mastk,
Tu vai ligar a placa de video direto no barramento daquela motherboard, que vc fez com o 68K? Ou vai fazer um conector ou barramento especial para a placa de video?
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 18 Out 2008 23:20

fazer as coisas eh C sempre eh uma boa! :)

eu fiz um conjunto de rotinas basicas para stdio naquele projetinho de SO para o 68328 e tenho usado bastante desde entao! jah rodei ele tranquilo no 68340, HC908GR4, 320LF2402 e MCF5207, sempre funcionou muito bem, realmente soh ajustar o codigo do putchar e getchar para os hardwares diferentes e pronto! esse RTOS para o HC908GR4 eu quero ver se uso outros modulos tambem nos meus projetos futuros com 68k e coldfire! e claro, se rodar bem num HC908 com bus clock de 2.5MHz, imagina num processador mais veloz!

e falando em assembler do 68000, olha o q eu achei:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ramaco-_JM
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 19 Out 2008 07:18

Marcelo,

Isso mesmo, nao tem coisa melhor do que programar em C!

Raridade este livro, eu devia ter comprado na epoca que lançou, mas tenho uma versão mais velha que comprei quando lançou:

Imagem

A minha placa CPU68030 já está assim, falta ligar somente o 68681:

Imagem

Mas no momento não ligarei a interface serial, farei os testes de software primeiro, para ver se está tudo em ordem.
Espero que funcione....

:D
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 19 Out 2008 13:11

ficou muito bom o seu projeto! parabens! :D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 19 Out 2008 18:30

Grazie signore Marcelo Samsoniuk,

Já defini os endereços da RAM, EPROM, etc....
Durante os testes tive problemas com o tempo de acionamento do DSACKx, mas é somente modificar esta logica isso dentro do CLPD, na semana que vem, espero testar o software.

:D
enigmabox

Mensagempor mastk » 02 Nov 2008 18:34

Olá amigos da rede globo, estamos aqui masi uma vez para um WIP:

Placa de video pronta, gerando padrões, porem, não funcionando como esperado, o 68K não está dando fill no buffer de video, como esperado, provavelmente é fruto da economia que estou fazendo, tanto em custo (diodos no lugares de portas) e de espaço. Como não tenho um osciloscopio em casa está dificil avaliar o que está acontecendo, amanha vou levar o sistema para o trabalho, corrigir esse e erro e bato umas fotos. :wink:
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 03 Nov 2008 07:25

Caros telespectadores e ouvintes do forum ASM51, lhes informo que:

Até o presente momento a placa cpu 68030 funciona em modo 8 bits com a ram e eprom (provisoriamente neste modo). Apos ter superado problemas com a geração do DSACKx, a dita cuja já está rodando um pequeno software.
Tambem devido a meu esquecimento, tinha gravado uma eprom com o PC com endereço impar $03FF, onde devia ser $0400, fazendo com que após boot a cpu contava até o endereço 0007H, parando a cpu. Apos corrigir este problema de endereçamento tudo voltou a funcionar novamente.
Agora para segundo "Round" estarei interligando via flat-cable a placa de video, para ver se sai algo na telinha da "Grobo".

Mastk,

Como vc gerou os padroes de video? Há alguma cpu que joga os dados na ram de video para o cpld apresentar?
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 03 Nov 2008 09:39

dah um zoio neste post:

http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=6431

parece ter futuro! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 03 Nov 2008 11:50

Parabens nigma, pow aterramdo o DSACK nao deu? talvez suas memoria sejam lentas em comparacao ao 68030...

Gerei padroes apartir do CPLD msm, e nao fica a cargo do 68K mover o video, por isso minha placa de video eh DB.

dah um zoio neste post:

http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=6431

parece ter futuro! Smile

Eu vi, ja cheguei a fazer video composto em PIC12F629 e VGA no QG8, porem fica muito cansativo e dificil em relacao ao CPLD, sam, pelo menos eu acho...

Acabei de ver o ERRO aqui, o sinal que sai do CPLD ta sendo atenuado pelo BF494, isso que da econimizar :roll:
mastk
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))