Gravação da família HCS

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Gravação da família HCS

Mensagempor dragaoerrante » 29 Nov 2006 16:49

Olá pessoal!

Estou acostumado a usar os controladores da família HC da Freescale. Agora que comecei a estudar a série HCS GT/GB estou um pouco atordoado. Pelo que pude entender, assim que eu compro o chip, o único modo de gravá-lo é com um BDM pois ele não vem com um bootloader. Estou certo?

Valeu gente!!

Léo
dragaoerrante
Bit

Mensagempor Fábio Pereira » 29 Nov 2006 18:25

Exatamente ...

Você está correto.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor fenix3 » 29 Nov 2006 20:56

E ainda bem que existem algumas ferramentas BDM para serem montadas por projetos OpenSource ou Freeware, tem o OSBDM e TBDML, os dois voce consegue baixar na pagina da Freescale, ou ainda tem a opcao de comprar uma placa de demonstracao que utiliza algum HCS, e nela voce tambem tem o sistema BDM integrado, podendo usar para toda linha HCS08, e ainda tem a opcao de usar o BDM multilink da PEmicro...

Eu sei que voce nao perguntou isso, mas ta facil usar os HCS, sao um show...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor Paulo » 30 Nov 2006 06:09

Uma dica:
Se vc for comprar uma ferramenta para gravar o micro, como o BDM multilink, talvez compense mais vc comprar como o fenix3 já citou "uma placa de demonstracao que utiliza algum HCS, e nela voce tambem tem o sistema BDM integrado, podendo usar para toda linha HCS08".
Eu faço isso, pois é mais barato e de quebra vc "ganha" um ambiente de desenvolvimento para outro micro, sendo que o BDM multilink serve somente para gravação/emulação.
Eu utilizo a placa do QG08 => DEMO9S08QG8

Dá uma olhada acho que vale a pena a relação custo/benefício.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor dragaoerrante » 30 Nov 2006 07:11

Obrigado gente!

Inicialmente achei interessante essa idéia do BDM, mas pensando um pouco melhor sobre o assunto, me pareceu uma bela cabeçada da Freescale fabricar chips sem um programa monitor ou bootloader para que o desenvolvedor pudesse já começar seus testes sem o uso de um recurso sofisticado como o BDM!

Obrigado Fênix pelas dicas! Já tinha dado uma olhada nesses recursos no fórum antigo, mas é sempre bom lembrar e pessoal de onde se podem encontrar ferramentas de desenvolvimento!

Valeu gente!

Léo
dragaoerrante
Bit

Mensagempor Rodrigo_P_A » 30 Nov 2006 07:45

eu estou vendendo meu KIT

http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=612

talvez pode te interessar
---
Rodrigo_P_A
Dword

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))