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Inversores X Conversores

MensagemEnviado: 20 Jun 2013 18:32
por edison
Frequentemente tenho feito retrofiting em máquinas substituindo motores e acionamentos CC
por inversores de frequencia + motores trifásicos.

O critério que tenho usado é de relação direta ,ou seja ,sai o conjunto CC de 7,5 KW e
entra um com inversor de 7,5 KW em CA.

Nas minhas aplicações nunca tive problemas , as máquinas são de torque constante e vel. variavel de 0-100%

Um "expert de plantão" comentou o seguinte:

"Nessas máquinas em particular o acionamento CC é superdimencionado ,por isso elas vão bem nessa relação 1:1" o ideal
seria ,no caso acima ,trocar o de 7,5 KW CC por um de 10 KW em CA.

Isso procede ??

Re: Inversores X Conversores

MensagemEnviado: 20 Jun 2013 19:43
por ELFS
edison escreveu:Frequentemente tenho feito retrofiting em máquinas substituindo motores e acionamentos CC
por inversores de frequencia + motores trifásicos.

O critério que tenho usado é de relação direta ,ou seja ,sai o conjunto CC de 7,5 KW e
entra um com inversor de 7,5 KW em CA.

Nas minhas aplicações nunca tive problemas , as máquinas são de torque constante e vel. variavel de 0-100%

Um "expert de plantão" comentou o seguinte:

"Nessas máquinas em particular o acionamento CC é superdimencionado ,por isso elas vão bem nessa relação 1:1" o ideal
seria ,no caso acima ,trocar o de 7,5 KW CC por um de 10 KW em CA.

Isso procede ??


A potencia independe do tipo de motor, 7,5kW é 7,5kW CA ou CC, o única restrição é o torque do motor talvez para algumas condições especiais tenha que redimensionar a potencia do motor.

Re: Inversores X Conversores

MensagemEnviado: 20 Jun 2013 20:36
por Djalma Toledo Rodrigues
Procede !

Veja bem, o rendimento de um Motor Trifásico é bem maior.

No Motor Trifásico a intensidade do Campo Magnético é constante e este gira.

O Motor Trifásico além de menor custo, tem rendimento 40% maior que o Motor Monofásico.

Se o Inversor for Vetorial ele se comporta como o Motor CC (Torque a baixa velocidade)

DJ

Re: Inversores X Conversores

MensagemEnviado: 21 Jun 2013 20:57
por edison
Segundo informações da WEG ,o rendimento com inversores PODE ser menor qdo
comparado a ele ligado direto á rede. Ou seja pq não é alimentado por onda senoidal.

Os harmônicos presentes elevarão as perdas elétricas, que reduzirão o
rendimento e acarretarão aumento também da temperatura do motor
reduzindo ainda mais o rendimento do motor.

O uso de ventilação forçada PODE amenizar ,mas não eliminar ,as perdas em baixa rotação.

.............

6.3 Influência do inversor na elevação de temperatura
do motor

"As distorções harmônicas da forma de onda de tensão
do motor alimentado por inversor contribuem para o
incremento das perdas, uma vez que criam no aço
magnético laços menores de histerese, aumentando a
saturação efetiva do núcleo, além de gerarem correntes
harmônicas de alta frequência, que acarretam aumento das
perdas Joule nos condutores. No entanto, essas
componentes de alta frequência não contribuem para a
produção de torque do motor em regime, uma vez que não
aumentam o fluxo fundamental no entreferro, que gira à
velocidade síncrona.
A operação do motor em baixas rotações
provoca redução na ventilação e conseqüente
perda de resfriamento (em motores autoventilados),
acarretando também a elevação de temperatura de
estabilização térmica. "


Fonte:
http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WE ... ues-br.pdf

Re: Inversores X Conversores

MensagemEnviado: 23 Jun 2013 09:42
por RobL
Inversores ou Conversores ?
Em tese, não há diferença. O nome conversor é utilizado para um conjunto (par casado) motor + inversor (um sofisticado e bem trabalhado inversor).
Para não deixar dúvidas, quando se fala "conversor" estamos nos referindo a um motor especialmente projetado para trabalhar com um inversor especialmente projetado para este motor, que torna o conjunto com alta performance e precisão, se comparado a um inversor (de prateleira) aplicado a um motor CA(de prateleira). O conversor é uma espécie de inversor embedded, ou seja, motor, conjunto mecânico/elétrico transdutor de posição /rotação, etc.
Existem "Conversores" do tipo CA e CC, ou seja para motores CA e CC, mono e trifásico. Os conversores CC estão em desuso. Talvez somente para aplicações muito especiais.
Em síntese: Quando necessitamos de precisão, para posicionamento, precisão em velocidade, precisão para frenagem, torque especial na partida, etc, um inversor + motor CA não atende (quase atende), só seu primo melhorado (par casado bem projetado) o conversor.

Re: Inversores X Conversores

MensagemEnviado: 23 Jun 2013 11:28
por edison
RobL escreveu:Inversores ou Conversores ?..........


No meu caso são Conversores CA > CC .

Os motivos da troca pelos inversores de frequencia é que:

1-Alto custo de manutenção e peças dos conversores
2-Dificuldade de reposição do conjuto (geralmente são importados)
3-Os motores CC são muito caros e tem o inconveniente das escovas ,coletores (desgaste) e ventilação forçada (filtros e ruido) ,taco gerador ,etc.
4- Ajustes e configurações bem mais complexos.
5- São mais sensíveis ás variações da rede elétrica.
.............
Para se ter uma idéia um cj .conversor + motor CC 5KW Weg novos custam em torno de R$ 25 k
contra R$ 3,5 k de um inversor + motor trifásico equivalente.
Sem contar que inversor é encontrado em qquer esqina.

RobL escreveu:....Existem "Conversores" do tipo CA e CC, ou seja para motores CA e CC....


Conversores p/ motor CA ???......eu desconheço.

RobL escreveu:Os conversores CC estão em desuso.


A Weg tem uma linha tanto de conversores como motores CC.

http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servic ... rsor-CA-CC

http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servic ... e-Continua

Re: Inversores X Conversores

MensagemEnviado: 23 Jun 2013 12:11
por RobL
Novamente:
Quando me refiro a conversor CA ou CC me refiro a uma particularidade da construção interna (motor vários tipos) do conjunto eletrônica/ elétrica/ mecânica (todo o servo sistema).
O tipo de "motor" utilizado no conversor, que como disse se trata de um conjunto (não só motor), a construção do que lhe fornece energia mecânica, depende do alvo da aplicação. Portanto um conversor pode ser construído por um tipo de motor qualquer CA ou CC( qualquer tipo, passo, gaiola, etc, dependente da finalidade). Não estou me referindo à alimentação do conversor e sim de sua construção, o que tem dentro .
Os antigos conversores, foram desenvolvidos com motor tipo CC com escovas. Estes, estão em desuso, mas podem encontrar aplições específicas, conforme colocado no post anterior. Aplicações simples caseiras de robótica usam motor CC (e outros de passo), mas não é o caso aqui.
Enfim, tentei somente dizer que em teoria, não há diferença entre um conjunto discreto inversor+motor+servo e que o nome conversor é um conjunto desses dedicado.