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Desapareci mas estou vivo... Eu e um amigo meu estamos montando um carro eletrico, e estava estudando sobre o controle de motores AC. A minha duvida é o seguinte, em motores de passo, para diminuir a corrente de pico alimentace as bobinas com a metade da corrente nominal geralmente, mas e nos motores a indução?? é possivel ter uma pre-alimentação sem rotação??
Re: controle motor AC
Enviado: 19 Jun 2013 07:27
por proex
Motor de passo é um motor a indução.
Re: controle motor AC
Enviado: 19 Jun 2013 08:12
por andre_luis
rcakto escreveu:...nos motores a indução?? é possivel ter uma pre-alimentação sem rotação??
Não consigo imaginar como isso poderia ser feito... Mas em se tratando de carro elétrico - que supostamente vai extrair a energia das baterias - porque realizar um controle AC ?
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Re: controle motor AC
Enviado: 19 Jun 2013 08:37
por brasilma
Os acionadores de motores desses veículos são justamente o segredo do sucesso deles - alta tecnologia - frenagem regenerativa,...
Alguma coisa básica poderia partir de um acionamento PWM.
Re: controle motor AC
Enviado: 19 Jun 2013 10:54
por Djalma Toledo Rodrigues
rcakto escreveu:Olá pessoal, ... Motores a indução?? é possivel ter uma pre-alimentação sem rotação??
Se rotação não há, pra que ?
O Motor mais indicado no caso seria o Trifásico
trifásico e síncrono. DJ
Re: controle motor AC
Enviado: 19 Jun 2013 12:01
por andre_luis
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:...O Motor mais indicado no caso é o Servomotor...
Achei que esse tipo de motor fosse melhor indicado para posicionamento estático. O caso do rcakto envolve tracionamento provavelmente em regime continuo, mas posso estar enganado.
+++
Re: controle motor AC
Enviado: 19 Jun 2013 23:12
por ELFS
Procura "Brushless Motors" da uma olhada na DX tem algumas coisas para brincar com estes motores.
Desapareci mas estou vivo... Eu e um amigo meu estamos montando um carro eletrico, e estava estudando sobre o controle de motores AC. A minha duvida é o seguinte, em motores de passo, para diminuir a corrente de pico alimentace as bobinas com a metade da corrente nominal geralmente, mas e nos motores a indução?? é possivel ter uma pre-alimentação sem rotação??
Uma pre-alimentação pra que? Sem rotação é jogar energia fora! O motor de passo é um tipo especial de motor Brushless, " motor AC com ímã permanente".
Re: controle motor AC
Enviado: 20 Jun 2013 04:02
por rcakto
Bom, vamos por parte.
Estamos usando como base o FIAT UNO do meu colega.
De acordo com ele a rotação do "motor" varia de 3000 a 5000 rpm e o torque de +-10 kgfm Conversando com o pessoal do detran, é quase impossível ser aceito um carro elétrico com brushless por causa das exigências de segurança e afins (resumindo a m**** do brasil só fode quem quer parar de usar combustível fóssil) . Para se ter uma ideia, é PROIBIDO do carro ser auto sustentável, sendo assim não posso colocar um pequeno gerador 3F de 1kW, pois no papel o consumo do carro esta sendo de -1KW com luz e radio ligados. Conversando com o pessoal da WEG, o vendedor me informou que para trabalhar com uma rotação de no máximo 5000 rpm, um motor de 10HP iria atender junto com um inversor de frequência, mas a partida do motor seria de uns 5s. De acordo com a m**** do meu professor, iria levar uns 20s para o carro chegar a 100 Km/h e como não entendo nada de carro, a maioria esta achando ruim pois esta tendo o mesmo desempenho que o motor a combustão. posteriormente vou adaptar um gerador caso o consumo seja baixo (2-5KVA).
Para tentar diminuir o tempo de partida do motor, estava pensando em deixar pre alimentado... outra solução seria liga-lo a uma frequencia de 1-5Hz. mas sera que com a baixa frequencia nao acabe tendo o mesmo efeito de alimenta-lo com corrente continua??
Re: controle motor AC
Enviado: 20 Jun 2013 14:58
por ELFS
rcakto escreveu:Bom, vamos por parte.
Estamos usando como base o FIAT UNO do meu colega.
De acordo com ele a rotação do "motor" varia de 3000 a 5000 rpm e o torque de +-10 kgfm Conversando com o pessoal do detran, é quase impossível ser aceito um carro elétrico com brushless por causa das exigências de segurança e afins (resumindo a m**** do brasil só fode quem quer parar de usar combustível fóssil) . Para se ter uma ideia, é PROIBIDO do carro ser auto sustentável, sendo assim não posso colocar um pequeno gerador 3F de 1kW, pois no papel o consumo do carro esta sendo de -1KW com luz e radio ligados. Conversando com o pessoal da WEG, o vendedor me informou que para trabalhar com uma rotação de no máximo 5000 rpm, um motor de 10HP iria atender junto com um inversor de frequência, mas a partida do motor seria de uns 5s. De acordo com a m**** do meu professor, iria levar uns 20s para o carro chegar a 100 Km/h e como não entendo nada de carro, a maioria esta achando ruim pois esta tendo o mesmo desempenho que o motor a combustão. posteriormente vou adaptar um gerador caso o consumo seja baixo (2-5KVA).
Para tentar diminuir o tempo de partida do motor, estava pensando em deixar pre alimentado... outra solução seria liga-lo a uma frequencia de 1-5Hz. mas sera que com a baixa frequencia nao acabe tendo o mesmo efeito de alimenta-lo com corrente continua??
Em motor elétrico não existe a possibilidade de pre-alimentação como mencionou o que poderia ser pensado é uma embreagem para deixar o motor girando. Não vejo ganho algum numa gambi deste tipo. Considere um sistema de controle com um motor DC ou um motor sem escova onde se controla o torque de partida para que a corrente fique abaixo da corrente maxima que tua fonte fornece. Quanto aos tempos de partida e velocidade final é isto ai "Cavalo corre cavalo come" Quer desempenho maior? Motor com potencia e bateria maior. Não entendi a questão de segurança em relação ao motor brushless.
Re: controle motor AC
Enviado: 20 Jun 2013 15:34
por rcakto
Obrigado a todos pela ajuda.
ELFS, tambem não entendi sobre o problema com relação a segurança. Para se ter uma ideia, fui em uma empresa que trabalha fazendo alterações nos carros como turbo e afins, e me informaram que um carro deles nao foi aceito na vistoria do detran pois trocaram o alternador para um modelo brushless.
Resumindo irei precisar fazer o controle escalar e vetorial para manter o torque/rotação e torce para ter os 100km/h em no maximo 20s pela perda de peso.
Re: controle motor AC
Enviado: 20 Jun 2013 17:56
por proex
rcakto, procurei no site do Contran e não achei nada sobre a proibição de Carros auto sustentáveis e nem a proibição de alternadores sem escovas.
VC saberia me dizer onde acho essas leis descritas?
.
Re: controle motor AC
Enviado: 20 Jun 2013 19:50
por ELFS
rcakto escreveu:Obrigado a todos pela ajuda.
ELFS, tambem não entendi sobre o problema com relação a segurança. Para se ter uma ideia, fui em uma empresa que trabalha fazendo alterações nos carros como turbo e afins, e me informaram que um carro deles nao foi aceito na vistoria do detran pois trocaram o alternador para um modelo brushless.
Resumindo irei precisar fazer o controle escalar e vetorial para manter o torque/rotação e torce para ter os 100km/h em no maximo 20s pela perda de peso.
São os tupiniquins em ação, considerando que a evolução dos ímã permanente permite a fabricação de motores e geradores mais eficientes porque não usa-los.
Re: controle motor AC
Enviado: 21 Jun 2013 14:28
por Djalma Toledo Rodrigues
andre_teprom escreveu:
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:...O Motor mais indicado no caso é o Servomotor...
Achei que esse tipo de motor fosse melhor indicado para posicionamento estático. O caso do rcakto envolve tracionamento provavelmente em regime continuo, mas posso estar enganado. +++
Correto André Teprom
Já editado e corrigido.
Abraço e obrigado.
Re: controle motor AC
Enviado: 21 Jun 2013 21:34
por edison
Existem inversores de frequencia trifásicos com entrada p/ baterias.
Video :Motor AC funcionando com inversor e baterias
Ele usou um inversor da Bergeselectronic modelo ACM