Capacitor superaquecendo

Eletrônica de Potência, Eletrotécnica, Motores, Geradores, etc....

Moderadores: 51, guest2003

Capacitor superaquecendo

Mensagempor edsont » 02 Set 2024 08:42

Olá pessoal.

Estou com um inversor 12V para 110V 2500W em que os capacitores da entrada estão superaquecendo e explodindo. Explodiram todos.
Troquei os capacitores mas continuam aquecendo muito, mesmo com carga inferior a 100W, então não estou utilizando. Os capacitores são de 6400uF 25V ESR=40 mOhms, sendo 2 capacitores em paralelo por trafo (3).
A frequencia de chaveamento deve estar em torno de 40kHz. Configuração push-pull.
Nos outros inversores que tenho, não notei qualquer aquecimento. Estou sem idéia de como resolver.
Um coisa que notei é que nete inversor, o circuito snubber é único por trado e está ligado entre as extremidades do enrolamento primário. Nos outros existem 2 circuitos snubber entre as extremidades e o tap central do trafo. Será que isso afeta a corrente em alta frequencia nos capacitores?
Alguém tem idéia da causa deste tipo de problema?
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Re: Capacitor superaquecendo

Mensagempor brasilma » 07 Set 2024 12:59

Olá Edsont,

Primeiro a explicação: eles aquecem e explodem por causa da sua resistência interna, a pequena resistência dos capacitores comuns x o fluxo de corrente de carga e descarga causa o aquecimento.

As soluções são duas, vc pode adquirir capacitores especiais com resistência interna reduzida, ou dividir sua capacitância entre capacitores (Ex: usa 3 capacitores de 2.200uF x 25V em paralelo no lugar de um de 6.400uF).

Abraços,
Marcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Re: Capacitor superaquecendo

Mensagempor edsont » 07 Set 2024 18:30

brasilma escreveu:Olá Edsont,

Primeiro a explicação: eles aquecem e explodem por causa da sua resistência interna, a pequena resistência dos capacitores comuns x o fluxo de corrente de carga e descarga causa o aquecimento.

As soluções são duas, vc pode adquirir capacitores especiais com resistência interna reduzida, ou dividir sua capacitância entre capacitores (Ex: usa 3 capacitores de 2.200uF x 25V em paralelo no lugar de um de 6.400uF).

Abraços,
Marcos.

Os capacitores já são LOW ESR. E são 2 em paralelo por trafo (conv. DC-DC). Não tem espaço para colocar mais. Concluí que é erro de projeto, dentre tantos outros neste inversor. Já tinha feito várias correções nele, mas agora desisti. Vou comprar outro de outra marca ou continuar usando um menor que tenho e que é muito mais eficiente.

A propósito, o inversor em questão é um LVYUAN 2500W (5000W pico).
Possuía vários acessórios que eu removi. Medidor de tensão AC, medidor de tensão DC, controle remoto, porta USB (que também explodiu). As tensões eu monitoro por uma chave de transferência automática.
Alguns dos defeitos:
Conversor DC-DC não estabiliza tensão; a tensão passa dos 250V, sendo que o capacitor é de 250V, subdimensionado (2x330uF). Modifiquei o PWM para estabilizar em 190V, pouco acima da tensão pico para 127VAC.
Circuito SPWM dependia do conversor DC-DC estar funcionando em 100% para ter alimentação (usaram um enrolamento auxiliar no trafo), por isso devem ter desabilitado o controle de tensão do PWM. Acrescentei uma fonte separada.
Circuito de proteção térmica não funciona, não colocaram um resistor pull-down. Quando o termostato abre não acontece nada, mantém tensão no circuito após o termostato.
Ventoinhas só acionam quando a temperatura interna está absurdamente quente.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Voltar para Eletrotécnica