Página 1 de 2

comparaçãoi PIC ATMEL

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 09:43
por fabim
para os que conhecem ATMEL.
uma comparação tosca entre um pic de 12mips com 32 i/o. 32K flash e 2K ram. 256 eeprom.

Qual é mais poderoso ? mais funções etc ?

Abraços

Fabim

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 10:07
por rubenprom
Acho que a questão nao seria comparar, e sim a necessidade do projeto, e a função que este representaria. Se for comparar , por exemplo

um ATmega32 tem:
32K de Flash
1024 Bytes EEprom
16MIPS
32 i/o 8 deles A/D
2K de RAM

Possui um grande numero de instruções o que facilita a programação em linguagem C.

MAs particularmente, o que vale, é na hora de programar, os AVR tem se destacado muito por utilizar ferramentas free e programadores ate de uma certa forma acessiveis de construir. Eu prefiro estes, pois pra um hobbista ou alguem que entra no mundo dos microprocessadores é muito bom.

Posso estar bem enganado tb, hehe

Ruben

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 10:19
por RobL
Tecnicamente não há como comparar. São opções diferentes, muito diferentes.
Por exemplo:
1- os AVR trabalham com 32 Works registros, contra 1 do PIC!!!
2-Os AVR tem um stack real, que pode ocupar até o limite da SRAM. Somente os pics da linha 18F tem um bem limitado.
3-Os AVRs podem trabalhar com clock de 20Mhz a 20MIPS enquanto os pics teriam que trabalhar com clock de 80Mhz para ter 20 MIPS (somente com PLL seria possível. Portanto os AVRs podem trabalhar com apenas 4 Mhz de clock e ter 4MIPS para ambientes com ruído extremo.
4-Os AVRs sempre terão menor custo por I/O de todos os chips com 8 bits.
5-O set de instrução dos AVRs dão total conforto ao programador.
6- Os AVRs Tem tres apontadores de 16 bits, contra 2 somente pic18F.
7- Os AVRs tem 1 registro de 16 bis para operações aritméticas (R24:R25).
8- Devido a esses apontadores e registros para operações em 16 bits (Dword) os programas em C são muito mais eficientes que nos PICs.
Há uma série de outros detalhes importantes ainda mas o escrito se tornaria um livro.
9- Com AVR não há limite para grandes e complexas aplicações como há nos PICs. Mas os PICs são extremamente eficientes em aplicações simples, apesar de mais caros que os AVRs.
10 -Os AVrs podem endereçar até 65535 diretamente inclusive tabelas com esse tamanho.
Por exemplo: Um ATmega 48 com 28 pinos com A/D de 10 bits tem preço igual ou menor que um PIC16F628A com todas as funções deste e mais outras.
Portanto, não há como comparar microcontroladores. Eu usaria um PIC16F54 se tivesse no meu estoque para um simples programa e não compraria um AVR para tal.

Digo mais: Tenho dúvidas se migraria da linha PIC16 para PIC18. Pois quem quer mais além de um PIC16 está precisando algo mais que um PIC mesmo sendo da linha 18, pois a linha 18F exige um leadtime de aprendizado e novas ferramentas. Portanto penso que seria a hora de migrar para outros microcontroladores se livrando das limitações dos pics.
Os gringos tem um apelido para os AVRs "the pic killer", mas acho um exagero, pois a Atmel não conseguiu ainda divulgação razoável, por exemplo no Brasil.

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 11:07
por fabim
quando eu comecei.
Iniciei pela microchip.
Pulei pra motorola
voltei pra microchip, motorola não tem os resultados da microchip
depois pulei pra Holtek
bonzinho mais muito fraco
voltei pra microchip
fui pra 8051
voltei pra microchip, simplesmente não gostei do menino

Como tenho ouvido muitos comentarios sobre atmel, resolvi aprender a arquitetura, e linguagem basica desses meninos..

Alguem poderia me informar um P/N de um que seja de preço acessivel de pelo menos uns 8K que tenha AD, para eu começar a brincar ?

Fabim

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 11:13
por RobL
O mais antigo e fácil de encontrar ATmega 8. Na displaymax cheguei a comprar a R$3,50 (Reais). Ou o mais novo e muito esperto ATmega88 com 8 k dword.

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 11:25
por rubenprom
Voce pode começar com um ATmega8, tem bastante ferramentas e exemplos na internet, voce acha por um preço por menos de 10 reais.
Ele possui 6 A/D de 10bits, 516 byte EEPROM, 1KByte SRAM, 8KBytes Flash, 2 timers de 8 bits e um tomer de 16 bits, 23 I/O programaveis, emfim...

Este up tem 28 pinos, tem menos i/o em comparação ao ATmega16 ou ATmega32, mas se no futuro seu proposito é migrar, voce notará que nao haverá dificultade de mudar para outro.

Alem do mais, as ferramentas de programação sao livres:AVRStudio e WINAVR , existe outro que é pago, o CodeVision, mas ate 2k é free,e podendo contruir seu proprio Hardware programador usando alguns diodos e resistores se utilizar a porta serial ou apenas alguns resistores se utilizar a porta paralela. O software PONYPROG serve para gravar o firmware, e pode achar todo o material necessario no www.lancos.com.

Voce pode ir no topico Iniciando com AVR, tem informações lá, tem tb o outro topico Literatura AVR, lá tem um link, baixa a apostila do prof Geovany A. Borges (nt.avr) muito boa que e apenas utilizando o AVRStudio faz tudo.

Particularmente eu ja mudei algumas vezes, mas terminei caindo de novo aqui nos AVRs, por causa da facilidade de programar,e isso ajuda muito mesmo, pena que nao seja tao difundido o AVR no Brasil, que realmente é um processador muito bom!

Ruben

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 11:32
por fabim
baixei um datasheet e estava bizoiando a arquitetura e o set de instruções.

Não vou ter problemas pra absorver. o assembly dele é muitissimo parecido com o asm da microchip.
e configurações tambem.

unica coisa estranha que eu achei foi a ram 32X8

e flash 4K x 16 Bits

se é pra oito bits porque barramento de 16 ?

abração

fabim

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 11:53
por RobL
Isto é a mesma coisa com o Micorchip, por exemplo linha 16F 14 bits. Linha 18F 16 bits. É devido ao Risc carregar código de instrução e dados em 14 ou 16bits. Mas o máquina em sí é de 8 bits.
Nota1: A Atmel coloca a quantidade de "linhas de programa" em Kbytes e não em Kword . Por exemplo o ATmega 8 e o ATmega88 tem 16Kbytes de Eprom, mas como cada dword tem 16bits tem-se a metade de "linhas de programa" é um chip com 8Kword.

Nota2:Vejo no ATmega88 um ATmega 8 bem melhorado com outros recursos, mas é mais difícil de encontrar no varejo.

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 12:34
por fabim
http://www.mikroe.com/en/compilers/mikropascal/avr/

pronto estou em casa.

Tem em C tambem com biblioteca enorme. e custo de licensa relativamente baixo.

Claro ja tem ingana trouxa por aí, ja pedi pra um americano amigo meu ele vai me ageitar. rsrsrs

agora so desenvolver um gravador

fabim

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 15:50
por KrafT
fabim escreveu:... motorola não tem os resultados da microchip...


Como assim?

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 15:55
por fabim
CISC XXX RISC..

HW tempo de desenvolvimento etc.

Apenas minha opinião.

Abraços

Fabim

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 16:41
por KrafT
Ah sim... Eu uso os dois, alem de um mix de outros fabricantes.

Eh a tal da coisa.. o melhor de cada um.

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 17:17
por Maurício
Concordo com os colegas aí em cima.
Creio eu que a maior vantagem dos AVRs seja a propagação do kernel para os outros modelos. Muda o modelo, mas o núcleo básico permanece o mesmo. Os mesmos registradores, os mesmos endereços....
Isso ajuda demais no desenvolvimento.
Se uma máquina não te serve por causa da pouca memória, é só pular pra uma imediatamente superior e... BINGO!! Teu programa tá rodando de novo em 5 minutos.
Programar o bixo em C, é piada!! 8)

[]'s

RETI.

"the pic killer"

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 20:53
por silverbolt
RobL escreveu:Digo mais: Tenho dúvidas se migraria da linha PIC16 para PIC18. Pois quem quer mais além de um PIC16 está precisando algo mais que um PIC mesmo sendo da linha 18, pois a linha 18F exige um leadtime de aprendizado e novas ferramentas. Portanto penso que seria a hora de migrar para outros microcontroladores se livrando das limitações dos pics.
Os gringos tem um apelido para os AVRs "the pic killer", mas acho um exagero, pois a Atmel não conseguiu ainda divulgação razoável, por exemplo no Brasil.


Pior que é verdade.
Quando comecei, era com PIC.
Depois conheci os AVR e gostei logo de cara.
Hoje, 99% dos meus produtos/projetos, uso AVR-Atmel.

" PIC é coisa de Boiola " heheheehe

MensagemEnviado: 18 Mai 2007 21:17
por Maurício
Num fala assim, silver!!

Pow!?!? Tadinho dos piqueiros, ehehehehehehe

[]'s

RETI.