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Como obter hidrogênio?

MensagemEnviado: 02 Jul 2008 16:51
por mazzer
Olá,

Já tenho uma dúvida para esta sala do forum.

Recentemente a Honda lançou um carro movido à hidorgênio:
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/ ... 822936.asp

Agora, pelo que aprendi na escola, pra se obter o hidrogênio a partir da água, é necessário fazer eletrólise, o que consome energia elétrica.

Será que compensa gastar energia para se obter o hidrogênio, ou fabricar diretamente o carro elétrico? Ou será que é possível obter o hidrogênio de outra forma?

Abraço,

Mazzer

MensagemEnviado: 02 Jul 2008 17:46
por xultz
Aparentemente, não compensa muito. Porém, entenda que o hidrogênio é uma forma de armazenar energia elétrica. A eletricidade gasta na eletrólise é armazenada sob forma de H2 em cilindros que podem ser transportados até o consumidor e dentro do carro. Sem um intermediário, a única maneira de fazê-lo é com baterias, que não têm muita capacidade de carga (existe um equilíbrio entre capacidade de carga, peso da bateria e tamanho). Mas aparentemente, a fórmula do H2 não é lá muito vantajosa. Além de ser um elemento muito perigoso de ser manipulado.

MensagemEnviado: 02 Jul 2008 18:17
por Jorge_Francisco
Existem meios que não a eletrólise:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0115080516

http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0115080411

Ainda tinha outro problema de se armazenar o hidrogênio, mas parece que foi resolvido.

MensagemEnviado: 02 Jul 2008 18:31
por brasilma
Mais alguns meios:

http://www.ajc.pt/cienciaj/n23/avulso.php

Só por curiosidade o hidrogênio é utilisado na propulsão de foguetes inclusive os onibus espaciais.

MensagemEnviado: 02 Jul 2008 18:42
por proex
brasilma escreveu:Só por curiosidade o hidrogênio é utilisado na propulsão de foguetes inclusive os onibus espaciais.



Sim, esse é um dos motivos que fazem um lançamento custar centenas de milhoes de dolares, ehehheheh

MensagemEnviado: 03 Jul 2008 07:07
por albertorcneto
Na verdade, a maior parte do hidrogenio utilizado hoje em dia eh produzido a partir do processamento do gas natural. So nao sei como.

Realmente, com a tecnologia atual, nao vale a pena lidar com hidrogenio. Pelo menos ate onde eu sei.

MensagemEnviado: 03 Jul 2008 14:57
por mazzer
Xultz, não tinha pensado nessa forma de armazenamento de energia. É bem interessante pensar no hidrogênio desta forma.

Demais, valeu pelos links!!!

Abraço

MensagemEnviado: 04 Jul 2008 06:59
por EDSONCAN
Coloca algumas algas, um pouco de agua, sol e lixo e vc tera gas metano, dai e so queimar, o dificil e colocar essa tralha em cima do carro.

O combustivel do foquete é solido, o Brasil é um dos poucos lugares que se usa liquido, que na verdade é um processo de um forno que parece um pote de danone gigante com um ciclo de 48 dias, na qual vc controla a atmosfera e sob pressão vc impregina uma material poroso com magnesio e um composto X que na epoca ninguem quis me dizer o que era, mas tem uma carga de oxigenio na sua composição.

Edson

MensagemEnviado: 04 Jul 2008 08:57
por proex
Esse "Composto X" não seria o famoso "Elemento X" usado na criação das Meninas Superpoderosas?

Se for, esqueçe. Só o Professor tem a formula dele. Nem o Macaco Louco conseguiu rouba-la.

MensagemEnviado: 04 Jul 2008 09:16
por EDSONCAN
O Coronel tinha cara de macaco louco mesmo.
Edson

MensagemEnviado: 06 Jul 2008 04:17
por msamsoniuk
EDSONCAN escreveu:O combustivel do foquete é solido, o Brasil é um dos poucos lugares que se usa liquido, que na verdade é um processo de um forno que parece um pote de danone gigante com um ciclo de 48 dias, na qual vc controla a atmosfera e sob pressão vc impregina uma material poroso com magnesio e um composto X que na epoca ninguem quis me dizer o que era, mas tem uma carga de oxigenio na sua composição.
Edson


depende do tamanho do foguete!

normalmente foguetes menores tem combustivel solido (misseis com NH4CLO2 por ex), mas os maiores (titan, atlas, saturn, etc) tem combustivel liquido, q pode ser hidrogenio liquido (LH2), hidrazina (N2H4), querosene (RP1), etc. normalmente o combustivel liquido requer tambem oxigenio liquido (LOX) separadamente. claro, tem outras opcoes: os primeiros ICBMs usavam alcool, mas os soldados roubaram combustivel para beber e entao trocaram por C2H8N2 e outras variantes bastante toxicas para bloquear o consumo.

o shuttle por outro lado usa ambos: LH2+LOX p/ os motores principais (carregados naquele imenso tanque) e dois busters com combustivel solido. a diferenca eh a controlabilidade: enquanto os bocais dos motores de combustivel liquido podem ser controlados em direcao e potencia, os dois busters com combustivel solido simplesmente queimam ateh o fim e de forma continua. por outro lado, se houver um vazamento de combustivel liquido, como ocorreu com a challenger, o negocio simplesmente explode sem controle! interessante eh que apos a explosao do tanque principal, os dois busters com combustivel solido continuaram voando intactos... e um deles com o vazamento que justamente causou a ignicao do tanque principal! mesmo o vazamento apenas de LOX puro já seria perigoso, basta lembrar do incendio na apollo 1.

enfim, mete medo lembrar disso... alguns destes combustiveis sao ateh interessantes sim, mas na maioria dos casos sao sempre aplicacoes onde os clientes nao se importam em pagar milhoes de dolares ou correr riscos. acho que mais seguro seria ficar com a tecnologia de celula combustivel ou gnv, pois o armazenamento do hidrogenio ainda eh um problema que parece sem solucao. os melhores tanques perdem 1% ao dia com vazamentos, pq ele simplesmente vaza atraves de qualquer especie de vedacao conhecida!

MensagemEnviado: 07 Jul 2008 09:47
por brasilma
Só por curiosidade...

Comentei que nos onibus espaciais (entre outros foguete - falei deste pois é bastante conhecido) usarem o hidrogênio como propelente, porem nele os dois boosters usam propelente sólido a base de perclorato de amôneo como o Marcelo escreveu.

A vantagem dos combustíveis líquidos é que são mais eficientes que os sólidos, porem a complexibilidade dos motores é muitíssimo maior.

Abraços.

MensagemEnviado: 15 Jan 2009 17:10
por Djalma Toledo Rodrigues
Obter Hidrogênio
Eletrólise de solução de Soda Caústica
Em um eletrodo Hidrogênio e no outro Oxigênio.
Os eletrodos dentro de tubos de vidro , para coletar o gáz.
O tanque pode ser de aço inóx. já que a solução é altamente corrosiva.

É assim que se obtem o Hidrogênio para os Balões Atmosféricos de Meteorologia da Aeronautica.

MensagemEnviado: 15 Jan 2009 17:28
por brasilma
Mas em balões não é helio?

MensagemEnviado: 15 Jan 2009 18:39
por Djalma Toledo Rodrigues
Nos meteorológicos da aeronática Hidrogêneo mesmo.
E estes balões além de serem rastreados visualmente levam uma micro estação meteorológica a bordo.