Fiz minha primeira compra de componentes na Digikey (US$ 247, incluindo os US$ 40 do frete - FedEx) e o pacote ficou preso na Receita Federal no aeroporto de Viracopos (Campinas - SP).

Parece que o fiscal descaracterizou a remessa expressa por considerá-la como tendo cobertura cambial (paguei com cartão de crédito).

O resumo da ópera é o seguinte:
- Para desembaraçar a mercadoria (que em R$ dá uns 380 paus) tenho que morrer com R$ 350 para um cadastro no tal de RADAR, mais R$ 465 de serviços de despachante (TCEX), mais R$ 45 entre cópias autenticadas e Sedex para Campinas, fora os R$ 220 de impostos. Além do mais, o processo pode levar até 50 dias úteis.

Estou indignado! Desenvolver tecnologia no Brasil é F***, e o governo, ao invés de ajudar, só atrapalha. Só querem bater recordes de arrecadação a qualquer custo. Bastava taxar a mercadoria e pronto... prá quê tanto empecilho?

A gente que projeta tem a maior dificuldade em montar protótipos, justamente porque não se encontra nada no mercado nacional (só carne de vaca) e nem tudo dá para conseguir como amostra.

Pô! estou de saco cheio... acho que vou mudar de área e abrir um boteco no Paraguay. Tá louco meu!