LPC1766 e enconders

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

LPC1766 e enconders

Mensagempor maxborn » 12 Ago 2009 22:53

To trabalhando no projeto de umas esteiras que serão monitoradas com 2 encoders incrementais em loop com 2 motores de passo. Eu havia bolado um algoritmo para ler os encoders atravéz dos timers de um 2368 utilizando interrupções, mas devido a velocidade da esteira ele não consegue atender os 2 ao mesmo tempo. Pensei então em usar dois 1766 que possuem hardware para encoder com filtros e tudo mais. Minha duvida é a seguinte: Alguém conhece alguma alternativa mais indicada para esse caso? Usar 2 uc na mesma placa não é estranho?

[]´s
maxborn
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 12 Ago 2009 23:19

Encorder com Motor de Passo ?
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor maxborn » 12 Ago 2009 23:24

Olá Djalma
Temos que usar o encoder para garantir que não haverá falha no posicionamento das mesmas, como a perda de passo ou perda de referencia por exemplo.

[]´s
maxborn
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 15 Ago 2009 01:35

São duas esteiras ?

Porque não Encoder com menor Resolução ?
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MarcusPonce » 16 Ago 2009 22:32

Maxborn,
usar 2 microcontroladores na mesma placa só seria estranho se fosse a solução mais cara. Outra opção poderia ser usar um microcontrolador e mais um componente que fosse lógica programável como um CPLD, por exemplo, para ser a interface com os encoders.

Como você não deixou claro quantas placas devem ser produzidas, penso que se forem poucas então o custo de desenvolvimento vai pesar bastante no custo total. Portanto, se for gastar mais tempo para fazer o projeto com CPLD e produzir poucas placas então que solução é colocar dois microcontroladores mesmo. Pode até usar um micro mais simples para os encoders e outro mais sofisticado para as outras tarefas.
MarcusPonce
Byte

Mensagempor maxborn » 19 Ago 2009 23:24

Djalma são 2 esteiras sim... não posso usar menor resolução por causa da precisão que o engenheiro mecanico especificou. :(

Marcus vou usar 2 microcontroladores então, pois são apenas 3 placas. Uma CPLD seria interessante, mas como disse, para poucas unidades não vale a pena.

Obrigado amigos pelos esclarecimentos

[]´s
maxborn
Bit

Mensagempor Jozias del Rios » 07 Nov 2009 09:54

Uma vez pensei em iniciar um projeto que precisaria de 4 QEIs. Pensei em fazer no estilo glue-logic, dá pra implementar um conjunto de QEI's com alguns CIs, tal como dois flip-flops D (74HC74) e um dual 4 bit binary counter (74hc393), veja a montagem do 74hc74 em http://profmason.com/?p=775

Hoje eu acho que uma solução melhor seria um microcontrolador escravo barato com rápido acesso às portas, por exemplo um ATMEGA88L de 20MHz, 20MIPs, e este seria responsável também por implementar a lei de controle (ex. PID) que comande os motores (iria sugerir PWM, mas não é o seu caso...), recebendo e acumulando comandos CNC do seu ARM via SPI por exemplo, mas o código tem que ser bem escrito para ser 100% determinístico... o bom é que o seu ARM vai ficar completamente desafogado.

Para os motores DC com encoder que eu tinha em mãos, a rotação sem carga fazia as fases do QEI oscilarem em 15kHz. Com um uC em 20MHz, vc terá mais de 500 cycles de intervalo entre mudanças de nivel lógico na porta, ou seja uma eternidade. Se o motor é de passo, como no seu caso, acredito que a velocidade de rotação seja bem menor, e a situação seja bem mais tranquila.
Os vencedores são aqueles que sabem o que fazer se perderem.
Os perdedores são aqueles que não sabem o que fazer se ganharem.
Jozias del Rios
Byte

Mensagempor Viktor » 08 Nov 2009 07:33

Usa, por exemplo, o LM3S6965 da Luminarymicro. Existem outros na linha com entrada para 2 encoders
Viktor
Byte

Voltar para ARM