Tensão de entrada LPC2138

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Tensão de entrada LPC2138

Mensagempor rod_ladeira » 13 Mai 2008 13:14

Alguêm saberia me dizer se posso colocar 5V na porta de entrada do LPC2138?????
rod_ladeira
Bit

Mensagempor xultz » 13 Mai 2008 13:52

Pode, ele é tolerante. Eu uso muito sinal de 5V na porta de RX0 porque uso para gravar um MAX232 alimentado em 5V. Eu li uma recomendação não sei onde que é recomendável colocar um resistor em série com a porta, eu usei isso uma vez num projeto, mas coloquei por precaução e não experimentei sem, mas provavelmente funcionasse numa boa.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor austrax » 16 Mai 2008 19:35

Pode sim amigão...uso as I/O todas em 5v...

abraço
"Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes." (Henry Ford)
austrax
Byte

Mensagempor tcpipchip » 16 Mai 2008 21:12

Pode ser o resistore de 100R, eu tambem faco isto!
tcpipchip
Dword

Mensagempor jeanfernandes » 19 Mai 2008 04:53

Bom

Quando o pino é só entrada é recomendável sim.
Mas, e quando é bidirecional, ou seja o circuito 3v3 está ligado num
circuito em 5V, como fica no caso do ARM querer escrever com esse resistor de 100R ?
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor xultz » 19 Mai 2008 11:02

Jean, quando é bidirecional o buraco é ligeiramente mais embaixo, porque na escrita o LPC só consegue níveis LVTTL (máximo de 3,3V) e o device pode não funcionar com este nível de sinal, daí você vai necessitar de Logic Level Translator, como o TXS0101. Já se o device não tiver esse problema, o resistor pode não ter nenhum problema, vai depender da velocidade de comunicação e da capacitância de entrada do pino. Se você pensar (eu sei que é difícil, mas de vez em quando precisamos) vai ver que o resistor mais a capacitância do pino formam um filtro passa baixa, o que pode levar ao arredondamento do sinal quadrado porque ele vai matar frequências mais altas, e pode dar algum xabu.
Eu fiz um circuito há algumas semanas atrás ligando um LPC num display alfa de 16x2, e o display odeia resistores em série, já tive problemas com PIC tentando usar o display com sinais de ICSP e dava muito problema, por causa da capacitância do pino, e o ICSP precisava de resistências mais altas. Assim, eu alimentei o display com 5V (eu tentei com 3,3V, mesmo o datasheet levando a crer que ele deveria funcionar, mas não funcionou nem por decreto) e liguei as IOs diretamente no LPC, por sorte o display entende LVTTL (eu li no datasheet antes) e quando ele escreve (eu uso a leitura do busy flag) joga 5V na cuia da IO e o LPC dá risada. Funcionou numa boa.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Voltar para ARM