Microcontrolador LPC2138 - Ajuda e Discussão sobre o Timer

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Microcontrolador LPC2138 - Ajuda e Discussão sobre o Timer

Mensagempor joaojulioluiz » 12 Dez 2011 13:06

Olá pessoal. Sou novato na área de eletrônica e estou engressando na carreira de Sistemas Embarcados agora.

Tenho um projeto que envolve o Microcontrolador Philips LPC2138 com o núcleo ARM7 para meu curso de Engenharia, quero muito a ajuda de pessoas mais experientes e por isso criei o tópico aqui.

O que eu quero exatamente é saber se alguém conhece ou já usou esse Microcontrolador e se usou seu Timer / Contador para captura de um sinal de tempos em tempos para saber o Período, Velocidade e número de voltas, por exemplo, de um motor em rotação ou um cooler.

NaO Tenho onde mais pesquisar!!!

Se alguém tiver esse conhecimento, pouco que seja, eu posso expecificar melhor o que quero aqui.

Obrigado!
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez".
"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário"
joaojulioluiz

Mensagempor RobL » 13 Dez 2011 09:38

Como se trata de um periférico como um timer pode usar informação de qualquer fabricante. Só para configurar seu timer para captura é que será o que está no manual do LPC2138.

Sugiro ler artigos sobre captura da Microchip, por exemplo.

Na net tem sim controle de temperatura com ventilador(cooler) usando controle de velocidade por captura.

Basicamente, será configurar o timer para captura e gerar interrupção. Injetar o pulso na porta referente a esse timer.
Por exemplo a cada subida do pulso, o valor do timer é "capturado" em um registro próprio.
Durante a interrupção, armazena-se esse valor capturado em uma variável seta-se um Flag para informar que o primeiro pulso foi lido.