Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga
rcakto escreveu:Cristian.....
Basicamente, alterando a frequencia altera somente a rotação, por isso que hoje em dia fica mais barato em uma industria um motor AC com inversor de frequencia do que um motor DC....
rcakto escreveu:Cristian.....
....Pelas suas perguntas eu diria para voce estudar mais sobre motores DC e AC....
rcakto escreveu:depende do circuito dele, pois eu mesmo aprendendo a usar PWM no PIC, fiz um circuito que meu professor me passou alterava diretamente o valor de tensao, agora seguindo o modelo que se encontra em qualquer livro, se cria uma onda quadrada direta ao motor... por isso que eu falei para procurar mais sobre motores, pois geralmente so altera a frequencia e nao a tensao, com isso obtem um controle da rotacao, mantendo o mesmo valor de torque.
xultz escreveu:Aumentar a frequência do PWM tem impacto no rendimento do chaveador. Quanto menor, melhor. O motivo é que o transistor que chaveia tem um slew rate, e a cada chaveamento ele dissipa um trisco de potência. Quanto maior a frequência, mais triscos por segundos, e quem estudou física 7 e meio sabe que trisco * porrada = bocado. Então, a tendência ao aumentar a frequência, é ter um bocado de potência perdida sob forma de calor.
Prá minimizar isto, o correto é usar um transistor de baixo slew rate. Aí o trisco de potência perdida vira pentelhésimo (essa unidade é abordada em física 8 e 3/4) e multiplicado por uma porrada dá um trequinho de nada.
O importante é ter isto em mente: a 2kHz o transistor esquenta um tanto, a 20kHz um tanto maior, e assim por diante. E volocar um transistor mais rápido pode ser uma opção, mas às vezes não é.
A linha de pensamento, em minha opinião, é trabalhar acima da frequência audível, e selecionar o transistor que aguente o tranco nesta frequência.
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante