ARM ?!?!? por onde começar com essa coisa.

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor xultz » 12 Mai 2008 09:16

Fabim, desculpa, mas eu tava tentando responder à pergunta do Wagner. De qualquer maneira, o negócio vai ser você comprar um kit da Olimex e rodar uns exemplos.

Viktor, eu não sei por que os LPC estão longe do ideal, é bastante provável que os Cirrus apresentem vantagem em alguns aspectos, mas o sucesso de mercado dos LPC mostram que eles não estão tão longe assim do ideal. Já trabalhei com LPC e gostei do bichano.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 12 Mai 2008 10:20

nossa olimex..
Num vale do Rodriex PAex ?

Aí Rodriex ta disfazendo do seu kit :(. morte ao xultz.

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 12 Mai 2008 11:02

Eu não disse prá você não comprar do outro :)
É que a resposta padrão para quem quer começar a mexer com ARM é: compre algum kit da Olimex. Mas qualquer outro kit serve...
xultz
Dword

Mensagempor mastk » 12 Mai 2008 19:20

Comecei com IAR + LPC2138 + apostila mosaico, fazendo a gravação apartir da serial, porem o ambiente não agradou, o maia me passou uma outra ide, porem ainda não tive tempo de me dedicar a ela.

Pow o datasheet da NXP, eu acho tb, um completo.
mastk
Dword

Mensagempor guest2003 » 13 Mai 2008 07:13

Xultz,

Tirando o problem de suporte e dificuldade de compra... os Cirrus são bemmm mas completos que o LPC... da uma olhada depois.

Controladora de video, de HD, som, ram, etc etc... alem de rodar a 200MHz... da pra fazer um PCzim com o bixo !!

Negativos... so tem em BGA (os mais fortes) e fazer layout pra 200MHz já viu ne :)

To com um kit do EP9315 aqui mas infelizmente minha ignorancia em Linux ainda me impede (junto com o spare time) de começar as brincadeiras.

Fabim,

Vai de Keil mesmo... a unica coisa que nao gosto (pra quem vem dos PICs da vida) eh que o ambiente de depuração não eh la essas coisas... uso via JTAG.

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor Viktor » 13 Mai 2008 08:30

Xultz

Porque não tem MMU, não tem cache, não tem controlador de memória dinâmica ($$$$$) e caso escolha um EP93xx você terá uma ARM9 rodando em no mínimo 166MHz com co-processador aritmético. Só o fato de poder usar memória dinâmica paga a diferença de preço.
Viktor
Byte

Mensagempor guest2003 » 13 Mai 2008 08:45

Viktor,

Já fez alguma coisa com esses EP da vida ? sabe se da pra rodar video com ele ? (tipo fazer um player de audio de video, usando o MPEG que for mais leve)

[]'s

PS: Desculpe pelo off topic...
guest2003
Word

Mensagempor xultz » 13 Mai 2008 09:04

Pessoal, não quero criar uma nova guerra aqui, de LPC versus Cirrus, ok?
Eu concordo que existem micros muito mais completos que os LPC, a Freescale tem uma linha que impressionante também. Porém, como alguns já citaram, são quase todos BGA, e BGA todo munda sabe que é multilayer de fine pitch, a linha de montagem é muito mais complexa, e um LPC não BGA é mais fácil de montar, precisa de menos layers, ele vai ter menos hardware interno, vai ser menos rápido, e no fim das contas, o que conta é o que o projeto demanda, não adianta de nada matar pulga com tiro de canhão.
De qualquer maneira, mexer com ucLinux em LPC não é errado, é só um começo. Para onde o projeto e o profissional vão, só Deus sabe.
xultz
Dword

Mensagempor Viktor » 13 Mai 2008 09:15

guest2003/Xultz

Tenho uma placa da Olimex com o EP9302 (ARM9, 200MHz, MMU, Number cruncher, Ethernet, 2 USB host, etc, etc.) Ele é LQFP. Só brinquei com ele um pouco, mas impressiona. Pergunta ao Miguel o que é mais barato um LPC com memória externa estática ou um Cirrus com memória externa dinâmica. Se levar em conta os recursos e o preço final ainda sugiro o Cirrus.
Viktor
Byte

Mensagempor fabim » 13 Mai 2008 09:17

POW MEU. fiquei triste agora viu..

Na minha cabeça como não conhecia arquitetura de 32 bits, os LPC tinham alguma config que as var´s eram de 32 bits tambem, mais aí tinha algo como acessar os bytes "4" independentes.

Tava olhando um ASM pra LPC deu até preguiça, os 60mhz ja não são 60mhz nem a purrete. tudo bem que tem mult32*32 > 2X32 etc.. mas mesmo assim que sofrimento inda mais ANSI C, tudo na unha...

To vendo que vou aprender mais essa tecno, mais vou ficar sofrendo do mesmo jeito.rsrs

Bom seu eu falei besteira como disse não conhecia arquitetura 32bits, favor alguem me de uma breve e me corrija.

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 13 Mai 2008 10:27

Fabim, só se preocupe em aprender ASM de ARM se você gosta de sofrer. Eu já fiz alguns projetos com LPC e sei uns dois ou três opcodes, que aprendi só de curiosidade.
Quando você for fazer um produto, é interessante ver sobre otimização de código para ARM (nos livros tem sobre isso) porque o core é bem amigável com C, basta fazer o programa de acordo.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 14 Mai 2008 21:54

pô meu que sofrimento...

Num sei o que é pior, Arquitetura de acesso a ios louca ou programar em C ANSI.

Esse tal de ANSI, é froid.. até pra soltar um peido tem que.

Peido.h

AFF.

Mesmo que não se adequaram, alguém aí conhece alguma IDE arm para LPC que seja menos eixgente que o KEIL ? //??

Pelo menos até eu pegar o jeitão do ARM, dispois eu volto pro keil novamente.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor guest2003 » 15 Mai 2008 07:32

Como assim exigente ?

Fabim,

A ideia pra começar e pegar umas coisas simples prontas e dar uma olhada...

[]'s
guest2003
Word

Mensagempor fabim » 15 Mai 2008 08:01

bom vamos lá.
ASM, eu lembro 100% de programação ASM pra pic ainda sei usar o MPLAB certinho.
Para asm eu tenho que fazer tudo na unha, dizer tudo para o compilador, informar tudo para que não haja erro.

KEIL C ANSI> Mesma coisa, tenho que fazer tudo na mão endereço hexa de cada IO, montar rotinas simples como delay na mão, makros bestas que IDE tipo mikroPascal,Mikroc"que eu estava aprendendo", ja tem na liby, coisas corriqueiras.

O C ANSI, é um alto nivél meio escova byte c tem que fazer e falar tudo para o keil sinão fode o meio de campo.

É isso que eu quiz dizer sobre exigente.

Estava vendo algumas coisas sobre o Tal do IAR "impossivel achar no P2P", a interface de programação é basicamente orientada a objeto, te auxilia a fazer quase tudo.

EM MIUDOS, para que eu vou querer usar uma linguagem de "alto nivel" que em pratica não é alto nivel ?

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 15 Mai 2008 08:10

Fabim, um include do LPC21xx.h e você não precisa manipular endereço hexa de IO nenhum, tá tudo nomeadinho dentro dele.
Aliés, eu fiz um firmware inteiro prá LPC2106 que tinha como include só o LPC21xx.h e só. Tá certo que o programa ficou horroroso porque fiz tudo num só arquivo, mas funcionou...
Depois fiz outro mais organizadinho, separei em vários arquivos, mas o único include era esse aí também.
No caso, fiz tudo em Linux, compilei com o gnuarm, e minha IDE era o Kate, compilando com Makefile.
xultz
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para ARM