Duvidas sobre ARM

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor msamsoniuk » 07 Nov 2009 16:09

nao entendi o conceito de voces de rapido... soh para constar, estou pensando no MCF5270, que tem 64KB de SRAM 32-bits on-chip, 8KB de cache I/D, 4 canais de dma, ethernet, core rodando a 100MHz e infinitos perifericos on-chip por 8 dolares. e isso eh praticamente entry-level, tem opcoes muito maiores.

sem falar que tem uns ARMs mais baratos ainda e com mais capacidade, alem dos blackfin... entao novamente a questao: pq perder tempo com mcus de 8 bits hoje em dia?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor vtrx » 07 Nov 2009 17:37

Marcelo,tudo depende do projeto e habilidades do desenvolvedor.
Por exemplo,para o meu projeto eu não preciso de mais de 8 bits,alias nem precisria de um microcontrolador,um processador ja resolveria mas não achei um com preço e características que preciso,(a maioria ultrapassa oque preciso).
Eu ,no meu caso,com um MCF5270 faria um Pc completo.
Voce provavelmente programa em C,eu programo em ASM,tenho outra visão de Software e hardware.
Sobre o conceito de velocidade,é o mesmo conceito usado nos Pc do Tio Bill...
Nunca iria usar uma ferrari para ir na padaria,eu iria de gol mesmo,a ferrari iria viajar.
Na farnell o preço que citou não confere;
http://www.farnellnewark.com.br/searchr ... 999&type=2
vtrx
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 07 Nov 2009 18:40

pow, farnell nao eh referencia... nao tinha lah um arm de 2000 reais ? :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor pbernardi » 07 Nov 2009 19:05

vtrx escreveu:Marcelo,tudo depende do projeto e habilidades do desenvolvedor.

Diria que hoje em dia, tudo depende do preço e da velocidadde de desenvolvimento.

O fato eh que mcu de 32 bits já estão na faixa de preços dos 8 bits. Além disso, quase sempre é mais rápido desenvolver em C, para 32 bits.

MCU de 8 bits, só se for algo *muito* trivial.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor vtrx » 07 Nov 2009 19:17

Isso depende de sua habilidade,o consumidor final não quer saber se é 32,64 ou 128 Bits,ele quer que seja bom,barato e que funcione perfeitamente.
Dependendo do projeto,não vou montar uma inteface com 128 pinos se posso usar 20...
Tenho interfaces de teclado,mouse e afins com µc de 16 pinos,porque usaria um µC de 32bits?Seria muita incompetencia.
Não sei porque voces estão tão deslumbrados com µC de 32bits,deve ser porque são novatos,pois desde 1978 o MC6800 ja tinha esta arquitetura de 32 bits...
Se voces não analisarem oque realmente um projeto precisa,vão ficar igual a Microsft com o windows vista...
Mas a discussão aqui só mostra que alguns não sabem ou não prestam atenção nas coisas,perguntei sobre a linha Sx,pois ja sei oque quero projetar.
Se voce só saber programar em C,realmente vai precisar de µC de 32 bits para cima.
vtrx
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 07 Nov 2009 19:56

eu acho que nem assim nao vale a pena, pq para o *muito* trivial vc usa uma cpld ou fpga! daih vc nem precisa do esforco de aprender o assembler do negocio, dominar os tools e pensar na hora q o maldito mcu 8 bits vai ser descontinuado! :D

pbernardi escreveu:
vtrx escreveu:Marcelo,tudo depende do projeto e habilidades do desenvolvedor.

Diria que hoje em dia, tudo depende do preço e da velocidadde de desenvolvimento.

O fato eh que mcu de 32 bits já estão na faixa de preços dos 8 bits. Além disso, quase sempre é mais rápido desenvolver em C, para 32 bits.

MCU de 8 bits, só se for algo *muito* trivial.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 07 Nov 2009 20:00

A linha SX é antiga. Começou com uma turma que copiou a arquitetura do PIC e turbinou o clock.

No inicio chamava-se Scenix. Sofreram um processo da Microchip e tiveram que pagar alguns milhoes de dolares além de serem obrigados a mudar o nome para Ubicom e também a assinar um termo de comprometimento de que nao mais venderiam o chip como Microprocessador e sim como Solução para aplicaçao especifica.

Algum tempo depois desistiram dessa linha e investiram na arquitetura de 32 bits.

A Paralax então comprou os direitos de fabricação dos chips antigos.

Pagar R$40,00 num chipizinho de 8 bits me parece meio esquisito nessa altura do compeonato. Vc encontra chips muito mais poderosos e baratos.

Respondendo sua pergunta: Tenho interfaces de teclado,mouse e afins com µc de 16 pinos,porque usaria um µC de 32bits? Seria muita incompetencia!!

Só se vc fosse fazer mouse de bolinha, nao haveria porque usar Micro de 32 bits. Mas será que alguem iria comprar seu mouse de bolinha hoje?

Por 12 reais vc encontra processador de 32 bits muito mais poderoso que esse ai.

Se quiser, vc nao precisa usar os 32 bits dele. Basta criar variaveis de 8 bits como vc gosta.
proex
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Nov 2009 20:16

vtrx escreveu: ... Não sei porque voces estão tão deslumbrados com µC de 32bits, deve
ser porque são novatos....

Quando surgir o uC de 64 bits hão de dizer " Vocês ainda usam uC de 32 bits?"

Bom senso seus 'eletistas'.
Eu uso até PIC10F

Mas, gosto mesmo é do Processador de 1 Bit da Intel e do GRAFCET.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor vtrx » 07 Nov 2009 20:35

Proex,sinto muito se vc não consegue fazer um mouse ótico com um de 8 bits,ainda bem que ja tem dual core né?
Agora se voce faz mouses aquáticos ou por microondas,poderia me dizer como vc usa os 32 bits num protocolo de 8 ou dizer como é esse seu protocolo de 32 bits.
Proex,voltando a realidade,poderia dizer qual é o processador de 12 reais que esta falando?Preciso pelo menos 25MIPS.
vtrx
Dword

Mensagempor Jozias del Rios » 07 Nov 2009 21:00

sincronizando (mesmo clock) dois ATMEGA88L @ 20MHz de 20MIPs cada não conseguiriam resolver o seu problema? custam US$ 1.69 @ 25pc. na digikey...
Os vencedores são aqueles que sabem o que fazer se perderem.
Os perdedores são aqueles que não sabem o que fazer se ganharem.
Jozias del Rios
Byte

Mensagempor proex » 07 Nov 2009 21:29

Eu não conheço nenhum processador de 25Mips que custe R$12,00.

O unico de R$12,00 que eu conheço tem 1600Mips. Mas é de 32bits, não serve pra vc.
proex
Dword

Mensagempor Jozias del Rios » 07 Nov 2009 22:19

Marcelo Samsoniuk escreveu:pow, farnell nao eh referencia... nao tinha lah um arm de 2000 reais ? :)

"Ouvi dizer" que esses preços absurdos são na verdade para um certo lote de peças apesar de vir escrito "UN" na descrição. Mesmo assim são careiros...

proex, que uC (independente de ser 8/16/32bits...) vc indicaria para acessar rapidamente portas GPIO (como os AVR podem fazer) servindo de escravo para um outro? Priorizando MIPs/preço...

vtrx, qual a aplicação especificamente?
Os vencedores são aqueles que sabem o que fazer se perderem.
Os perdedores são aqueles que não sabem o que fazer se ganharem.
Jozias del Rios
Byte

Mensagempor vtrx » 07 Nov 2009 22:26

Video SVGA.
Circuito não específico,imagens estáticas.
Por favor ,não me indique um DSP de 1600MPIS,não vou contruir uma pedaleira para guitarra.
PS:Josias,nesta configuração não valeria a pena a idéia sugerida.
vtrx
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 07 Nov 2009 23:10

na verdade nao... na epoca em que todo mundo usava Z80, eu jah defendia o uso do 68008 (uns 20 anos atras!). do ponto de vista eletrico ele eh tao dificil de usar quanto um Z80 (nivel de complexidade trivial, qq um consegue usar), mas te fornece uma arquitetura de 32 bits que ainda hoje esta entre as melhores do mercado.

eu acho que o primeiro problema seria a escalabilidade: se vc conhecer hj *duas* arquiteturas de 32 bits, vc jah cobre faixas de mercado desde 50 mips por 3 dolares ateh os 24 mil mips por 400 dolares. nao vejo motivos hoje para as pessoas guardarem na cabeca 4 arquiteturas de 8 bits, 3 de 16 bits, 2 de 32 bits e uma de 64 bits se 90% das aplicacoes praticamente podem ser atendidas por duas solucoes de 32 bits.

alguem ateh citou exemplos de coisas simples, como mouse e teclado, mas francamente, um mcu capenga de 8 bits com uma interface usb vai eh ficar segurando seu sistema. eu tambem vejo muita gente colocando mcus pequenas em situacoes que podem ser supridas com logica discreta. como diria o proex, bom senso nao existe...

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
vtrx escreveu: ... Não sei porque voces estão tão deslumbrados com µC de 32bits, deve
ser porque são novatos....

Quando surgir o uC de 64 bits hão de dizer " Vocês ainda usam uC de 32 bits?"

Bom senso seus 'eletistas'.
Eu uso até PIC10F

Mas, gosto mesmo é do Processador de 1 Bit da Intel e do GRAFCET.
.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor vtrx » 08 Nov 2009 09:34

Marcelo,vamos por partes pois em eletrônica não se pode generalizar as coisas.
alguem ateh citou exemplos de coisas simples, como mouse e teclado, mas francamente, um mcu capenga de 8 bits com uma interface usb vai eh ficar segurando seu sistema

Em relação a isto,provavelmente não conheçe o hardaware de um PC.
O Protocolo do mouse,teclado e USB é formado por pacotes de 8 Bits.
Mouse e teclado tem uma frequencia fixa e não adianta o µC ser de 16 ou 32 Bits com 1600MIPS pois a frequencia ja é padronizada.
Veja que cada protocolo busca uma eficiencia,por exemplo,em mouse e teclado pela porta PS/2,é transmitido pacotes de 8 bits,como citei,pois a transmissão fica MAIS Rápida,pois com apenas 8 bits vc ja tem o byte de comando,se fosse transmitido a 32 ou 64 bits,demoraria mais tempo para receber a informação pois a transmissão é serial, independentemente da velocidade de transmição acima de 8 bits demora mais.
O mesmo para o USB,BlueTooth,wireless e afins mudando apenas a velocidade de transmição.
Um hardware de 32 ou 64 Bits real deve usar 32 ou 64 pinos paralelos para dados ou outras funções.
Alguns µCs tem apenas 32/64 Bits em rigistradores internos para uso geral,mas a via de dados é de 16 Bits,são mais usados para calculos.
Toda arquitetura deve ser analisada,veja um DSP,como o TMS320LC, processa uma intrução a 20-ns em 50MIPS,um 'ultrapassado' SX48BD,processa uma intrução a 13-Ns a 75MHz.Aqui faz a diferença a velocidade,(conceito de velocidade),para CERTAS aplicações.É claro que ele não substitui um DSP,mas não devo usar um DSP para fazer oque um pobre µC de 8 bits pode fazer,dependendo da nescessidade,igual.
O conceito de `aquecimento global`ja determina isso,inclusive na industria eletronica,o famoso,`Bom Senso`.
vtrx
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para ARM