por xultz » 19 Mai 2008 19:06
Só um pequeno detalhe.
Se usar a wave table, não vai estar sintetizando o som, vai estar sampleando. O aparelho vai ser um sampler, e não um sintetizador.
Isso pode parecer bobagem, mas não é. Por exemplo, quando você samplear a nota de piano, quando subir umas 8 notas ou diminuir, vai achar o som lindo. Mas quando subir umas duas ou três oitavas, o som vai ficar um lixo. A sintetização envolve em gerar alguns tonos puros senoidais, avacalhar eles com filtros, envelopes, e fazer essa salada toda parecer o instrumento original. É claro que nunca via ficar igual, mas ele fica mais uniforme ao longo das oitavas.
Já no caso do sampler, para o som ficar legalzudo é recomendado um sampler a cada 3 notas, apesar que 1 sampler por oitava fica razoável. O problema é memória prá tudo isso.
Outro detalhe que pega é quanto à intensidade da nota (velocity). Uma nota num piano pressionada com meia intensidade tem um timbre diferente de uma pressionada com toda intensidade. Isso numa bateria, então, faz uma diferença enorme. Eu já vi drum kits com 5 samples por instrumento, uma para cada intensidade.
Eu não quero desestimular, mesmo porque não é impossível sintetizar sons em firmware, mas se você pega uma placa de som daquelas bem baratinhas vai ver que o som sintetizado dum midi é horrendo. Daí pega uma Sound Blaster e o som sintetizado é lindo. A diferença são anos, anos e mais anos de algoritmos de sintetização que foram sendo aprimorados.
Mexer com música é uma enxeção de saco mesmo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.