rcakto escreveu:proex,
Minhas sinceras desculpas, agora entendi aonde voce quiz chegar, antes achava que voce basicamente tinha falado" ta primeiro vai aprender a programar de verdade ( coisa que muitos ja me falaram quando fui dar uma olhada em PICs), depois se vira"....
com relação ao que voce disse, concordo plenamente.. o tempo de programação e MUITO longo mas assim mesmo, deve-se ter conhecimento pois alguns casos e melhor trabalhar dentro de uma programação mais robusta como o C++ usando TAMBEM assembler para resultados mais rapidos, visto que a linguagem e a mais proxima da linguagem de trabalho interno (bits) ....
tcpipchip,
Saberia me informar um bom livro para aprender de verdade "C/C++" para microcontroladores?? o basico do assembler ainda me lembro... (falta de pratica...)
Pessoal... seria bom comprar o mini2440 e um jlink para comecar a aprender ou teria placas melhores para alguem aprender do ZERO???
Aceito recomendações de livros tb.
Agradeco a todos pela ajuda.
Os livros que eu sugeri falam de ARM7 da NXP, mas falam sobre o processador ARM, o livro dá uma boa idéia de como funcionam os registradores do ARM ( independente do fabricante ) e dá para você tirar base nisso.
vou te dar um exemplo, eu estava desenvolvendo um projeto com um Cortex M3 da NXP, e tinha um rtos que tinha exemplos somente para os Luminarys ( hoje Texas Instruments ), eu li o código e o Port em assembler, mudei somente pequenas coisas, e estou usando no NXP na boa, ou seja esta é a vantagem, se você entender a estrutura de funcionamento do processador, você não vai ter dificuldades para mudar de uma família para a outra.
Sobre Kit, bom aproveitando a deixa, eu vendo kit de LPC2368 e sobre a Mini2440 ela usa ARM9 e é muito mais complexo, a mini2240 é ótima para aprender o uso de sistemas operacionais embarcados como o Linux, Windows CE mas claro que também é possível desenvolver aplicativos sem o uso de nenhum sistema operacional, mas é muito mais complexo.
Sobre C, C é C e no ARM é muito legal, eu por exemplo testos minhas rotinas em C no PC e a mesma rotina eu compilo e uso nos meus projetos com ARM, você tem que saber que o que muda é o acesso àos periféricos e configuração da CPU.
Não sei a sua experiência com PIC, se você está acostumado a usar CCS e Mikro C, você vai estranhar, pois nos compiladores para ARM não existem aquelas funções: SetupAdc... delay_ms... etc... você tem que criar tudo.
Sobre NXP, eu escolhi pois tenho facilidade me comprar no Brasil e no Exterior, e nunca tive problemas com fornecimento.
Exemplos tem vários na internet, escolha a família que você quer usar, e comece a lêr sobre ela.
Se o seu conhecimento em C não está muito bom, dá uma estudada em C, e treine mesmo em um compilador para PC, uma dica é, se você vai treinar no PC, evite usar rotinas da biblioteca STDIO como as rotinas sprintf, printf, getc, etc... comece testando somente a lógica de programação. Eu estou dizendo isso pois ainda não sei o que você vai escolher de ferramenta, mas como você é iniciante pode ser que você encontre dificuldade para configurar o uso das rotinas stdio no compilador, por exemplo parece que no GCC não tem uma lib stdio que possa ser redirecionada para a serial ou lcd, eu vi em um site no exterior que tem uma versão do gcc que é possível redirecionar mas eu não entendi, parece que isso ocorre pq o GCC foi feito para usar com a libc do linux, meu conhecimento vai só até aqui, não vou estender muito para num falar bobagem.
No keil é possível adicionar um arquivo retarget e direcionar as funções para a serial ou um lcd.
bom é isso aí, agora vai lendo as coisas e pensando