Página 1 de 1

Ser engenheiro...

MensagemEnviado: 19 Mai 2010 13:19
por leoabubauru
Apesar do título do post, creio que o artigo trate de características não só dos engenheiros, mas de todos os profissionais de desenvolvimento.


http://blogs.freescale.com/2010/05/18/the-art-of-fixing-things/?tid=NL_2010


Abraço a todos


Laercio Barbosa

MensagemEnviado: 19 Mai 2010 14:29
por fabim

MensagemEnviado: 19 Mai 2010 22:51
por MOR_AL
Muito bons ... Os dois ...
Quando eu estava fazendo minha dissertação, tinhamos que fazer uma apresentação, todo mês, em Power Point, do nosso progresso para os professores e os colegas do curso.
Na verdade eram bem úteis, porque:
1 - Os professores acompanhavam (ou controlavam) o desenvolvimento do seu trabalho. Com isso a gente estava fadado a terminá-lo em tempo.
2 - Com o número de apresentações, eu (e os alunos) passavamos a ter maior confiança diante do público.
3 - Todos, professores e alunos, faziam perguntas sobre o trabalho. Com isso você passava a identificar possíveis falhas, e enriquecer seu conjunto de respostas. As probabilidades de ser surpreendido com uma pergunta nova, na defesa final, eram praticamente nulas.
4 - Além desses fatores, também era questionada a qualidade das figuras, gráficos, tamanhos e tipos de letras. Tudo com a intenção de se aproximar da perfeição.
Bom.
Em uma das minhas apresentações, eu tinha que justificar como cheguei a um determinado Fluxograma de Metas. Como ainda era a fase de apresentação para o pessoal interno (meus colegas e meus professores), sintetizei o fluxograma a partir da figura seguinte. Obviamente que na apresentação final retirei a figura, pois, apesar de correta, não era didaticamente uma opção. Foi mais uma descontração.
Essa figura "retrata" o que é "vestir a camisa de engenheiro" e está de acordo com o site mostrado na primeira postagem.

Imagem
MOR_AL

MensagemEnviado: 22 Jun 2010 21:44
por mastk
Em meados de 2000 quando estava me formando eletricista, questionava um professor e amigo, sobre minhas duvidas e inseguras em relacao a minha formacao, nao me via em codicoes de conseguir em trabalho em prol da falta de conhecimento.

O professor calmamente disse que de fato o nivel de ensino esta muito baixo, mas que nada tinha a temer porque a deterioracao era geral, em qualquer escolar seja USP seja escola publica, aqui ou em qualquer pais no mundo.

Os melhores engenheiro serao tecnicos meia boca, os tecnicos serao eletricistas, e os eletricistas serao decascadores de fio.

Essa atitude de tentativa e erro seria para tecnicos que nao tem dominio do problemas e partem para o desespero, ao meu ver.