Máquina de solda

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Máquina de solda

Mensagempor ivan » 21 Abr 2010 18:22

Alguém conhece onde se consegue, aqui no Brasil, uma daquelas máquinas de solda que aparece nos programas americanos como o MythBustaers qdo eles constroem equipamentos mecânicos de simulação?

Obrigado!
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor _blackmore_ » 21 Abr 2010 18:38

_blackmore_
Dword

Mensagempor ivan » 22 Abr 2010 14:46

Pois é _blackmore_, obrigado pela resposta.

Mas eu penso que não seja solda do tipo MIG uma vêz que na solda MIG o eletrodo é um carretel acoplado a ponta de soldagem. E nessa maquina não parece ter este carretel.
Êsse é o meu problema, conheço tanto a MIG como a TIG e não tenho certeza que seja uma delas, pois já procurei na net e não encontrei fotos da ponta de soldagem pra tirar a dúvida.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor brasilma » 22 Abr 2010 16:06

Ivan, há um tipo de máquina MIG econômica que não usa Argônio e o rolo de arame fica dentro do seu gabinete, acho que possa ser isso.

Para maiores detalhes veja este link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -arame-_JM .

Abraços.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor cmte » 23 Abr 2010 00:46

Olha, faz muito tempo que eu não mexo com soldas (fiz curso técnico em mecânica), mas pelo que me lembro, o gás (no caso o argônio) serve para proteger o cordão de solda da oxidação pelo oxigênio presente no ar, além de outras vantagens. Tens que ver quais os requisitos / necessidades das tuas soldagens. A espessura (corrente da máquina / diâmetro do arame) de solda que você deseja também é algo importante a saber. O ideal é dar uma volta em lojas do ramo e perguntar.

Também tô por fora de preços, mas não me pareceu caro esse equipamento do ML que o brasilma citou. Confesso que só não entendi a parte que o vendedor disse que o "argônio já vem no arame". Ou estou muito desatualizado ou o vendedor deu uma "enrolada". Há alguns tipos de máquinas bem portáteis. Nós tínhamos, na empresa, uma máquina de solda elétrica que cabia em uma pequena maleta de alumínio. Bem bacana. Foi comprada em alguma loja na Florêncio de Abreu.
cmte
Byte

Mensagempor brasilma » 23 Abr 2010 08:34

Cmte, não é enrolada não, faz tempo que namoro uma maquina assim e o sistema realmente funciona: é arame porem não precisa de gás inerte, e o preço - em relação a uma MIG "verdadeira" - tbém está excelente.

O segredo deve ser a questão de que não é uma máquina profissional, ou seja, a corrente é baixa, o arame é fino (não serve para soldas pesadas (largas)) e nem para grandes trabalhos.

Porem para mim, que pretendo alguma hora adquirir para hobby, está mais do que bom.
brasilma
Dword

Mensagempor ivan » 23 Abr 2010 18:59

Realmente, o argônio é inserido no metal do arame durante seu processo de fabricação.
ivan
Word

Mensagempor cmte » 23 Abr 2010 19:51

ivan,

Mas a inserção do argônio no arame não deve ser para substituir a proteção da "cortina" que o gás, mais denso que o ar, proporciona à poça de solda. Foi o que entendi do texto do vendedor.

Mas acho que é o que o brasilma falou mesmo: Para trabalhos leves a questão do gás não deve ser crucial e é dispensável.

[]´s!
cmte
Byte

Mensagempor brasilma » 23 Abr 2010 21:49

Não é argônio na composição - pelo menos na forma pura - pois esta gáz é nobre e não se combina com nenhum outro elemento.

Mas é alguma outra coisa com certeza.

Nas soldas eletricas é necessário algum elemento que impeça o contato desta com o ar enquanto estiver fundida, caso contrário a solda não fica boa.

Esta é a função do argônio e da casca dos eletrodos comuns.

O segredo é o mesmo das nossas soldas de estanho, ou seja, flux core (FCAW), dentro do eletrodo há um composto que quando aquecido desempenha a função protetora.
brasilma
Dword

Mensagempor porcao » 24 Abr 2010 10:46

Eu tenho uma Easymig. Uma falsa MIG, não usa gás.
Ela é pra lá de boa, mas têm que trocar o arame por algum de marca boa, aí sim a solda fica legal. Uso ele para fazer peças para motos e outros trabalhos. Mas se for querer mais precisão e controle da solda têm que ser uma ESAB ou outra desse porte.
[]s
porcao
Nibble

Mensagempor ELFS » 26 Abr 2010 00:28

Porcao
Solda aluminio com esta mig

Grato

ELFS
ELFS
Byte

Mensagempor brasilma » 26 Abr 2010 08:29

ELFS, para alumínio a maquina mais utilizada é a TIG.
brasilma
Dword

Voltar para Assuntos Gerais