LIVRO

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

QUAL SEU MAIOR ENTERESSE ?

Esta enquete foi concluída em 11 Mai 2010 18:28

UM LIVRO COMPLETO SOBRE A LINGUAGEM "ANSI C", E SUA UTILIZAÇÃO EM uCONTROLADORES
3
16%
UM LIVRO COM ENFASE EM ARM, E INTRODUÇÃO BASICA EM "ANSI C"
6
32%
UM LIVRO COM ENFASE EM COLDFIRE, E INTRODUÇÃO BASICA EM "ANSI C".
10
53%

Total de votos : 19

LIVRO

Mensagempor fabim » 11 Abr 2010 18:28

Pessoal, batento um bate bola jogo rapido com o Marcelo Samsonite, hehe..
Pensamos em uma coisa, só que para termos certeza precisamos da opinião do publico alvo, os foristas de eletronica..

Abraços fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Francesco » 11 Abr 2010 23:41

Acho que a linguagem C já não é mais um diferencial de um livro assim. Todos dabemos C, o problema é o processador.
Francesco
Word

Mensagempor chipselect » 12 Abr 2010 08:54

Todos os livros que eu comprei tem introdução de linguagem C, acho isso meio fora do contexto pois todos tem isso, além do mais, quem quer programar de verdade vai ter outros livros específicos de cada linguagem, como por exemplo, Best Sellers como Treinamento em Linguagem C e C++, C completo e total, C Black Book, Bíblia do C++, Algoritmos em C, Numerical Recipes in C... isso deixa esses capítulos de introdução em C um saco e encarece o livro a toa, já que vários livros muito bons de C são bem baratos e tão lá, prontos pra comprar.

Acho que um livro focado na linha de microcontroladores, colocando como requisito que o cara tem que saber C/C++, saber usar o Ruwindows e saber o que é compilação será muito mais proveitoso. Não dá pro cara aprender direito se quiser aprender tudo de uma vez, vai aprender C primeiro...

Prefiro um livro que tenha mais exemplos de projetos usando o microcontrolador, apenas empregando a linguagem C e, talvez algo em assembly, além de hardware e explicações gerais de programação do microcontrolador.

O que poderia ter é apenas um passo a passo de umas duas páginas de como instalar o ambiente que é usado (compilador + editor ou IDE) e os passos para criar o primeiro projeto, caso a IDE escolhida pelo livro seja algo do tipo Eclipse + GCC, que alguns não dominam tanto. Isso podia até ficar nos anexos, pra não chatear quem já usa Eclipse.

Algo que eu notei nos programadores iniciantes em microcontroladores é que eles ficam perdidos na hora de depurar no microcontrolador, isso quase nenhum livro tem texto descente e acredito que seja importante. Mesmo que eu não vá ler, um anexozinho de táticas para depuração de código, como por exemplo, mensagens, traps e breakpoints (por sw e hw) com exemplos seria legal pro noob, pois depurar aplicativo de PC e depurar um firmware de um microcontrolador possui algumas diferenças.

Quanto ao microcontrolador, acho o ARM legal mas de tanto o Marcelo falar do Coldfire, tô até pensando em dar uma olhada neles no futuro próximo.
chipselect
Word

Mensagempor B-EAGLE » 12 Abr 2010 10:00

pô, se for pra vcs publicar alguma coisa, que seja sobre coldfire, pq arm já tem de quilo!
B-EAGLE
Word

Mensagempor fabim » 13 Abr 2010 11:48

B-EAGLE escreveu:pô, se for pra vcs publicar alguma coisa, que seja sobre coldfire, pq arm já tem de quilo!

é sim, tem sim.. Mais me indique um que tu leu e verdadeiramente aprendeu algo na real ?

Eu mesmo estou fazendo algumas video aulas para o keil pra mandar pros amigos aqui.. O keil tem tantos detalhes que nem num livro de ARM caberia todos, assim como vice e versa.

Tem livro pra vender, e livro pra ensinar.. eu prefiro o segundo
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Voltar para Assuntos Gerais