Sensor de chama pra forno.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Sensor de chama pra forno.

Mensagempor proex » 20 Out 2009 17:22

Sensor de chama pra forno, como é isso?

Ao detectar a falta de chama, ele sinaliza pra desligar o gás.

Que raios de sensor é esse e como funciona?
.
proex
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 20 Out 2009 17:35

proex ... tem certeza que é sensor de chama e não de temperatura? já vi isso funcionando e a pessoa me disse que era um termopar acho q para 400 ou 600 graus ou algo assim .... maaaaas o mané aqui nem perguntou mais detalhes sobre ...
_blackmore_
Dword

Mensagempor proex » 20 Out 2009 18:10

é sensor de chama mesmo
.
proex
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 20 Out 2009 18:53

Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fenix3 » 20 Out 2009 21:10

Proex,
Voce nunca teve curiosidade se o fogo conduz eletricidade..

Experimenta com um isqueiro, colocar as pontas de um multimetro na escala de resistencia, colocar na chama, depois me conta o que acontece!

Boas experiencias...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor edison » 20 Out 2009 21:13

É um tipo de sensor ótico (LDR) que detecta a luz emitida pela chama de uma caldeira. Fica instalado perpendicularmente externo ao bico queimador. Se ocorrer da chama apagar ele corta o sinal de comando para fechar o combustivel. Se houver injeção de combustivel "apagado" existe o risco de explosão. Não pode ser por temperatura pois o bico pode estar quente mas apagado.

Rotina de uma caldeira:
-Bomba e fluxo de àgua ok.....(fluxostatos de paleta entrada e saída do circuito) {permanente}
-Start do sistema (manual ou automático)
-Pré-purga ( liga exaustor para remoção de possíveis gases internos) {20 segundos ou conf. tamanho da caldeira}
-Ignição (arco elétrico gerado por AT em frente ao bico injetor e enxergado pelo sensor de chama) {5 segundos antes e quase simultaneo com combustivel}
-Abrir combustível ( solenóide na linha de gás ou diesel) { monitorada pelo SENSOR DE CHAMA ,fluxostatos de água e pressostato na linha de vapor}
-No desligamento ocorre o inverso mas com uma pós-purga.

Por incrivel que pareça todo esse controle é (ou era) feito por chave de cames motorizada e com micro ruptores ( um saco prá ajustar.
Bons tempos....!

Té mais....
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor fabim » 20 Out 2009 22:06

fenix3 escreveu:Proex,
Voce nunca teve curiosidade se o fogo conduz eletricidade..

Experimenta com um isqueiro, colocar as pontas de um multimetro na escala de resistencia, colocar na chama, depois me conta o que acontece!

Boas experiencias...

poisé, eu ja havia dito pra ele como funca.
tem um sistema muito antigo, que ainda é usado mais carinho.
o bico dosador de oxigenio, ou mistura sei lá como chama.
tem 2 fios, onde a cada N tempo ele gera um spark de 600V, para que o plasma seja atingido e conduza para o outro eletrodo que esta ligado a um resistor, que é observado por... á entendeu né!?

Ultima vez que cotei isso pra um amigo, o kit custava 160 contos, e os eletrodos eram daquele material usado em solda de plasma, nem te conto intão o misturador.rsrs

Hoje em dia, tem algo parecido, e tambem os sensores PIROELETRICOS porem a temp do bixim é de no maximo uns 60..80°C.

mimimi

olha, uma solução bem simples seria

. o que acha ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor proex » 21 Out 2009 05:32

A arquitetura é quase essa que o Edson descreveu.

Eu não lembrava que já havia lido em algum lugar que a chama é condutiva.

Mas em contato com a chama, os eletrodos não ficarão carbonizados com o tempo, prejudicando a medição?
proex
Dword

Mensagempor fabim » 21 Out 2009 07:24

exatamente por isso da tensão alta no pico.
A isloção do dioxido de carbureto que vai grudanhar nos eletrodos, que não estao assim, nossa estão dentro das chamas, virgi maria tão vermeinhos...
Tendeu ? imagina como se a chama fosse um circulo, e os eletrodos estão defasados e proximos de tal forma que o gás passando diminua o dieletrico de isolação, e aconteça o centrelho, ou se houver chama a chama sirva como condutor.
em cada spark gerado pela fonte de pulso DC, ten-se um resultado diferente na tensão sobre o resistor de carga, com o nivel de pico sabe-se se tem foguinho, ou gás. Se for apenas AR, ou não centelha, ou o nivel de corrente é muitissimo baixo...

Fuizme

e pode esquecer, hoje em dia tem coisa mais bunitinha, igual do link qu eu te introduzi..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Voltar para Assuntos Gerais