Aos fuçancios de eletro mecânica.
Pessoal, na linha de produção, os varistores são soldados a lid´s em gabaritos para que possam ser acondicionados aos conectores do gabinete do supressor.
Eu venho viabilizando a alguns anos a possibilidade de adição de termo fusiveis aos protetores, porem por custo, e perca por soldagem dos mesmos e a vida util tambem os testes não atingiram as minhas metas.
Por este motivo eu desenvolvi uma técnica para poder fazer a ligação do bismuto com um lid de 1.5mm.
Agora a porca torce o rabo.
Minha idéia, é fazer um gabarito onde eu encaixo os varistores, e por baixo de um dos lid´s tenha uma chapa de cobre de 4mmX0.8mm, em formato de L onde o extremo do L será soldado por estanho ao terminal do terra.
E para que se faça a ligação dos lid´s dos varistores à esta chapa de cobre.
Porém, o lid dos varistores tem 85uCrons de cobre eletrolitico.
E por solda a ponto, vem a duvida.
Estes 85 microns de estanho que esta no lid do varistor, vai possibilitar a soldagem à chapa de cobre na fusão de fluxo? Tipo, será que este cobre pode contaminar o ponto em fusão de tal forma que irá oferecer uma resistencia mecânica fazendo com que, crie-se a maldita resistencia parasita, eletro-mecânica ?
Se tiver alguém aqui que trabalhe com solda ponto, eu gostaria de saber da posibilidade de eu enviar as porcarias pro cabra fazer um teste pra mim. Pois investir 7 contos em uma maquina de 350A, sem saber se vai dar os resultados necessários, é o mesmo que dar um tiro de 12 no dedinho.
Abraços
Obrigado