Solda ponto.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Solda ponto.

Mensagempor fabim » 19 Out 2009 07:55

Aos fuçancios de eletro mecânica.
Pessoal, na linha de produção, os varistores são soldados a lid´s em gabaritos para que possam ser acondicionados aos conectores do gabinete do supressor.
Eu venho viabilizando a alguns anos a possibilidade de adição de termo fusiveis aos protetores, porem por custo, e perca por soldagem dos mesmos e a vida util tambem os testes não atingiram as minhas metas.
Por este motivo eu desenvolvi uma técnica para poder fazer a ligação do bismuto com um lid de 1.5mm.

Agora a porca torce o rabo.
Minha idéia, é fazer um gabarito onde eu encaixo os varistores, e por baixo de um dos lid´s tenha uma chapa de cobre de 4mmX0.8mm, em formato de L onde o extremo do L será soldado por estanho ao terminal do terra.
E para que se faça a ligação dos lid´s dos varistores à esta chapa de cobre.
Porém, o lid dos varistores tem 85uCrons de cobre eletrolitico.
E por solda a ponto, vem a duvida.
Estes 85 microns de estanho que esta no lid do varistor, vai possibilitar a soldagem à chapa de cobre na fusão de fluxo? Tipo, será que este cobre pode contaminar o ponto em fusão de tal forma que irá oferecer uma resistencia mecânica fazendo com que, crie-se a maldita resistencia parasita, eletro-mecânica ?

Se tiver alguém aqui que trabalhe com solda ponto, eu gostaria de saber da posibilidade de eu enviar as porcarias pro cabra fazer um teste pra mim. Pois investir 7 contos em uma maquina de 350A, sem saber se vai dar os resultados necessários, é o mesmo que dar um tiro de 12 no dedinho.

Abraços

Obrigado
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Re: Solda ponto.

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 19 Out 2009 10:28

fabim escreveu: Estes 85 microns de estanho que esta no lid do varistor, vai possibilitar a soldagem à chapa de cobre na fusão de fluxo? Tipo, será que este cobre pode contaminar o ponto em fusão de tal forma que irá oferecer uma resistencia mecânica fazendo com que, crie-se a maldita resistencia parasita, eletro-mecânica ?
Abraços
Obrigado

Este parágrafo ficou confuso Fabim.

Solda de Ponto é a seco, isto é, pressão e passagem de Corrente Elétrica pontual.
Que fusão de fluxo ?
Que Resistência parasita eletromecânica ?

Esclareça.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 19 Out 2009 11:19

.
é que eu escrevi cobre ao invés de estanho.
Tu preciona os dois condutores com força X, soca corrente, a resistencia de contato dos dois condutores pela potencia dissipada vai na casa do chapéu, e cria um ponto de fluxo de metais derretidos, que pela força aplicada faz com que, se liguem.

Só que a porcaria do lid do varistor tem 85 microns de estanho.

Imagina assim, precionou o lid à chapa de cobre, socou corrente, pela resistencia de contato "LID - CHAPA", a potencia dissipada vai na casa do chapeu e temperatura vai atras, pronto o lid vai se ligar a chapa de cobre.

Só que esses 85 microns de estanho que estão recobrindo o lid, pode criar como se fosse um entre metal e não fazendo assim uma liga ideal entre cobre lid, e cobre chapa.
Pois estes 85 microns de estanho contaminou a liga, que deveria ser apenas cobre / cobre.
E ficou então Cobre/estanho/cobre.
O estanho penso eu, pode criar uma resistencia mecânica muito baixa neste ponto de solda, pois ele é maleavel e dureza muitissimo menor que o cobre.

ME fiz entender agora ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 19 Out 2009 18:26

Agora entendi

Vamos lá:

Como o estanho é mais maleável que o cobre e como possui temperatura de fusão muito
menor eu suponho é que ira espirrar ou se vaporizar.

Mas, existe máquina manual de solda de ponto. Aqui no Rio tinha no Palácio das Ferramentas de dois tamanhos.

Amanhã vou passar la para confirmar.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 20 Out 2009 18:18

Não tem mais a "Ponteadeira" é assim que chamam aqui.

O Comércio aqui no Rio é pésssimo.

Imagine que a Célula de Efeito Peltier eles chamam de "Resistência de Aquecimento".

Mas, a ordem de grandeza para Solda de Ponto do Cobre é 250 A /mm² e Pressão de 0,5 a 1,5 kg / mm²
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 20 Out 2009 18:44

credo. 250A mm² ?
To ferrado mesmo.
deve dar uns 2.8mm de contato

Seria 2.8 * 250A.
E uns 2.8kGF de pressão ?

700A :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

nussa, esquece... nem quero saber o preço de uma solda ponto dessa corrente.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 20 Out 2009 19:01

Mas, a Tensão é pouca.

O problema em sodar com SnPb é o aquecimento do Fusível Térmico ?
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Voltar para Assuntos Gerais