PCAD - Impressão em Negativo

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

PCAD - Impressão em Negativo

Mensagempor MOR_AL » 05 Set 2009 22:12

Olá!
Alguém sabe como imprimir em negativo no PCAD?
Consegui "enganar" o PCAD. Coloquei um Copper Pour e alterei as cores das trilhas e Pads para branco. Mas ainda não está bom. Não aparecem os pontos centrais dos Pads e o Copper Pour apresenta um erro de 2,5 mils. Este erro até que é despresível, mas a indicação do centro do furo é essencial.
Parece que há um meio via File>Print...>Colors>Display Colors , mas ao alterar a cor do Background, o campo Aplicar permanece inativo. Ao se clicar em OK, nada é alterado.
Posso obter um arquivo POSITIVO do layout de impressão em PDF, mas mão sei de algum software consegue fazer o negativo da figura em PDF.
Não gostaria de mudar de software, já investi muito tempo estudando PCAD e criando desenhos de componentes. :cry:
Qualquer ajuda é bem-vinda.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Beto_s » 05 Set 2009 22:30

Se der para exportar o arquivo tipo Eps , abre no corel draw e inverte em opçoes de impressao.

Faço isso com o kicad e levo pra imprimir na papelaria em laser e transparencia. Fotolito de pobre..kkkkkk.

Beto
Beto_s
Bit

Mensagempor MOR_AL » 06 Set 2009 00:47

Beto_s escreveu:Se der para exportar o arquivo tipo Eps , abre no corel draw e inverte em opçoes de impressao.

Faço isso com o kicad e levo pra imprimir na papelaria em laser e transparencia. Fotolito de pobre..kkkkkk.

Beto

Pelo que entendi, infelizmente não há esta opção.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor guest2003 » 06 Set 2009 03:37

MOR,

Se o PCAD for pra Windows, você pode instalar o driver de uma impressora postscript no Windows e imprimir para ela como arquivo , ai você terá o arquivo em EPS e podera abrir no Corel...

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor MOR_AL » 06 Set 2009 08:21

guest2003 escreveu:MOR,

Se o PCAD for pra Windows, você pode instalar o driver de uma impressora postscript no Windows e imprimir para ela como arquivo , ai você terá o arquivo em EPS e podera abrir no Corel...

[]'s

Eu até obtive o PDF do layout. Abri no Corel, mas não consegui colocá-lo dentro de um retângulo e inverter o que havia dentro do retângulo. Selecionei todos os filetes e pads de uma única vez. Quando descobri como inverter a cor para branco, apenas os pads mudavam de cor. Para alterar as cores dos filetes é necessário fazer um-por-um. Deve haver um modo menos complicado para fazê-lo no Corel. Após isso eu teria que escurecer todo o restante dentro do retângulo, sem passar por cima dos filetes e pads. Isso eu não sei fazer.
Tentei fazer pelo método sugerido pelo Beto_s, mas ao inverter em opções de impressão, toda a folha fica preta, além do retângulo que delimita o layout. Acho isso um gasto desnecessário de toner ou tinta.
Não sei. Talvez eu não esteja fazendo a coisa certa. Não sei trabalhar direito com o Corel. Vou tentar falar com um sujeito de uma gráfica, aqui perto, para me ensinar a inverter no Corel.
Grato pela dica.
Quando trabalhava com o saudoso Tango, havia um programinha que invertia o layout.

Não acredito que não haja esta opção no PCAD.
Não gostaria de mudar de aplicativo, pois, para mim que faço apenas protótipos, posso alterar os pads para o tamanho e forma que eu quizer. Os pads que vem nos componentes são muito pequenos, fica difícil fazer o furo no centro sem tirar uma parte do perímetro dele. Quando então temos que trocar o valor de um resistor ou substituir um transistor queimado, aí é que a borda do pad descola mesmo. Além disso, criei alguns desenhos de componentes (não é biblioteca) com os pads (maiores) e as medidas apropriadas para protótipos.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor albertorcneto » 06 Set 2009 12:20

Que tal se voce imprimisse normal em pdf, recortasse so a figura, colasse no paint, invertesse as cores, colasse tipo no Word e controlasse o tamanho para que ficasse do tamanho real.

Eu tive que fazer isso pra inverter um PCB que eu tinha feito no Express PCB e ele nao tem a opcao de inverter horizontalmente. Entao eu fiz isso e deu certo, apesar do trabalho.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor MOR_AL » 06 Set 2009 12:47

albertorcneto escreveu:Que tal se voce imprimisse normal em pdf, recortasse so a figura, colasse no paint, invertesse as cores, colasse tipo no Word e controlasse o tamanho para que ficasse do tamanho real..

É uma opção. Não sei se ao transferir-se para o Paint a qualidade cai. Vou ver.
Grato.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 06 Set 2009 14:17

Caros.

Finalmente resolvi o problema. :D
A solução foi baseada no próprio PCAD. Agora o erro máximo entre a linha do negativo e a dos filetes e pads é de 0,06mm. Isso dá uma resolução de 400 dpi. Muito boa. Quase ótima!!

Grato ao Beto_s, ao Guest2003 e ao Albertorcneto.

[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 06 Set 2009 16:57

MOR_AL, o Kicad, até onde eu fucei, não tem opção de impressão em negativo, plotei em PS (POSTSCRIPT A4), importei esse PS no corel também...

o fato de você não ter conseguido "pintar" as trilhas de branco também, é porque a propriedade que muda a cor dos pads não é a mesma que muda a cor das linhas (trilhas), porém, está na guia seguinte das Propriedades do Objeto....

legal de exportar pro corel é que dá pra fazer desenhos e outras coisas mais personalizadas antes de imprimir o fotolito.... :)

abraço!
B-EAGLE
Word

Mensagempor MOR_AL » 06 Set 2009 20:46

B-EAGLE.
"legal de exportar pro corel é que dá pra fazer desenhos e outras coisas mais personalizadas antes de imprimir o fotolito.... "
Você tem razão neste aspecto.
Como eu já resolvi, acredito que só tentarei esta opção, caso necessite acrescentar algo além do circuito. Você sabe, né? Tem tanta coisa para fazer na fila de espera que não dá tempo.
Mas. Como é que se plota em POSTSCRIPT A4?
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 07 Set 2009 01:20

MOR_AL escreveu:B-EAGLE.
"legal de exportar pro corel é que dá pra fazer desenhos e outras coisas mais personalizadas antes de imprimir o fotolito.... "
Você tem razão neste aspecto.
Como eu já resolvi, acredito que só tentarei esta opção, caso necessite acrescentar algo além do circuito. Você sabe, né? Tem tanta coisa para fazer na fila de espera que não dá tempo.
Mas. Como é que se plota em POSTSCRIPT A4?
[]'s
MOR_AL

No Kicad você vai em Arquivo, Plotar.

lá tem todas as camadas que você pode exportar, seleciona as que você quer, logo a direita em a opção de formato de plotagem, aí tem lá PostScript A4....

aí é só importar o bixo no corel....

eu to fazendo isso agora porque comprei o FastPCB lá e precisei gerar o negativo.... mas geralmente nem mexo com isso, ploto em PHO mesmo pelo Kicad e já mando fazer os protótipos....

abraço!
B-EAGLE
Word

Mensagempor MOR_AL » 07 Set 2009 09:00

Valeu!!
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 07 Set 2009 18:12

ah, pra quem usa Kicad, lá tem a opção de plotar em Negativo também, o checkbox fica logo acima do botão PLOTAR.... descobri depois!!!
B-EAGLE
Word

Mensagempor joao.atibaia » 08 Set 2009 08:54

Só vi o post agora, mas como você disse que na época do Tango havia um programinha que invertia, faça o seguinte:

1- exporte seu desenho do PCad pro Tango através do dbx que está na pasta Utils do PCad.

2- abra seu desenho no Tango e faça sua inversão.
joao.atibaia
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 08 Set 2009 09:27

joao.atibaia escreveu:Só vi o post agora, mas como você disse que na época do Tango havia um programinha que invertia, faça o seguinte:

1- exporte seu desenho do PCad pro Tango através do dbx que está na pasta Utils do PCad.

2- abra seu desenho no Tango e faça sua inversão.

Olá Joao.atibaia.

Até andei procurando o tal do programa, mas não achei. Acho que ele foi perdido em uma leva de disquetes que deram mofo. Aqui a umidade é muito alta.
Mas isso já são "águas passadas". Conforme eu postei, já resolvi no PCAD mesmo.
Usei o Método Transfer. É mais prático. Segue Placa Teste.
Imagem
Grato a todos.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais