Capacidade de cabos em paralelo.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Capacidade de cabos em paralelo.

Mensagempor edison » 20 Ago 2009 00:17

Dúvida bem antiga:

Checando as tabelas de condução de corrente , um cabo por exemplo de 10 mm2 pode conduzir aprox. 50 A. ( não considerar modo de instalação etc.)
Teoricamente dois cabos em paralelo aguentariam aprox. 100 A. correto? Mas....
Segundo um engenheiro (antigo chefe...)
"Não é bem assim , depois te explico...."

Segundo o FAC de um fabricante de cabos "Cada caso deve ser avaliado conforme situação específica"

Num cabo singelo sei que depente da condutibilidade do material, lei de ohm ,resistência térmica da isolação etc.

Afinal de contas, quais os cáculos envolvidos nesse caso?

Té mais...
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Ago 2009 07:32

Até onde eu sei...
A corrente no fio eleva sua temperatura.
O que há em volta do fio (capa, isolamento, ar, etc) afeta a irradiação deste calor e consequentemente a sua temperatura.
O calor gerado vai depender da corrente no fio, da sua resistência, do que há em volta dele e da temperatura ambiente.
Os cálculos envolvidos neste processo físico seguem as leis da termodinâmica.
MOR_AL
PS.
Repare que se você colocar mais um fio com a mesma corrente, a geração do calor dobraria, mas a irradiação talvez não. Com isso o calor gerado poderia aumentar mais que o dobro da contribuição de apenas um fio. Acho que isso deve ser o "Depois te explico".
Não tenho certeza, é apenas intuitivo.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais