"Vamos ensinar a pescar".

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

"Vamos ensinar a pescar".

Mensagempor MOR_AL » 06 Ago 2009 22:00

Primeiramente gostaria de justificar esta postagem em "Assuntos Gerais".
Talvez ela se enquadrasse em "Boca no Trombone", mas a intenção aqui não é de reclamar e sim de colocar uma posição. Além do fato de que esta seção é mais visitada pelos participantes.

Nosso amigo Lellis escreveu:

o mais estranho: não esperou chegar setembro pra agradecer e completar uma volta em torno do sol. provavelmente vai pedir ajuda pra outra questão a qquer momento. rs .me lembre de responder daqui a 1 ano. mas só se for algo de pisca led. rs
abç

Tenho notado que muitos dos nossos colegas do fórum estão postando questões que já foram tratadas aqui mesmo, ou que simplesmente solicitam algo pronto.
Está sendo mais fácil postar o problema aqui, que pesquisar. E o pior é que, às vezes, a necessidade nem é tão importante assim. O autor do tópico demora a responder às nossas postagens. É como se fosse uma dúvida passageira, que assim como veio, foi embora.
Não sou contra ajudar aqueles que pedem ajuda. Sou contra o fato de se desejar algo pronto. E o motivo é simples. Nunca irão aprender a resolverem seus problemas. Nunca aprenderão a estudar.
Estudar dá muito trabalho, eu sei, mas infelizmente, só se aprende estudando. Temos que pensar mais a longo prazo. Como dizia meu amigo nos tempos da faculdade, "Cara, estenda teus horizontes!"
Gostaria que estes nossos colegas fossem mais conscientes ao postar uma dúvida, e que seu interesse fosse o de aprender e não o de resolver um problema, muitas vezes criado por não ter se mexido há mais tempo.
Daí o assunto do tópico. Será que estamos ajudando ao colega, quando apresentamos a solução?!
"Vamos ensinar a pescar!"
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor albertorcneto » 07 Ago 2009 06:09

Concordo com voce, MOR_AL. Na verdade tenho que admitir que eu mesmo algumas vezes perguntei algo que depois nem cheguei a usar. Mas gostaria de deixar uma observacao.

A ferramenta de pesquisa do forum eh muito ruim. Muitas vezes pesquisei por coisa que tinha certeza que tinha e com palavras-chave que foram usadas no topico mas a ferramenta nao retornou nenhum resultado. Tive que procurar nos topicos um a um. Acho que outros acham a mesma coisa. Talvez (ainda nao testei), quem precise procurar alguma coisa no forum pode usar o proprio Google com a opcao site:asm51.eng.br e pode ser que os resultados sejam melhores. Estou falando pode ser porque, como o algoritmo do Google eh adaptativo, as primeiras pesquisas talvez nao tenha nada a ver, mas depois de algumas pesquisas o Google comeca a indexar melhor os topicos. E, apesar de nao conhecer o algoritmo dele, acho que se todo mundo usar o Google pra pesquisar, talvez os resultados de busca no site do asm51 possam aparecer mais para todo mundo.

Eh so uma dica para que outras pessoas possam ter como pesquisar melhor os assuntos do forum.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor chipselect » 07 Ago 2009 07:46

Realmente a pesquisa do fórum é horrível.

Já fiz pesquisas que eu tinha certeza de existir postagens no fórum e simplesmente o resultado da pesquisa não trouxe a resposta postada que eu queria ver, mas o google me deu outra resposta.

Eu tentei de várias formas encontrar a postagem, sabia somente o autor e o tema a ser pesquisado, mesmo assim a pesquisa não me ajudou.
chipselect
Word

Mensagempor Jorge_Francisco » 07 Ago 2009 12:21

Já falei diversas vezes que a pesquisa do fórum falha. Eu mesmo já procurei palavras em um tópico que ESCREVI e não achei nada.

Prefiro na maioria das vezes procurar pelo google. Uma ideia é colocar o resultado da pesquisa do google aqui no forum. Colocando dois tipos de pesquisa : "Pesquisar pelo forum" - "Pesquisar pelo Google".

Abraço,
Jorge
Editado pela última vez por Jorge_Francisco em 07 Ago 2009 18:36, em um total de 1 vez.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor MOR_AL » 07 Ago 2009 15:29

Ok!
Eu tive sorte. Até agora a pesquisa tem funcionado para mim, porém não é trivial.
Mas o foco do tópico, que eu pretendi abordar, é outro. Talvez não tenha ficado claro. Se baseia na quantidade de postagens solicitando algo pronto, ou quase pronto.
Meu foco é que, ao apresentar-lhes a solução, não estamos contribuindo para que o autor aprenda. Muito pelo contrário. Estamos criando um dependente, que se acostuma a procurar o caminho mais fácil. Apesar das soluções expostas poderem resolver o problema, frequentemente elas não são as mais apropriadas, pois muitas vezes as informações apresentadas pelo autor, vêm truncadas ou em "prestações".
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 08 Ago 2009 01:22

mas segundo o peixeiro lah no mundo real... pq ensinar o cara a pescar se ele pode *vender* o peixe para ele ? soh uma observacao aleatoria para refletir, afinal eu nunca vi um peixeiro ensinar ninguem a pescar! hahaha :D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor albertorcneto » 08 Ago 2009 06:11

Eu falei da ferramenta de pesquisa para que aqueles que tem duvidas mais comum possam pesquisar de forma mais eficiente sobre elas.

Mas, MOR_AL, concordo com voce em numero, genero e degrau. hehehehe. Somente topicos de como resolver problemas com lcd existem dezenas! Surge um toda semana, quase. Talvez algum novato nao pesquise e poste a pergunta mesmo assim. Acho que, nesse caso, quem sabe que isso ja foi discutido poderia simplesmente dizer que ja foi discutido e sugerir para que seja procurado sobre o assunto. Bom, pelo menos acho que esta eh a sua sugestao.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor MOR_AL » 08 Ago 2009 08:05

albertorcneto.
É uma opção válida. Se o assunto do novo tópico já foi tratado, poderíamos informar a dica.

Marcelo Samsoniuk.
Vou parar de fazer analogias! :( As vezes não acompanho algumas!
Até onde entendi da sua postagem (por favor, desconsidere se não for o caso ...).
Aqui no fórum, em princípio, como basicamente formamos uma comunidade de discussões e interesses comuns, onde muitos de nós estamos começando na profissão, ou ainda somos estudantes, não somos "peixeiros", e sim "sabemos algumas técnicas da pesca". Para estes casos é que devemos "ensinar a pescar". Quando a dúvida começa a enveredar para a parte comercial, aí o melhor caminho inicial deve ser a comunicação através das mensagens privadas. Para estes casos, eventualmente, nos tornamos "peixeiros".
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais