Problema sinistro, microondas desligando

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Problema sinistro, microondas desligando

Mensagempor lgobbo » 16 Jul 2009 18:17

Talvez não seja o local correto, mas estou aberto a dicas
Meu forno micro ondas Electrolux ME27S começou a desligar sozinho volta e meia, como era esporádico fui deixando assim, mas agora o problema se agravou.
O problema acontece logo após ligar para aquecimento, o display começa a contagem e depois de alguns segundos o forno desarma e o display reinicia ficando a maioria das vezes 88:88 seguido do bip, alguns instantes antes de desarmar o display parece piscar e enfraquecer.

logicamente pensei, mau contato em algum ponto... de cara fui revisar todas as conexões e possiveis mau-cantato, testando voltou a funcionar perfeitamete !!! então fechei e coloquei no lugar e... volta o problema !!!

Ai vem a parte sinistra... o forno sem a tampa funciona perfeitamente e com a tampa desarma...

Já verifiquei:

Teste em outra tomada
Painel Ok - não é membrana, é botões...
Conectores e fiação em geral, OK !
Dei uma verificada no relê maior de força ( pode ser ele ??? )
Procurei por soldas ruins na placa principal, ok !
Protetores térmicos ( fiz jumper neles para ter certeza que não era eles, normalmente esses bimetálicos são os vilões )
Chaves de segurança da porta, parece tudo em ordem

Todos os testes feito com copo de água para evitar sobrecarga na magnetron

O que noto que o problema ocorre justamente quando a parte de potência é acionada e puxa corrente, mas não tem sinal de sobrecarga e está aquecendo normal.

Interferência eletromagnética na placa principal ? se eu ligo com o painel/placa solto para fora o forno funciona... que coisa.... to perdendo a paciência com esse defeito...

Pesquisei na internet e descobri que um reparador passou por mesmo problema, mas não comentou depois a solução :(
lgobbo
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 16 Jul 2009 19:05

Tenho o mesmo problema com o microondas ... vou ver qual é o modelo, o número de serie e podemos reclamar na fabrica ... o que acha?

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 16 Jul 2009 19:59

Verificou o estado dos eletrolíticos da fonte? Eles costumam perder a capacidade após alguns anos.
Verifique o aterramento da caixa do microondas.
Tudo está direcionando para EMI.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 16 Jul 2009 22:31

MOR_AL

não sei o do amigo ali .. mas o meu microondas tem pouco mais de 1 ano ...

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor fabim » 17 Jul 2009 07:39

o electrolux da minha mãe estava com algo parecido.
A ventoinha não estava ventilando corretamente, e sensor de temperatura do magnetron desarmava.
Arrumei isso, depois começou a dar outro pau.
Fui fazer um rast, a MERCADORIA da fonte chaveada estava desarmando por causa sei lá do que.
Resumo, comprei um antigo com trafo dei pra minha mãe e colocamos aquele na caçamba..

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor enigmabox » 17 Jul 2009 08:03

Eu tenho um eletrolux ME28S, com 3 anos de uso, que apresentou defeito parecido, desligava sozinho e display bagunçava. A solução foi trocar o fusivel de 20A(de baixa qualidade) que estava com mal contato interno, parece que tem um eletrodo de aluminio....
Fisicamente olhando o fusivel, estava bom, mas fazendo alguns testes, tinha mal contato.
O microondas de meu colega, um eletroclux, de mesmo modelo, mas com 2 anos de uso, literamente explodiu, não deve ter desligado no tempo certo e explodiu um copo com leite dentro.
Depois de algum tempo, o meu ligou sozinho uma vez, pelo menos a ventoinha e iluminação, sem ninguem mexer.....acho que o bicho da eletrolux tá possuido! hehe :shock:
Recomendação: Depois de ver muita gente reclamando em varios sites, recomendo se não for utilizar, deixa-lo fora da tomada, por segurança.
enigmabox

Mensagempor lgobbo » 17 Jul 2009 08:35

MOR_AL escreveu:Verificou o estado dos eletrolíticos da fonte? Eles costumam perder a capacidade após alguns anos.
Verifique o aterramento da caixa do microondas.
Tudo está direcionando para EMI.
MOR_AL

Ainda não conferi os eletroliticos, vou trocar para um teste, esse modelo de microondas é daqueles mais simples sem fonte chaveada ou inverter,
Estou desconfiado de interferência eletromagnética mesmo, quando soltei as presilhas dos fios que vão a placa e separei um pouco os fios retardou um pouco o defeito.

O que mais me intriga é que se eu soltar o painel todo e afastar um pouco do chassis funciona...
Talvez vou fazer um teste fazendo uma proteção de EMI sobre o microcontrolador, noto que a indução no trafo de potência é bem alta e isso pode ser a causa.

A queda de tensão na entrada AC quando acionado acredito estar dentro do esperado, menor de 5vac.

enigmabox

O fusível foi um dos meus primeiros pontos a testar e substituir, tambem suspeitei dele no inicio.

Ficar ligado direto deve ter sido o rele que colou os contatos
Esse forno segundo entendi no esquema tem um PTC e um rele menor que serve para ligar algus instantes antes do rele principal e dar um soft-start na partida do trafo

Segundo analizei, se uma das chaves da porta der mau contato pode acontecer de ligar a iluminação, prato e ventilação juntos.

Já comprei um modelo com botões ao invés de membrana que apresenta defeito com o tempo de uso, esse forno tem mais de 2 anos e com pouco uso.
lgobbo
Bit

Mensagempor edison » 18 Jul 2009 01:50

lgobbo escreveu:.....A queda de tensão na entrada AC quando acionado acredito estar dentro do esperado, menor de 5vac....

Meus pitecos...!

Verificou a queda de tensão na saida do trafinho da placa??

Cheque de preferência com a placa no lugar, e/ou tente alimentar a placa com uma fonte/ou trafo externa.

Desconecte o motor do prato, na reversão ele pode acentuar a queda.

(Sendo radical)... Jumpeie todos os micros de segurança e teste. (com a porta fechada e copo d'agua dentro.)
Já peguei microrruptor xingling com curto p/ massa por carbonização no parafuso de fixação.

Té mais....
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor Abuda » 18 Jul 2009 16:50

Olha rapaz tenho um Electrolux desse ai tb e vira e mexe quando aperto aquele "Ligar+30s" ele desarma tb.

Está com quase dois anos de uso e sempre deu esse "bug", mas não chega a ser um problema porque ele continua funcionando.
Abuda
Byte

Mensagempor lpagano » 19 Jul 2009 23:45

Também tenho um Electrolux e acontecia isso direto. Depois de um tempo, sem fazer nada, ele parou de dar esses "resets" de energia. Tenho esse microondas há 3 anos.

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor MOR_AL » 20 Jul 2009 14:50

Bom.

Tenho um microondas que começou ficando com comportamento errático, como vocês falaram. O da minha sogra também ficou ruim. Este meu ainda espera por uma luz, o da minha sogra foi consertado por um técnico por R$100,00 e está funcionando normalmente.

Tenho um segundo microondas (que na verdade foi o primeiro) que deu problema. Como eu não achava o defeito, comprei e troquei a placa de CI. Isso foi a mais de 10 anos e até agora não tive problemas.

Pelo que eu entendi das postagens, em um, o problema estava no fusível e no outro, estava na fonte.

Engraçado é que o problema é quase o mesmo e os componentes identificados foram diferentes.
O caso é o seguinte:
Quando o defeito é intermitente e não se tem experiência (meu caso), ou se acerta na sorte, ou se espera ficar permanente para, aí sim, ter-se chance de descobri-lo. Sim. A outra opção que segui (comprar uma placa nova) me custou 30% do preço de um microondas novo. Dei sorte, pois ainda funciona.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor cmte » 20 Jul 2009 19:19

Tô vendo que microondas Electrolux não é muito bom, pelos depoimentos...

Meus pais têm um (eu dei de presente :( ) e volta e meia ele reseta no momento de pressionar o "liga". Aí é setar o tempo e apertar o "Liga" novamente que ele funciona normal.

Outra coisa que acontece esporadicamente é ele ligar e funcionar mas como se estivesse com potência abaixo da mínima, então cancelamos, desligamos da tomada, esperamos 30 segundos, religamos e ele volta a funcionar normal.

Ele tem pouco mais de 1 ano, e começou com estas coisas depois do prazo da garantia expirar...

Abs,

Yuri.
cmte
Byte

Mensagempor enigmabox » 21 Jul 2009 08:40

Ele tem pouco mais de 1 ano, e começou com estas coisas depois do prazo da garantia expirar...

Já vi varios equipamentos eletronicos com timer para criar defeitos apos uma quantidade de usos, inclusive televisões e alguns monitores de video profissionais.
enigmabox

Mensagempor lgobbo » 21 Jul 2009 08:44

Ainda estou mexendo nesse forno
Verifiquei os eletrolíticos da fonte, substitui para teste, não resolveu
Verifiquei o CI que controla o reset do microcontrolador, até retirei o CI..continuou na mesma.

Soltando o painel inteiro e afastando do chassis o forno funciona...desse modo consegui medor fazer alguns testes nas tensões da fonte da placa, será que o trafo principal pode interferir magneticamente no pequeno trafo da fonte da placa ?
lgobbo
Bit

Mensagempor enigmabox » 21 Jul 2009 11:15

lgobbo
MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 8:44 am Assunto:

Soltando o painel inteiro e afastando do chassis o forno funciona...desse modo consegui medor fazer alguns testes nas tensões da fonte da placa, será que o trafo principal pode interferir magneticamente no pequeno trafo da fonte da placa ?

Somente se os trafos estiverem com mesmo alinhamento e posição.
O que pode estar acontecendo, não sei se ja foi verificado, uma grande queda de tensão de alimentação, assim o sistema pode ficar instavel, quando está trabalhando.
Colocando uma blindagem na placa eletronica, com uma chapa por exemplo e desacoplando os fios de alimentação com capacitores ceramicos ao terra, a maioria das interferencias serão barradas.
O microondas está funcionando com a mesma eficiencia, ou seja, está cozinhando, esquentando com os tempos certos?
Na sua rede eletrica, tem fio terra? O microondas está com o terra da rede ligado?
enigmabox

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais