Meu forno micro ondas Electrolux ME27S começou a desligar sozinho volta e meia, como era esporádico fui deixando assim, mas agora o problema se agravou.
O problema acontece logo após ligar para aquecimento, o display começa a contagem e depois de alguns segundos o forno desarma e o display reinicia ficando a maioria das vezes 88:88 seguido do bip, alguns instantes antes de desarmar o display parece piscar e enfraquecer.
logicamente pensei, mau contato em algum ponto... de cara fui revisar todas as conexões e possiveis mau-cantato, testando voltou a funcionar perfeitamete !!! então fechei e coloquei no lugar e... volta o problema !!!
Ai vem a parte sinistra... o forno sem a tampa funciona perfeitamente e com a tampa desarma...
Já verifiquei:
Teste em outra tomada
Painel Ok - não é membrana, é botões...
Conectores e fiação em geral, OK !
Dei uma verificada no relê maior de força ( pode ser ele ??? )
Procurei por soldas ruins na placa principal, ok !
Protetores térmicos ( fiz jumper neles para ter certeza que não era eles, normalmente esses bimetálicos são os vilões )
Chaves de segurança da porta, parece tudo em ordem
Todos os testes feito com copo de água para evitar sobrecarga na magnetron
O que noto que o problema ocorre justamente quando a parte de potência é acionada e puxa corrente, mas não tem sinal de sobrecarga e está aquecendo normal.
Interferência eletromagnética na placa principal ? se eu ligo com o painel/placa solto para fora o forno funciona... que coisa.... to perdendo a paciência com esse defeito...
Pesquisei na internet e descobri que um reparador passou por mesmo problema, mas não comentou depois a solução