Andre_Cruz escreveu:jeanfernandes,
Imagine um manual de serviço de um automóvel, o que eu quero fazer é um manual de um acessório que vai ser instalado no automóvel, gostaria do desenho que mostra uma parte do carro e instalando a peça, não queria usar foto.
Tem alguma idéia de como fazer isso?
Abraço
esquece desenhistas super profissas, encontre uma planta 3d de um automóvel, importe-a num programa 3D tipo o Blender faça o desenho de seu objeto no lugar dele e seja feliz.
Se acha a tarefa de conseguir carros em 3D uma tarefa messianica, veja o link abaixo:
http://www.allanbrito.com/2007/11/05/do ... e-blender/
eu faço meus manuais mas sao coisas simples de uma ou duas páginas, tipo datasheet de componente eletronico, eu uso um programa de desenho vetorial chamado Inkscape. ele exporta PDF, mas só trabalha com uma unica página de cada vez pq é um programa criado para fazer ilustraçoes vetoriais, ainda não trabalha com páginas, mas é um adianto e é um programa muito bom para mim pq é simples e gratuito que roda no windows e Linux. O Blender é um programa gratuito 3D como o 3Dmax.
no seu caso, após rendenizar as imagens que quer, geralmente sao arquivos de imagem tipo .JPG ou .PNG que pode colocar onde quiser. O Google tem um programa 3D simples de usar, achei mais simples que o Blender para desenhar peças, mas nao sei se pode atender voce.
Acredito que seria interessante aproveitarmos esse gancho e criarmos um novo tópico no forum sobre criação de manuais, seja de usuário, seja de serviço, com lista de peças, etc. Eu acredito que uma lista de partes deve ser tirada do autocad ou outro programa parecido.