MATERIAL PARA CONFECCIONAR PCI

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

MATERIAL PARA CONFECCIONAR PCI

Mensagempor Pask » 25 Mai 2009 17:12

Amigos preciso comprar Peróxido de Hidrogênio para fazer a solução de corrosão para placas de circuito impresso. Para quem não conhece, este produto é popularmente conhecido como Água Oxigenada (H2O2) a 200 ou 300 volumes. Não serve aquele cremoso vendido em farmácias.
Alguém saberia me dizer onde eu poderia encontrar este produto químico? Obrigado.
Pask
Word

Mensagempor Abuda » 25 Mai 2009 21:31

Vá em qualquer farmácia de manipulação e peça na concentração que você precisa.

Uma vez comprei 500ml por R$8,00
Abuda
Byte

Mensagempor edison » 26 Mai 2009 01:32

Qua é a vantagem em relação ao percloreto ??

Té mais..
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor Abuda » 26 Mai 2009 07:19

A corrosão é mais rápida(depende das concentrações) limpa e se consegue melhor definição.
Abuda
Byte

Mensagempor Pask » 26 Mai 2009 07:32

Sim. A corrosão é bem mais rápida. Só tem uma desvantagem: após alguns minutos, a solução se torna inóquoa, ou seja, não corroe mais placa nenhuma e você tem que jogar fora.
Já com o percloreto, a mesma solução pode corroer centenas de placas antes que você precise fazer outra solução.
Pask
Word

Mensagempor fabim » 26 Mai 2009 07:54

um amigo meu de SP me mandou um liro de um sei lá o que de amônia que é utilizado em fabricas de PCI.

Quase matei a sofia e o otavio asfixiados.

Por este e outros motivos, prefiro o velho e bom percloreto.
Aqueço ele em banho maria até uns 50..60°C, e pr acorrer PCI é um tapa.

Fiz um teste com o H202 de 300vol. Meu o cheiro é insuportavel, queima os olhos, e tem que utilizar em lugar muito ventilado.

Fora que se for utilizar thonner, e trilhas fininhas e descuidar um segundinho, ferrou, ele entra debaixo do thonner e froid tudo o cobre.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Mai 2009 08:00

Olá Pask. Tudo bem?!
Certa ocasião procurei fazer a corrosão das placas com peróxido de hidrogênio (tem mais um aditivo que não me lembro agora e que não vem ao caso).
Na época procurei pela concentração entre 100 e 200 volumes. Só achei em lojas que vendiam produtos químicos. O preço era bem maior que o preço do percloreto de ferro.
Conclusão: Desisti de corroer por este método!!!
Tem mais de 5 anos que comprei 1kg de percloreto de ferro e ainda tenho umas 200g. A relação custo/benefício é muito menor que a corrosão com peróxido de hidrogênio.
Há cerca de 6 meses procurei saber o preço do kg do percloreto e, se me lembro bem, custava aprox. R$32,00. Se for este valor mesmo, a corrosão por peróxido de higrogênio só é válida em casos muito específicos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Pask » 26 Mai 2009 12:15

Diante de tais dificuldades, acho que vou voltar a usar o Percloreto de Ferro mesmo, pois ele funciona bem e dura muito. Valeu a todos.
Pask
Word

Voltar para Assuntos Gerais