por xultz » 26 Mai 2009 08:45
Von Nilmann, ninguém debochou da tua dica.
O método que você usou eu mesmo usei várias vezes antigamente. Porém o tamanho dos pitchs está levando as PCI a extremos que este tipo de ajuste se torna inviável. Quem já teve que soldar CC1100 sabe do que estou falando.
O meu comentário não foi sequer a respeito da tua técnica, mas do software que você ainda usa (e ainda tem gente usando). O problema do Tango é você salvar teu projeto e daqui uns meses alguém precisar mexer nele. Instalar o Tango e fazer funcionar no Vista é um pesadelo, fazer ele imprimir no Vista é um pesadelo maior ainda, e tudo isso porque ele foi feito para DOS, há mais de 20 anos atrás. E praticamente ninguém consegue importar arquivos do Tango. Eu digo isso porque enfrento esta situação, na empresa em que trabalho volta e meia me aparece um projeto feito em Tango que preciso modificar e tenho que recomeçar do zero. Muitas vezes abrir os gerbers do Tango já é um sofrimento por causa da maldita lista de aberturas (e isso acontece com o Eagle também).
Além do mais, o Tango não é vendido há mais de 10 anos, e nenhuma empresa consegue ter o programa a menos que seja pirata (a Accel detém os direitos sobre ele).
A tua dica, como você mesmo disse, foi para iniciantes. Porém, eu digo que há dois equívocos ali: primeiro, se o componente foi desenhado com grid de mm, ele deve ser desenhado em grade de mm. O mercado de eletrônica está todo tentando migrar a duras penas para mm, essa é uma tendência inevitável, infelizmente (porque eu prefiro sempre trabalhar em mils, acho o mm uma unidade inadequada). É como programar um microcontrolador, não adinta teimar em querer programar ele em Visual Basic, ele vai ter que ser programa em assembly ou C, porque foi feito assim.
Segundo, um iniciante não deve ser incentivado a usar o Tango, deve usar um programa atual e com a unidade de medida certa. É como incentivar um iniciante a programar em Fortran ou Cobol. Não são linguagens de programação inúteis, são somente inadequadas para a realidade.
Desculpe se te ofendi em algum momento, não foi minha intenção, eu frequente este fórum para ensinar um pouquinho e aprender muito, porque não sou dono da verdade e ultimamente não consigo comandar nem meu cachorro, porém procuro ser humilde de reconhecer quando meu conhecimento está defasado e/ou equivocado, e não levar isto para o lado pessoal é bom para todos.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.