DICA SOBRE PINAGENS

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

DICA SOBRE PINAGENS

Mensagempor Vonnilmam » 25 Mai 2009 14:09

Hoje em dia, os fabricantes de chips estão adotando cada vêz tamanhos menores em invólucros e novos invólucros também estão surgindo, como é o caso do QFN e também do LQFP.

O detalhe é que muitos softwares de criação de placas, tais como: PCAD, TANGO WIN ou TANGO PCB (como é o meu caso em que só utilizo esse software) entre outros mais populares é que tais bibliotecas não existem ou são muito dificeis de serem conseguidas.

Recentemente passei por esse dilema que consistia em conseguir desenvolver o layout que utilizava a pinagem LQFP100...Eu não achei essa pinagem de jeito algum, até comprei uma versão de um programa chamado layout50 e nada...tentei criar a pinagem no meu velho TANGO e as medidas não casavam, no caso desse invólucro LQFP100 a medida de ponta a ponta do chip (pinos) é de 12 milimetros...quem disse que eu consegui arranjar essa medida, os pads não casavam de forma alguma...

Aqui começa a história do "MACETE" utilizado para gerar essa biblioteca, isso independentemente do tipo de software para PCB que vc utilize...o negógio é o seguinte:

Em se tratando do invólucro LQFP, você inicia o primeiro pad (me refiro a construção dos pads do chip propriamente dito) "note que a escala de definição do GRID deve ser de 1 inches ( ou mils), assim sendo inicie com 19 inches de distancia entre o primeiro pad para o segundo pad e do segundo pad para o terceiro pad dê uma distancia de 20 inches e do terceiro pad para o quarto pad a distancia é de 19 inches novamente e assim até o total de pds que o invólucro contiver...

Essa regra ou "macete" irá dar os quase 12milimetros no caso do invólucro LQFP100 que foi o chip que utilizei, a regra vale para memórias e outros invólucros tais como o LQFP, TSOP, TSSOP etc...

Rachei muito a cabeça para chegar a essa lógica e entendo estar contribuindo de alguma forma com vocês todos, e fica aquí meu apelo, "O CONHECIMENTO É PARA SER DIFUNDIDO, QUANTO MAIS INFORMAÇÃO TIVERMOS MAIS LONGE PODEREMOS IR".

Muito obrigado,
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor ze » 25 Mai 2009 14:29

que tal se ajustar o grid para 0.500mm (19.7mils)?
ze
Dword

Mensagempor Sergio38br » 25 Mai 2009 15:21

Que tal ajustar o grid para mm em vez de polegada.

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor xultz » 25 Mai 2009 16:59

Que tal usar um software mais recente, como Altium, que inclusive tem grid tanto em mm quanto em mils?
Quanto tempo ainda falta para o tango ser definitivamente erradicado da face da terra?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor RobL » 25 Mai 2009 17:26

Quanto tempo ainda falta para o tango ser definitivamente erradicado da face da terra?

Isto lembra letras do Bob Dylan !!!

Isto acontecerá quando o Dbase for banido, mas sempre dão uma garibada nesses softwares e além disso, tem sempre uma alma "criativa" que faz um componente, como os TQFN, QFN e outros, para velhos softs.
RobL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 25 Mai 2009 21:00

apesar de não concordar com o famoso "jeitinho" dado em muitas coisas, é importante ressaltar que as 19 inches do amigo é equivalente a 48,26 cm e o chip não tem esse tamanho ...

http://manuelsweb.com/in_cm.htm

outra coisa ... é preciso reciclar os conhecimentos sempre .. ainda mais no mundo da eletrônica ... senão para que usarmos microcontroladores se temos as portas lógicas? os timers? e outros recursos ...

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 25 Mai 2009 22:54

BARBARIDADE, É DIFICIL ESTAR NUM LOCAL ONDE SÓ EXISTEM "GÊNIOS"...TÔ FORA COM OCÊIS....

Meu intúito foi o de passar uma "dica", e não de debater teoremas matematicos e tal...

A idéia meta foi para alcançar os que estão começando e não para os "GÊNIOS".

Se fosse assim porque escrever livros tão basicos sobre MCUs por exemplo se exitem só genios no mundão, tais como os que debocharam da minha humilde dica.

Eu acredito que muuuuitas pessoas estão se beneficiando desta dica, alias são para os meus amigos mais humildes...ok

Aos "GÊNIOS" e donos do saber "se é que sabem alguma coisa" não precisam nem se dar ao trabalho de emitir opniões...não tô nem aí pra vcs...

Egoistas,

Peço desculpas aos leitores, mas eu creio que vão entender quem são os "GÊNIOS"...
Vonnilmam
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 26 Mai 2009 00:35

Vonnilmam

... apontar o erro dos outros para a maioria é fácil, admitir os próprios erros é inaceitável para alguns ...

fiz uma correção quanto ao que você diz sobre 19 inches ... se isso você não soube entender e fazer a devida correção no teu post ... continue ensinando errado e veja onde você chega.
_blackmore_
Dword

Mensagempor menegola » 26 Mai 2009 08:22

Estou contigo Vonnilmam
menegola
Word

Mensagempor xultz » 26 Mai 2009 08:45

Von Nilmann, ninguém debochou da tua dica.
O método que você usou eu mesmo usei várias vezes antigamente. Porém o tamanho dos pitchs está levando as PCI a extremos que este tipo de ajuste se torna inviável. Quem já teve que soldar CC1100 sabe do que estou falando.
O meu comentário não foi sequer a respeito da tua técnica, mas do software que você ainda usa (e ainda tem gente usando). O problema do Tango é você salvar teu projeto e daqui uns meses alguém precisar mexer nele. Instalar o Tango e fazer funcionar no Vista é um pesadelo, fazer ele imprimir no Vista é um pesadelo maior ainda, e tudo isso porque ele foi feito para DOS, há mais de 20 anos atrás. E praticamente ninguém consegue importar arquivos do Tango. Eu digo isso porque enfrento esta situação, na empresa em que trabalho volta e meia me aparece um projeto feito em Tango que preciso modificar e tenho que recomeçar do zero. Muitas vezes abrir os gerbers do Tango já é um sofrimento por causa da maldita lista de aberturas (e isso acontece com o Eagle também).
Além do mais, o Tango não é vendido há mais de 10 anos, e nenhuma empresa consegue ter o programa a menos que seja pirata (a Accel detém os direitos sobre ele).

A tua dica, como você mesmo disse, foi para iniciantes. Porém, eu digo que há dois equívocos ali: primeiro, se o componente foi desenhado com grid de mm, ele deve ser desenhado em grade de mm. O mercado de eletrônica está todo tentando migrar a duras penas para mm, essa é uma tendência inevitável, infelizmente (porque eu prefiro sempre trabalhar em mils, acho o mm uma unidade inadequada). É como programar um microcontrolador, não adinta teimar em querer programar ele em Visual Basic, ele vai ter que ser programa em assembly ou C, porque foi feito assim.
Segundo, um iniciante não deve ser incentivado a usar o Tango, deve usar um programa atual e com a unidade de medida certa. É como incentivar um iniciante a programar em Fortran ou Cobol. Não são linguagens de programação inúteis, são somente inadequadas para a realidade.

Desculpe se te ofendi em algum momento, não foi minha intenção, eu frequente este fórum para ensinar um pouquinho e aprender muito, porque não sou dono da verdade e ultimamente não consigo comandar nem meu cachorro, porém procuro ser humilde de reconhecer quando meu conhecimento está defasado e/ou equivocado, e não levar isto para o lado pessoal é bom para todos.
xultz
Dword

Mensagempor Sergio38br » 26 Mai 2009 10:09

Vonnilmam peço desculpa se minha resposta foi mal interpretada, mas o tango permite que vc trabalhe em mm.

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor Vonnilmam » 03 Jun 2009 02:34

Olá colegas, me desculpem também, ok...

Olha só! Meu intúito aquí no forum foi o de colaborar, tenho imenso prazer em ajudar com o pouquinho que aprendi!

Ok, eu sei que o tango é ultrapassado, usa o DOS para rodar e tudo mais, certinho!...Como o xultz disse eu também prefiro trabalhar em mils é muito mais facil de se localizar e eu acho que dá uma definição maior...posso até estar errado!

Eu sei que existem muuuuitos programas muuuuito mais sofisticados e inteligentes que o tango que já é bem velhinho...sei disso, colegas...não precisam brigar comigo por causa disso, ok.

Eu não estou ensinando nada de errado, se eu me expressei mal, peço desculpas, ok, inclusive quanto aos "INCHES", então para corrigir, vamos trocar "INCHES" por mils (pode ser assim, ou esta errado também se estiver por favor diga a palavra correta, assim eu aprendo direito)

SÓ QUIZ CONTRIBUIR, SÓ ISSO...ME DESCULPEM, OK
Vonnilmam
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 03 Jun 2009 12:56

e quando tem que misturar componentes que usam mm e mils, como eh que faz ? alguem tem alguma dica ?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 03 Jun 2009 14:13

Os footprints em mils são desenhados em grade em mils, os em mm na grade em mm. No roteamento, usa qualquer um, geralmente se a maioria dos componentes forem mm usa mm, ou se os componentes mais fdp de pequenos forem mm, usa mm. O software pega o centro do pad mesmo que ele esteja fora da grade.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 03 Jun 2009 21:15

pega pelo centro, mas dae ele tem q fazer uma diagonal do centro p/ o grid correto para praticamente cada pino, fica no minimo esquisito...

e pensa naquelas sacanagens como o IEEE 1011.1, uma norma para construcao mecanica muito utilizada no setor aeroespacial, onde tudo eh medido em mm e tem tamanho inteiro certinho... perfeito para uma grade em mm, soh que a norma solicita um a tres conectores de borda DIN41412 de 96 pinos, cujas dimensoes em mm no datasheet estao todas quebradas e sao todas claramente multiplas de 2.54mm!

dae vai pro espaco o grid em mm? como que alinha essa desgraca? hehehe :)

xultz escreveu:Os footprints em mils são desenhados em grade em mils, os em mm na grade em mm. No roteamento, usa qualquer um, geralmente se a maioria dos componentes forem mm usa mm, ou se os componentes mais fdp de pequenos forem mm, usa mm. O software pega o centro do pad mesmo que ele esteja fora da grade.
msamsoniuk
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais