Página 1 de 1

Trabalhar no exterior! Porque não?

MensagemEnviado: 02 Abr 2009 05:22
por joao
Ola pessoal!

Acho que poucos de vocês sabem, mas existe sim maneiras de se morar no exterior sem necessariamente achar uma empresa disposta a custear a sua vinda.
Vou explicar de modo geral, e conforme as dúvidas aparecem, eu posso ir ajudando mais. Pois não é simples e até existem empresas especializadas em dar consultoria, mas eu realmente acho desnecessário. Até onde eu sei, existem três destinos possíveis de se conseguir ir para trabalhar. Todos eles funcionam pela tabela de pontos, o que significa que cada item que eles pedem vc ganha um ponto. Sendo que é necessário X pontos para obter o visto.

- Canadá: O mais famoso do pessoal do Brasil. O que eu posso dizer é que um país muito bem planejado e muito avançado, porém, é muito frio!!!! Existem duas maneiras de se conseguir: Pelo lado inglês e pelo lado francês. Se for pelo inglês, a fila de espera eu acho que está em 5 anos de espera. E se for pelo francês é de 3 anos ou menos. Em todos vc tem que comprovar que sabe a lingua e que tem 3 anos de trabalho na área.

- UK: Ele é rápido, em média de 6 meses. O inglês é necessário ser intermediario e a partir de abril agora é obrigatório ter mestrado e ganhar no mínimo 20k pounds(uns 70k reais) anuais, o que desqualifica a maioria de nós. O Pais é frio, tempo fechado quase todo o ano, mas a inglaterra tem muita empresa de tecnologia e não é difícil de se conseguir achar emprego. Mesmo que no começo não seja na sua área.

- Austrália/Nova Zelandia: Particularmente acho a melhor opção!!!! As maiores cidades são na costa, é qualidade de vida de primeiro mundo e é quente! Muito quente. Sem contar que quem conhece inglês e australiano sabe como este povo é mais simpático e como eles gostam de uma cerveja! é um dos mais simples para se conseguir o visto e o país tem muitas vagas na nossa área(eletrônica/programação) tanto que o país está tentando chamar os Australianos para voltarem para o pais de origem, pois está faltando gente no setor.

Outras coisas importantes:
- Canada: Para conseguir a cidadania, você tem que provar que depois de 5 anos lá, vc morou realmente 3 anos! Ou seja, na prática, quando o seu visto vencer(2 anos iniciais, mais 3 anos na segunda vez), vc provando que está lá a 3 anos, vc consegue a cidadania Canadense.

- UK: Morando 5 anos vc ganha o "leave to remain" e mais 1 ano depois disso vc pode pegar a cidadania Britânica e ir morar em qualquer pais da União Européia.

- Austrália/Nova Zelandia: Se você foi via pontos para lá, então depois de 2 anos morando lá, vc ganha a cidadania.

Outra opção:

- Alemanha: Você consegue bolsa para estudar na Alemanha. Claro que tem que saber o alemão, mas tem algumas universidades que lhe dão 6 meses de curso de alemão antes de começar a estudar. As bolsa variam conforme o tempo de estudo.

- Outros paises: Tem ainda algumas outras bolsas que engloba outros países. Se não me engano, até os EUA, mas preciso verificar mais sobre isso.

Bom, acho que é isso. Só queria mostrar para vcs que existem boas opções para se conseguir morar fora do país, sem depender de empresas. Lembrando que isso é muito valorizado no seu CV quando você volta para o Brasil. Por isso acho uma boa quem quiser se arriscar em fazer isso!

Se tem perguntas, posta ai que eu vou tentar achar mais info para botar aqui.

[]'s

Re: Trabalhar no exterior! Porque não?

MensagemEnviado: 02 Abr 2009 08:54
por andre_luis
João,

No meu caso em particular, por ser descendente direto de português, pude tirar a cidadania portuguesa, e consequentemente um passaporte português.

Na realidade, um passaporte europeu equivale a um visto de permanencia para qualquer país extrangeiro, podendo residir e trabalhar sem problema algum na imigração.

Segundo alguma definição internacional que desconheço, não se pode ter 2 cidadanias. Deve-se abdicar de 1 para adquirir a outra, mas no caso de Brasil/Portugal essa bracha permanece; e vai continuar até a CE reclamar.

+++

MensagemEnviado: 02 Abr 2009 09:17
por joao
Ola Andre,

Não precisa se abdicar de nenhuma cidadania não! Apenas algums poucos paises pedem essa abdicação. Ainda mais no seu caso que é Portugues. Até onde eu sei, são mais os países do leste europeu que pedem isso, mas os dos nossos imigrantes não!(Italia, Alemanha, Portugues, espanhol, Japones e até mesmo EUA!)

Tendo ascendencia Portuguesa vc pode trabalhar em qualquer pais da União Européia, mas apenas lá! Você não pode nem ir para a America do Norte nem para a Oceania. Vc precisaria primeiro do visto para esses paises.

Por sinal, nem no sistema de sorteio dos EUA você poderá participar, pois é considerado o local de nascimento e sendo você brasileiro(eu acho pelo menos que vc é) não é permitido participar.

Eu sou descendente de Italiano, mas estou na fila a 9 anos agora(entrei em janeiro de 2000). e Ainda acho que apenas ano que vem irão me chamar. Por isso essas outras opçòes, que é exatamente para alguém que não tem nenhuma outra Nacionalidade que nào seja a brasileira.

[]'s

MensagemEnviado: 02 Abr 2009 09:51
por albertorcneto
Moro na Alemanha a 2,5 anos tambem e, se alguem quiser, estou a disposicao para eventuais duvidas.

So mais uma dica:

http://www.research-in-germany.de/corem ... ments.html

MensagemEnviado: 02 Abr 2009 11:05
por Djalma Toledo Rodrigues
Pô João vc não 'quebrou' as linhas ficou largo pacas.

Será que é possível ainda editar e concertar ?
.

MensagemEnviado: 02 Abr 2009 16:49
por joao
Oi Djalma,

Aqui para mim está normal! Acabei de testar no Iexplorer e também apareceu normal. Eu não quebrei as linhas, mas o próprio Firefox/IE se encarregou de fazer isso...

Que browser você está usando?

[]'s

MensagemEnviado: 02 Abr 2009 18:11
por styg
Oi João!!

cara, primeiramente, que lance é esse de tabela de pontos?
achei que era só voce achar uma oportunidade em sites de busca e tal, mandar cv e se o cara quisesse contratar, dai se providenciava um visto de trabalho.

canada achei que fosse mais facil de entrar.. 5 anos de espera??? mas isso é pra geral neh, tipo, incluindo neguinho que quer ir nem q seja pra varrer chao.

ja foi pra esses lugares que citasse?

MensagemEnviado: 02 Abr 2009 18:28
por pbernardi
styg escreveu:Oi João!!

cara, primeiramente, que lance é esse de tabela de pontos?
achei que era só voce achar uma oportunidade em sites de busca e tal, mandar cv e se o cara quisesse contratar, dai se providenciava um visto de trabalho.

canada achei que fosse mais facil de entrar.. 5 anos de espera??? mas isso é pra geral neh, tipo, incluindo neguinho que quer ir nem q seja pra varrer chao.

ja foi pra esses lugares que citasse?


Veja bem, você faz os teste para ser aprovado ono país. Uma vez aprovado, pode ir pra lá imediatamente, e em 5 anos vocë pode ter cidadania. Não são 5 anos de espera para entrar.

MensagemEnviado: 02 Abr 2009 20:27
por styg
faz teste, que teste? pra obter que tipo de visto, de trabalho?

MensagemEnviado: 02 Abr 2009 22:08
por pbernardi
styg escreveu:faz teste, que teste? pra obter que tipo de visto, de trabalho?


São as tais tabelas de pontos. Você precisa saber a língua (inglês ou francês, francês conta mais elo que sei), ter formação superior, dependendo da profissão conta mais ou menos pontos. A nossa área, pelo que ouvi, é uma das que contam mais pontos. Ser casado e jovem também conta pontos, pelo que me lembro.

Dá uma googlada, eu também não sei muito. O que sei são de amigos meus que foram para lá.

Quanto ao visto, é para trabalhar no país.

MensagemEnviado: 03 Abr 2009 05:16
por joao
Ola pBernardi e styg!

Olha vcs estõa se confundindo um pouco...
O que eu to falando não é WORK PERMIT. O nome desse sistema de pontos é HIGH SKILLED PROGRAM.

Qual a diferença na prática? QUe o primeiro a empresa é que faz todo o processo e, é claro, vc está vinculado a empresa. No segundo, vc tem direito de estar no pais por X tempo(Normalmente de 2 a 3 anos) e trabalhar em qualquer empresa que quiser, aonde pode ser até faxineiro que não terá problema.

O segundo, foi criado para se conseguir imigrantes para os países, já que eles precisam de pessoas qualificadas e abriram essa brecha para quem não consegue uma empresa que os patrocine.

Por isso que abri este tópico! :)

Eu posso falar de UK. Demorou 6 meses para conseguir o visto e posso ficar aqui por 2 anos e depois renovar por mais 3 anos e dai sim pedir o "leave to remain" e finalmente, 1 ano depois, pedir a cidadania britânica.

O problema é que o Canada tem fila de espera para se conseguir este tipo de visto. A última vez que cheguei a ver, em 2007, a fila de espera para ser chamado para a entrevista(eles fazem entrevista no caso Canadense) é de 3 anos para quem quer ir para o Lado Inglês(que seria o programa a nivel nacional) e 6 meses para o lado frances(que seria mais centrado em Quebec). Isso é fila de espera! depois disso, não demora nem 3 meses para você poder ir para lá, caso passe no sistemade pontos. Mas um amigo da minha esposa, que está indo para lá, disse que o dele demorou 5 anos! Por isso a data que eu coloquei ali. Só para vocês terem uma idéia, tem vários blogs sobre isso e estou colocando um aqui(http://cravoecanelanocanada.com/) que eles entraram em maio de 2007 com o pedido e até agora não foram chamados para a entrevista. Desculpem, não achei nada mais sobre o assunto, então não posso dar certeza sobre isso por enquanto.

Todos os sistemas de pontos que citei são para vc ir morar lá e, que fique bem explicado, considerar que lá é a sua nova casa! Logo, o visto lhe dá direito a trabalhar legalmente por quantas horas for o contrato, sem limite para isso(vc pode trabalhar mais de 40 horas, fazer 3 turnos, ter mais de 1 trabalho e etc).

Então, existem N tipos de vistos, mas esses que citei é caso não tenha NENHUMA empresa que queira te pagar o visto! Até onde eu cheguei a ver, tem só esses três lugares atualmente que fazem isso, mas infelizmente, UK ficou muito difícil agora, com esse novos valores.

Sites:
- UK:
oficial: http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/worki ... 1/general/
calculadora: http://www.workpermit.com/uk/uk-immigra ... nitial.htm (Essa calculadora é antiga, desculpem, mas não achei uma nova. O que muda é que o mestrado é obrigatório e você tem que provar 20k pounds que é aproximadamente 70k reais!)

- Canada:
oficial: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/ ... /index.asp
calculadora: http://www.workpermit.com/canada/points_calculator.htm

- Austrália:
oficial: http://www.immi.gov.au/skilled/general- ... migration/.
calculadora: http://www.workpermit.com/australia/poi ... ulator.htm

E qualquer pergunta, tento responder o mais rápido posssível.

[]'s

MensagemEnviado: 03 Abr 2009 11:09
por styg
desses que voce falou, acho que seria melhor pra mim a nova zelandia, pq ja tenho irmao morando la.
entao se eu conseguisse o high skilled, podia fica morando com ele até conseguir um trabalho bom.

sabe como funciona pra nova zelandia?

MensagemEnviado: 03 Abr 2009 12:08
por joao
Ola Styg,

Eu achei este site oficial da New Zeland:

http://www.immigration.govt.nz/migrant/ ... edmigrant/

E aqui uma calculadora:
http://www.workpermit.com/new_zealand/p ... t.htm?pass

Pelo o que eu pude entender, apenas lendo, NZ e Australia são as melhores opções, destas que eu coloquei, pois tem calor, praia e é bem desenvolvidos esses paises.
No que o teu irmào trabalha lá na NZ? Confesso que nunca imaginei em ir para NZ, apenas para a australia. Quem sabe acabe mudando de idéia novamente? :)

[]'s

MensagemEnviado: 03 Abr 2009 12:21
por brasilma
Putz e justo agora que tá todo mundo voltando!!!

Acho melhor ir estudando a lingua e aguardar um pouquinho...

MensagemEnviado: 03 Abr 2009 19:15
por styg
meu irmão trampa na exportadora de kiwi.. é chinelagem pra eles