Assunto interessante.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Assunto interessante.

Mensagempor fabim » 01 Abr 2009 14:15

Pessoal, a um tempinho atráz eu discuti com o pirex, sobre utilizar TC para fazer medição de potência momentânea e cumulativa.
Depois do muito pesquisar sobre este dito cujo, eu cheguei na conclusão que não tenho conclusão nenhuma.

Esqueçam o FP, nem vem ao caso ainda.

Imaginem um TC, que estou utilizando para medir corrente de um condutor, ele está me fornecendo a referência de que está havendo o consumo de 1A redondo em 127V@60HZ.

Sabendo que W = I*V, eu sei que o consumo momentâneo é de 127W.

Certo,. até aí tudo bem.

Agóra quando eu compro um equipo, no caso uma lâmpada, sei que a potência faz mensão a WH.
Ou seja, a potência consumida e marcada em uma hora, em um medidor de consumo será de 100W.
Porque o mecanismo eletro-mecânico que faz o acumulo de consumo, é alimentado pelo TC de forma a girar um sistema numérico que no final de uma hora irá me mostrar um incremento de 100W, a mais referênte a ultima medida.
Como ele é alimentado pelo TC, se dentro desta uma hora, houver incrementou ou decremento de consumo, isto reflete na medida, de forma que os 100W pode variar para mais ou para menos.

Certo, até aí eu consegui mentalizar e entender todo o processo.

Más, agóra falando digitalmente.
No mesmo sentido, utilizando um TC, e pegando a tensão proporcional a corrente momentânea do condutor a ser medida a corrente.

Como seria o processo de acumulação de potencia consumida?

Alguém pode me dar um show, sobre este assunto, que deveras interessante e esclarecedor ?

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor proex » 01 Abr 2009 15:59

Pimpolho, vejo que não aprendeu nada do que ensinei sobre o assunto.

Supondo que uma lampada consuma 100WH:

Se voce medir e somar a potencia consumida a cada 30 minutos e depois de 1 hora dividir o resultado pela quantidade de medidas, vai ter 100WH uai.

ou

Se voce medir e somar a potencia consumida a cada 15 minutos e depois de 1 hora dividir o resultado pela quantidade de medidas, vai continuar tendo 100WH.

ou

Se voce medir e somar a potencia consumida a cada 1 segundo e depois de 1 hora dividir o resultado pela quantidade de medidas, vai continuar tendo 100WH.

Faça como o papai ta mandando que funciona.

Bicho burro !!!!
proex
Dword

Mensagempor Peters » 01 Abr 2009 16:32

Em CC concordo com o proex, para AC leia um pouco sobre frequencia de amostragem.
Peters
Byte

Mensagempor barboza » 01 Abr 2009 21:29

Oi fabim, deixa eu dar um pitaco.

A forma que proex mostrou é claro e demonstrou com cargas constantes, vou dar um exemplo com cargas variáveis.

Vou desconsiderar as questões de conversões do TC em potencia, pois disse que já esta superado.

Imagine que faça uma amostra a cada segundo, ou seja sua taxa de amostragem será de 1Hz ou 60 amostras por minuto e com isso 3600 por hora que é a referencia para a medida de potencia, WH.

Imagine agora que vc tenha uma lampada de 100W nos primeiros 30 minutos e 2 entre 30 minutos e 1 hora.

com isso suas primeiras 1800 amostras terão valores de 100W e as próximas 1800 com 200W.

Para medir o consumo instantâneo, seria a medida (100 ou 200) dividido pela taxa de amostragem de referencia (3600) vezes o padrão de medida que quer (WH), neste caso, considerando os primeiros 100W seria:

(100/3600)*(1*3600), com isso é a sua própria medida, 100W.

Agora a cumulativa seria simplesmente ir somando as instantânea de acordo sua medida de referencia, ou seja / hora. Com isso no primeiro segundo seria 100/3600 = 1/36, no segundo some a soma antiga mais a nova medida e assim sucessivamente.

0, 1/36, 2/36 ..... 1800/36 (1800 segundos)

Com isso, aos 30 minutos você já consumiu (1800/36) = 50WH

Com a nova lampada acessa, seu consumo sobe para 200W que é sua medida instantânea e a cumulativa continua como antes:

1800/36, (1800/36)+(2/36), 1804/36, .... 5400/36 (3600 segundos = 1hora)

Então no final de uma hora você terá os 150WH de consumo cumulativo.

Se as lampadas desligarem, a medida vai a zero e o cumulativo se mantem.

Tenteu?
Editado pela última vez por barboza em 02 Abr 2009 16:06, em um total de 1 vez.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor barboza » 01 Abr 2009 22:06

Outra dica que sempre uso e acredito que vai precisar também.

Como estará fazendo medida em AC, não poderá efetuar medidas a cada segundo, pois será lenta e imprecisa.

De forma análoga a que comentei, você pode fazer medidas mais rápidas e usar a media delas como entrada para o processo já descrito a cada segundo, ou seja:

Vamos considerar uma taxa de amostragem de 1000Hz no seu AD, via int de timer ou int do próprio AD.

neste caso você pode ter uma acumulador de medidas e depois fazer uma media simples a cada segundo.

Imagine seu AD de 10 bits. 2^10=1024.
Taxa de 1000Hz
Então seu acc deverá ser maior que 1000 * 2^10.
32 bits é mais que suficiente.

Código: Selecionar todos
u32 u32_acc;
u16 u16_sample;
u16 u16_power;

void p_int_ad(void)
{
   u32_acc += AD;

if (++u16_sample >= 1000)
   {
      u16_power = u32_acc / u16_sample;
      u32_acc  = 0;
      u16_sample = 0;

// acumula as medidas de potencia
   }

}

capiche?
barboza
Word

Mensagempor jeanfernandes » 02 Abr 2009 01:24

Eehehehehe eu trabalhei um pouquim com energia posso dar meu testemunho: concordo com o proex...bixo burro da p* eh o fabim ehehehe

Brincadeira, fabim, depois eu posto aqui uns trossim. Mas medir energia do jeito que voce quer na oeh bem assim nao....
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor jeanfernandes » 02 Abr 2009 01:27

Mas pense ae no problema de cargas reativas....que desocam a fase da tensao com relacao a corrente. Ai medir online talvez nao sej assim tao na boa....

Fuiz.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor Francesco » 02 Abr 2009 01:51

Realmente, fazer a medição de cargas com FP diferente de 1 é um pouco mais complicado. Nem tanto quando ele atrasa ou adianta, mas quando cria armônicos.

A alguns anos cheguei a desenvolver um relógio de luz digital usando TC e um senhor AD. Era um chip especial da Analog Devices, a linha ADE7xxx.

Dê uma olhada, ele faz todo o trabalho para você até quanto ao FP.
http://www.analog.com/en/analog-to-digi ... index.html
Francesco
Word

Mensagempor proex » 02 Abr 2009 07:23

jeanfernandes escreveu:Mas pense ae no problema de cargas reativas....que deslocam a fase da tensao com relacao a corrente. Ai medir online talvez nao sej assim tao na boa....
Fuiz.

Pra fugir dessa complicação de deslocamento de fase com carga indutiva, eu adotei leituras True Rms para corrente e tensão numa placa controladora de um entabilizador trifásico que fiz para um cliente.

O que se pretende com o resultado W/Hora é mostrar a média do consumo e não picos instantâneos.
proex
Dword

Mensagempor fabim » 02 Abr 2009 08:02

Opa, beleza pessoal, estou começando a entender..

Mais sobre medir o FP, com o proprio TC e um TIL111 ou outro pra medir passagem por zero da pra fazer, a uns anos atrás, eu perguntei aqui como calcular, e acabei o projeto pro meu crienti.
Peguei um controlador de nome, coloquei o meu ao lado.
Por todos os testes que eu fiz a margem de erro do que eu fiz deu menos de 2%, relativo aos testes que eu fiz com o nome de porte.

Pois bem, eu estava pensando mesmo é o seguinte.
Retifico a saida do TC, depois de bem calibradinho...
Saida em onda completa.
para cada dois picos, eu faço +/- 16 amostras, e pego a média.
ACC = média
para os proximos dois picos o mesmo.
ABB = média

resu = ACC+ABB/2 =

Estão vendo, eu pego agóra da mesma forma pra frente, ACC e ABB, faço a média e guardo em resu, e faço a média de resu com o resu anterior.

Este ciclo, deixa a margem de TRUE RMS com aproximação menor que 4%. Pois dessa forma você esta fazendo um SFFT.

E média de 4 para 2 para 1.

Armônicos, ruidos, picos instantaneos, são descartados. E pego apenas o valor real da grandeza medida.

Celto, por aí eu consegui entender mais ou menos.
Mais alguém aí tem mais pitaco ?

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor proex » 02 Abr 2009 08:58

Eu obtive precisão muito melhor que 4% aumentando o numero de amostras por ciclo (64 amostras por ciclo) e usando conversor de no minimo 12 bits com referencia de 4,096V.
proex
Dword

Mensagempor fabim » 02 Abr 2009 12:39

eu sei cabecinha!!!!
Estou dando um exemplo, lembra que eu sei como o Sr fez o do Sr ?

fabim

SFFT = Super Fast Fourrier Transformer, nossa estou com a imaginação fertil, "muita caca dentro", kkk. Mais ficou bem bolado..
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Abr 2009 14:18

Barbosa.
Sua explicação foi muito exclarecedora. Parabéns.
Você se equivocou apenas no segundo período (dos 30 minutos aos 60 minutos). O consumo é o dobro do primeiro, que foi de 50WH. Logo, seu consumo em uma hora será de 50 + 100 = 150 WH (ou 100*1800/3600 + 200*1800/3600).
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor barboza » 02 Abr 2009 16:07

MOR_AL escreveu:Barbosa.
Sua explicação foi muito exclarecedora. Parabéns.
Você se equivocou apenas no segundo período (dos 30 minutos aos 60 minutos). O consumo é o dobro do primeiro, que foi de 50WH. Logo, seu consumo em uma hora será de 50 + 100 = 150 WH (ou 100*1800/3600 + 200*1800/3600).
MOR_AL

Bem observado!
Já editei, pois 5400/36 = 150WH
barboza
Word

Mensagempor fabim » 03 Abr 2009 14:21

Well, não tentem fazer TC em casa crianças..
Estou passando uma réiva danada, calculo - descalculo, enrolo - desenrolo..
E não entro em um consenço.. Poxa esses todoires são uma porqueira..
AL mentirozo - +/- 40% de variação..
Curva de frequencia, mais mentiroza ainda..

Cruis crédo..

Comprei um mais muito fraquim.. Tambem R$2,95....

Alguém aí sabe onde consigo comprar 3 unid´s com preço bom ?
Pra coisa baixa, máximo de uns 40A.

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais