Fórum sobre desenvolvimento de sistemas embarcados: Hardware e Software, Tecnologias: Eletrônica digital e analógica, Microcontroladoras, Microprocessadores, Sistemas *NIX (Linux, BSD), Software embarcado Baremetal. Sem fins lucrativos.
Estou utilizando um conversor USB-serial para gravar um microcontrolador, acontece que usando este conversor a gravação demora mais de 3 minutos, e no computador com serial normal grava em 30 segundos. O conversor é da Prolific.
Imagino que o driver da Prolific seja problematico. Estou pensando em comprar um da FTDI.
Alguém já teve este problema e conseguiu resolver com algum conversor?
Se vocês estão usando desktop (e não notebook), sugiro instalar uma placa multiserial, comprei uma com duas seriais e uma paralela, e funciona muito melhor. Já tive problemas usando conversores USB-seriais.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
Jorge_Francisco escreveu:Uso um conversor com driver da profilic e funciona normalmente.
Eu também, comigo funciona perfeitamente. Os que uso têm chipset da FTDI e driver da profilic.
Mas uma camarada aqui da empresa já reclamou que só consegue trabalhar com ele em baud de até 19.200. Acredito que o problema seja da serial dos dispositivos que voces estejam trabalhando. De fato, esses conversores não tem uma tensão de Bias que ajude muito.
+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Eu já tive problema, rodando a 115k no pau, sem parar, depois de uns 5 minutos dava crash. Pela serial de verdade fica rodando por semanas a fio sem dar nenhum problema.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
USB -> Serial é meio loteria. Eu tenho (só) um aqui que funciona muito bem, a 115200 e não da problema algum (profilic). Todos os outros que testei ou não funcionavam ou funcionavam meio capenga.
Outra coisa é que no meu desktop conversor nenhum funciona direito, acho que o ruído da fonte é tanto que corrompe todos os bits hehe. No laptop vai ok.
Os chips FTDI tem o modo bitbang onde poderiamos fazer um gravador USB com poucos componentes.
O modo Bitbang preenchemos um buffer com o que será enviado, depois setamos a velocidade que será entregue nos pinos os dados(Um tipo de Baudrate) e depois disparamos.
O chip vai ler o valor dos pinos, e vai gravando o buffer conforme o tempo definido. e no fim do envio, o chip devolve o buffer lido da USB.
Nos aplications notes do FT232R temos um exemplo de gravador de FPGA. Talvez tenha alguma luz.
Cara já tive problemas com conversores do tipo e descobri o seguinte. Muitos fabricantes que usam o CI da prolific, para baratear não utilizam o cristal de 12Mhz no oscilador do mesmo. Aí vira um bacanal de instabilidade.... Quando usam cristal é beleza. Uso um conversor aqui a 230400bps sussa para programar os uC.
Abrax
"Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes." (Henry Ford)