Válvula 3 vias com controle PID

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Válvula 3 vias com controle PID

Mensagempor jean » 25 Fev 2009 17:14

Boa tarde senhores

Estou precisando de uma válvula pra controle de processo, onde em um lando da válvula vou entrar com água a 45°C do outro lado com agua a temperatura ambiente e a saída eu tenho que controlar pra que a temperatura fique em torno de 35 °C. Nesse caso vou ter um PT100 ligado em um controlador e um controlador de processos vai controlar a abertura da válvula mais pra fria ou mais pra quente, e com isso manter a temp regulada.
Alguém conhece algum lugar que venda esse tipo de válvula???
Estou precisando com urgência, se alguém souber me avisa.
[]
Jean

"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."
Roberto Shinyashiki
jean
Byte

Re: Válvula 3 vias com controle PID

Mensagempor andre_luis » 25 Fev 2009 19:36

jean,

As válvulas utilizadas em máquinas de lavar provavelmente sirvam. São baratas, mas necessitam de pressão mínima para operarem satisfatoriamente. Qualquer lojinha do ramo vende isso.

Se quizer algo mais profissional, pode procurar pela marca Danfoss.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor jean » 26 Fev 2009 08:37

Valeu André

Mas o negócio é industrial, não da pra usar as de máquina de lavar...
A Danfoss não tem esse tipo de válvula, já falei com eles.
[]
Jean

"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."
Roberto Shinyashiki
jean
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 26 Fev 2009 11:26

Porque não usar duas válvulas proporcionais ?
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor edison » 05 Mar 2009 00:09

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Porque não usar duas válvulas proporcionais ?

Concordo com vc.....! Mas usando uma eletro-válvula NF simples em série com uma de esfera manual.
Se a temperatura dágua quente na entrada for muito maior que a desejada,mantenha com vazão reduzida ( na de esfera) e controle a da água fria.
Se a temp. for próxima estrangule a fria (na de esfera)e controle a quente.
Um simples controlador de temperatura com setpoit bem baixo pode ser usado nesse caso.
Só teria atentar à vazão do circuito X tempo de resposta do controlador de temperatura.

É um "misturador" chique!!

Qual é a precisão e vazão envolvidas?

Té mais.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor jean » 05 Mar 2009 08:30

valeu pessoal pelas dicas.
mas o sistema tem que ser profissional, e já pronto. Não dá pra usar paleativos..
Encontrei na Honeywell uma válvula com controlador que atendem minha necessidade.
[]
Jean

Roberto Shinyashiki
jean
Byte

Mensagempor ivan » 05 Mar 2009 21:09

Jean,

Posta ae o codigo desta válvula por favor.

Obrigado!
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor edison » 06 Mar 2009 00:15

ivan escreveu:Jean,

Posta ae o codigo desta válvula por favor.

Obrigado!

Tb quero saber.

Té mais.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor petgomes » 06 Mar 2009 09:23

Jean, eu aconselho vc a usar duas válvulas separadas juntando em um Y após elas, ja tive problemas e com válvulas de 3 vias e uma válvula de 3 vias com acionamento (pneumático ou elétrico) deve ser bem cara.

Outra dica é (se possível) somente controlar a agua quente, deixe a agua ambiente fluir livre, dessa forma vc vai economizar energia para esquentar a agua já que vai usar menos agua quente.
petgomes
Nibble

Mensagempor jean » 06 Mar 2009 10:06

segue o link da válvula https://customer.honeywell.com/Honeywell/UI/Pages/Catalog/ComponentCategory.aspx?Catalog=Buildings&Category=Ball+Valves_224&ChannelID=%7b02CD9124-96F3-4A04-8EA7-1777CCCAD5B3%7d

petgomes, a ídeia é muito boa, mas o problema nesse caso é que eu estou em Blumenau/SC e o Cliente é de Castelo/ES e essa válvula foi dimensionada pela empresa que fez o projeto de tubulações, ou seja, tem que ser de 3 vias.
Eu também achei ezagero usar essa solução, isso sem falar no preço, mas nesse caso tem que ser assim. Mas valeu pelas dicas.
[]
Jean

Roberto Shinyashiki
jean
Byte

Voltar para Assuntos Gerais