por albertorcneto » 19 Fev 2009 08:41
joao,
Lembra da mafia das sanguessugas, da mafia das ambulancias, etc.? Pois eh assim que funciona. Quando funciona bem, eh so um suborno suave ou voce ate consegue ganhar, mas na maioria das vezes demora pra receber ou nem recebe.
A coisa melhorou nos ultimos anos. Digo isso com relacao a camaras de ar para bolas, que era o que eu fabricava. Antigamente era descarado. O camarada dizia que a outra iria ganhar e que nao tinha nenhuma maneira de participar. Atualmente, em alguns lugares existem pessoas honestas, mas que, muitas vezes, patinam na burocraria. Basicamente, quem ganha muitas vezes nao fabrica, so cuida da (enorme) papelada, compra e revende por um preco muito maior.
Revende por um preco muito maior porque o risco de receber com um ano ou mais de atraso, ou detomar calote eh enorme. Entao, se voce ganha e eh pago, bom. Voce tem uma margem de lucro alta. Mas se nao recebe, corre o risco de quebrar, como aconteceu comigo.
Isso fora as vezes que devolviam toda a mercadoria porque achavam que tinha alguma coisa errada, quando nao tinha.
Bom, to te contando a minha experiencia, que nao foi das melhores.
Talvez se voce entrasse com um atravessador, se houvesse calote, ele arcaria com o calote e, se ele nao quisesse pagar, voce executa ele, porque executar o governo eh querer perder dinheiro com advogado. Mas, eh claro, ele iria ganhar (muito) em cima sem fazer nada.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams