Tenho uma boa idéia! Como aproveitar isso?

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Tenho uma boa idéia! Como aproveitar isso?

Mensagempor joao » 22 Jan 2009 13:33

Ola pessoal,

Lá vem eu com mais uma pergunta doida...
:)

No momento não tenho nenhuma idéia incrível, mas abri este tópico para discutirmos como podemos aproveitar esta idéia...

Digamos que vc tenha uma boa idéia! Aquela que vc acha que vai revolucionar uma área em específica...

E agora José?!?!?!?!?

A minha idéia:
1 - Tentar achar pelo menos mais um caboclo para dividir o risco e o trabalho contigo. Trabalhar em duplas, trios, quartetos é sempre mais fácil do que tentar fazer algo sozinho.

2 - Começar a fazer a parada para ver o quão possível é de faze-la. Nessa parte, uma boa leitura também irá resolver o problema. Mas as vezes, as ferramentas que vc estava pensando em usar nào são o suficiente e vc consegue achar isso já no começo do projeto. Sem contar que vc terá idéia de quão difícil será!

3 - Dinheiro! Essa é a pior parte! Não sei ainda como é a melhor maneira para conseguir manter a empresa no começo. Conseguir ajuda de instituições? Fazer a empresa dentro de uma incubadora? Sei que o FINEP e o SEBRAE ajudam nessa parte. Se souber de outras, bota o nome ai! :)

5 - Botar para vender! Ai é o que eu ja tinha perguntado no passado. O jeito é mandar carta(Não e-mail), visitar futuros clientes, participar de feiras fazer anuncio de revista e etc. Depende muito do que vc está vendendo e qual a área...

O que acham? Deem suas opiniões caso vcs tivessem uma boa idéia! Quem sabe isso ajuda a mim e a outras pessoas no futuro!

De pergunta é:

1 - Quanto tempo vc daria desde a idéia até a primeira venda? Eu imagino que tem que ser algo rápido, de não mais do que 6 meses...

2 - Você mudaria de cidade para ganhar vantagens? Como incentivos fiscais, maior chance de achar gente qualificada e etc?

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Mensagempor renatokodaira » 22 Jan 2009 14:27

1 - Tentar achar pelo menos mais um caboclo para dividir o risco e o trabalho contigo. Trabalhar em duplas, trios, quartetos é sempre mais fácil do que tentar fazer algo sozinho.


Esses caboclinhos se chamam socios e ajudam em capital (dinheiro para investir), força de trabalho (ao inves de empregados) e responsabilidades. Mas por outro lado dividem os ganhos com voce. Por isso precisa ver quanto vai render o negocio pra ver se sustenta varios socios. As vezes o negocio soh eh rentavel o suficiente para uma pessoa.

2 - Começar a fazer a parada para ver o quão possível é de faze-la. Nessa parte, uma boa leitura também irá resolver o problema. Mas as vezes, as ferramentas que vc estava pensando em usar nào são o suficiente e vc consegue achar isso já no começo do projeto. Sem contar que vc terá idéia de quão difícil será!


Voce pode fazer somente o projeto e mandar fazer em uma empresa terceirizada, desde que tenha resguardo para que nao haja problemas de copias (i.e. patente, registro de marcas, etc).


3 - Dinheiro! Essa é a pior parte! Não sei ainda como é a melhor maneira para conseguir manter a empresa no começo. Conseguir ajuda de instituições? Fazer a empresa dentro de uma incubadora? Sei que o FINEP e o SEBRAE ajudam nessa parte. Se souber de outras, bota o nome ai!


A CEF (tem propaganda na TV que vi recentemente) e o BB tambem tem linhas de credito para empreendedores. Outra opçao eh o BNDES (www.bndes.gov.br) que tambem ajuda pequenos empreendedores, inclusive na aquisiçao de maquinas e equipamentos (FINAME). Geralmente bancos oficiais tem linhas de credito mais baratos e de longo prazo. Mas tenha em mente que voce precisa dar garantias e que sempre precisarah por um pouco de capital proprio, bancos querem que voce tenha uma parcela de comprometimento com seu negocio, que voce confia no seu negocio. Entao precisa ter um certo capital pra investir.

5 - Botar para vender! Ai é o que eu ja tinha perguntado no passado. O jeito é mandar carta(Não e-mail), visitar futuros clientes, participar de feiras fazer anuncio de revista e etc. Depende muito do que vc está vendendo e qual a área...


Se achar um socio que seja bom vendedor e que faça o trabalho comercial eh um bom começo. Se voce nao tem experiencia nem tino comercial fica dificil, a nao ser que o produto ou ideia seja realmente bombastico. Eu penso e acho que boa parte do sucesso de um empreendimento eh o vendedor. Tratar bem o cliente eh arte, vender eh arte, nao deve ser desprezado.


O que acham? Deem suas opiniões caso vcs tivessem uma boa idéia! Quem sabe isso ajuda a mim e a outras pessoas no futuro!

De pergunta é:


1 - Quanto tempo vc daria desde a idéia até a primeira venda? Eu imagino que tem que ser algo rápido, de não mais do que 6 meses...


Depende, se hah o risco de obsoletismo do produto, entao o ciclo de vida tambem serah curto e voce terah que criar ou desenvolver outros (na area de eletronicos ou moda isso eh flagrante). Na area de alimentaçao por exemplo, nao hah essa pressa.

2 - Você mudaria de cidade para ganhar vantagens? Como incentivos fiscais, maior chance de achar gente qualificada e etc?


Tudo eh relativo, depende tambem de mercado, publico alvo, logistica de fornecedores (aumento de custos), concorrencia estabelecida, do seu proprio custo de vida (custo de moradia, educaçao dos filhos, sistema de saude, etc), qualidade de vida, etc
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Mensagempor proex » 22 Jan 2009 15:52

De acordo com os melhores livros sobre marketing, após ter uma boa idéia, pesquise se há mercado para ela, o tamanho real dele e o porte de seus concorrentes.

Investidores não investem em idéias e sim em mercados.
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Mensagempor EDSONCAN » 22 Jan 2009 17:57

Jose ou João.
Uma ideia é 1% do problema,
Para montar um empresa em um incubadora, conseguir dinheiro no BNDES, buscar um socio ou etc, tera que contar para alguem e deixara de ser segredo, mas mesmo para contar tera que fazer o que em marketing se chama bussines planning, começe por ai e veja se essa ideia é viavel, a maioria morre por ai nessa etapa.
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Mensagempor msamsoniuk » 22 Jan 2009 20:35

o que o proex falou certamente eh o mais importante! existe muita gente no mundo tendo ideias o tempo todo para produtos incriveis que nao servem absolutamente para nada e ninguem no mundo compra! :)

e eu digo mais, ter uma ideia incrivel que resolve um monte de problemas eh apenas um belo caminho para o fracasso a longo prazo, pq sempre existem concorrentes e sempre existem solucoes melhores e mais completas. o esquema eh vc ter *muitas* ideias, umas 1000 pelo menos, que facam logica umas com as outras e formem solucoes de mercado realmente completas. daih vc tem um tipo de integracao vertical:

http://en.wikipedia.org/wiki/Vertical_integration

que eh pendurar o cliente em voce, dentro do seu segmento de trabalho, fornecendo para ele do parafuso ao supercomputador, com boa qualidade e velocidade, criando assim uma verdadeira dependencia do cliente em relacao a vc. as vezes eh melhor cultivar uns poucos clientes grandes e fieis do que sair querendo pegar o mercado como um todo, mas nao deixa de existir a figura que o proex citou: mercado alvo.

daih tb eh meio implacavel com os concorrentes neh, pq eles nem chance tem! se o cliente quer comprar um prego, ele sempre liga antes para vc e nem se importa com o preco! daih eh soh ir aumentando o leque de produtos para ir vendendo em cima da clientela q jah compra de vc :)

obviamente se o seu concorrente for a apple, ibm ou sony, vc provavelmente nao vai ter chances hahaha embora muitas empresas pequenas consigam florescer justamente visualizando gaps de mercado que as grandes nao conseguem atender direito.

em relacao a empresa, melhor eh sempre ter menos gente.

para isso existem maquinas neh, elas trabalham sem parar e nao pedem ferias. mas nem sempre eh possivel, entao eu acho que a triade certeira eh um bom diretor de engenharia, um bom diretor de vendas e um bom diretor financeiro, senao o negocio nao anda!

proex escreveu:De acordo com os melhores livros sobre marketing, após ter uma boa idéia, pesquise se há mercado para ela, o tamanho real dele e o porte de seus concorrentes.

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Mensagempor albertorcneto » 23 Jan 2009 06:16

Joao,

Da uma olhada sobre capital de risco.

Existem instituicoes especializadas em investir em empresas, principalmente de tecnologia, entrando como socias. Elas funcionam assim: entram com o dinheiro e voce entra com o conhecimento. Depois de algum tempo, quando a empresa cresce e ganha valor, elas botam a parte delas a venda. Voce pode comprar ou deixar que outras pessoas comprem. Conheco so a ABCR (Associacao Brasileira de Capital de Risco) e sei que eh muuuuito dificil conseguir alguma coisa assim.

O SEBRAE tambem tem a ideia das incubadoras.

Mas, como todos falaram, a ideia eh so uma pequena parte do projeto como um todo. Ainda mais no Brasil, onde o conhecimento profundo do mercado (leia-se QI-quem indica) eh o mais importante. Conheco muita gente que tenta competir com um produto de otima qualidade, com precos excelentes e otimo servico mas nao coseguem mercado porque nao conseguem entrar na mafia. E isso acontece com muitos mercados.

O ideal seria conversar com algum representante de produtos concorrentes ou similares, e ver qual seria o mercado da sua ideia. Mas, sinceramente, procure ajuda de um especialista (administrador ou economista). Fazer um estudo de mercado eh uma das coisa mais importantes e mais dificeis, talvez a mais.
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Mensagempor joao » 23 Jan 2009 06:21

Um dos melhores programas de TV que eu assisti na minha vida foi esse:
http://www.bbc.co.uk/dragonsden/

Selecionei no youtube um search sobre isso:
http://uk.youtube.com/results?search_ty ... ragons+den

Realmente é interessante como esse programa funciona, principalmente que está diretamente ligado ao que perguntei....
São 5 Dragons(milionários ou bilionários) que recebem pessoas com diferentes projetos e apenas perguntando eles decidem se irão investir ou não na empresa da pessoa. Essa é a melhor parte! Eles não sabem nada sobre o mercado nem do produto! Apenas perguntam e dai se gostam eles fazem uma contra proposta em relação ao que a pessoa pediu.

O que as pessoas pedem é sempre uma venda da parcela da empresa, como por exemplo 10% da empresa por 100k pounds. 50% por 50K e assim vai...

Se tiverem tempo, assistam! Muito bom.

Mas, voltando ao assunto. Realmente o que se ve neste programa é o mercado. Muitas idéias morrerão na negociação porque eles não acharam mercado para ela. Isso que a maioria de quem vai lá já está comercializando o produto.

Concordo que também é interessante sempre ter estes três pilares na empresa: Engenharia, Vendas e Financeiro.

E ainda coloco mais uma adendo: Tem que gostar do que vai fazer!

E outra etapa que não pode ser esquecida é a de registrar a marca e a patente! Se a idéia é boa, realmente não pode deixar de registra-las para poder tentar ganhar alguma coisa no futuro caso apareçam cópias. Se é que dá para ganhar algo no futuro. Neste programa acima teve um cara que tinha um projeto que era de que usando apenas fotografias, o programa conseguia fazer o objeto 3D e também fazia um modelo usando um material que não me lembro. E dai acabaram comprando uma parcela da empresa do cara e falaram que caso a empresa não desse lucro, eles poderiam vender a patente do mesmo.

Agora vem outra questão que me intriga:
Nós sabemos que existem vários produtos importados que quando chegam no Brasil custam uma fortuna. E não estou me referindo a TVs, MP3 e etc. E sim a coisas menos corriqueiras, como um Eletrocardiograma, marcapassos e etc. Fiz uma varredura no santo google e vejo que esse tipo de coisas não fabricadas aqui, mas sim são importadas. Como ficaria se eu quisesse fazer um produtos desses(pode até entrar produto eletrônico usado no dia a dia mesmo)? Eu não precisaria pagar pela patente, acredito eu, pois são produtos que já existe concorrência no mercado externo, mas não existe desenvolvimento interno para o mesmo.

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Mensagempor proex » 23 Jan 2009 07:25

Joao, equipamentos médicos e hospitalares exigem normas rigidas ministradas pela Anvisa e homologações, testes em laboratórios qualificados que encaressem muito o projeto e custo final.

Além do que, o fabricante de tais equipamentos são obrigados a trabalharem de acordo como as normas ISO exigidas.

Se forem equipamentos de suporte a vida como Marcapasso e Ventiladores por exemplo, as normas são mais rigidas ainda e os componentes eletronicos usados nesses produtos são carissimos.

Depois disso tudo vc ainda tem que convencer os hospitais a comprarem seu equipamento, vc estará concorrendo com grandes fabricantes mundiais que ja possuem tradiçao e credibilidade nessa área. Terá que vencer também o lobby que eles fazem junto aos hospitais e médicos que usam seus equipamentos.

.
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Mensagempor joao » 23 Jan 2009 07:39

Ola Proex!

Obrigado pela sua explicação!

Mas eu acho estranho não existir fabricante nacional desses produtos...
De balanças eu achei um fabricante que na verdade monta elas e vende, mas pelo o que eu entendi não exatamente um desenvolvimento das mesmas...


Mas produtos médicos em sua maioria são apenas estrangeiros e o que achamos por aqui são revendas...

Se estiver errado, por favor me avisem!

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Mensagempor Abuda » 24 Jan 2009 09:40

Como presto serviço para empresas de equipamentos médicos vão alguns comentários.

Joao, equipamentos médicos e hospitalares exigem normas rigidas ministradas pela Anvisa e homologações, testes em laboratórios qualificados que encaressem muito o projeto e custo final.


É caro mesmo R$5000 por dia lá no INPE

Se forem equipamentos de suporte a vida como Marcapasso e Ventiladores por exemplo, as normas são mais rigidas ainda e os componentes eletronicos usados nesses produtos são carissimos.


As normas são mais rígidas, os componentes eletrônicos são os mesmos.

Depois disso tudo vc ainda tem que convencer os hospitais a comprarem seu equipamento, vc estará concorrendo com grandes fabricantes mundiais que ja possuem tradiçao e credibilidade nessa área. Terá que vencer também o lobby que eles fazem junto aos hospitais e médicos que usam seus equipamentos.


Essa sim é maior verdade de todas, existe um lobby desgraçado e os editais são totalmente direcionados.

Existem empresas nacionais desenvolvendo e fabricando quase todo tipo de equipamento médico hospitalar.

Vá um dia na feira HOSPITALAR que costuma ser no Center Norte em São Paulo perto da rodoviária e você encontrará todos os fabricantes.
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Mensagempor joao » 24 Jan 2009 18:42

Ola Abuda!

Obrigado pelas dicas!

Mas infelizmente eu tenho mais perguntas! :)

1 - Como posso ver sobre os custos lá no INPE? Existe no site?

2 - Achei a lista de expositores lá na no site da hospitalar:
http://www.hospitalar.com/cgi-bin/lista ... P&IDIOMA=P

Mas eu já tinha visto os sites de várias dessas empresas e não achei nenhuma que realmente fabricasse o equipamento. Eram apenas revendas.

Neste caso eu acho(apenas é um chute) que o equipamento é obrigado a passar por avaliação no país, uma vez que as regularmentações são diferentes entre os paises. Ou seja, uma revenda é obrigada a refazer os testes de um produto que está sendo importado. Não tem?

Se estiver enganado, esteja a vontade para comentar.

Como exemplo podemos pegar qualquer equipamento hospitalar. Por exemplo um medidor de pressão.

PS: Alguém sabe o preço de um medidor de pressão? Eu sei que em UK vc acha por uns 50 reais...

Obrigado,
Joao
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 24 Jan 2009 19:53

joao escreveu:... E ainda coloco mais uma adendo: Tem que gostar do que vai fazer!... []'s

Ledo engano.
Tem que "gostar" do lucro.
Haja vista que Sadia, Perdigão, Frango Rica, ODEIÃO os frangos .
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Mensagempor jeanfernandes » 25 Jan 2009 09:54

Acho que o lobby alheio é o concorrente mais dificil.
Se for pro governo entao.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
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Mensagempor msamsoniuk » 25 Jan 2009 14:24

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
joao escreveu:... E ainda coloco mais uma adendo: Tem que gostar do que vai fazer!... []'s

Ledo engano.
Tem que "gostar" do lucro.
Haja vista que Sadia, Perdigão, Frango Rica, ODEIÃO os frangos .


entenda-se "gostar do que vai fazer" como "entenda muito bem sobre o que vai fazer" ... motivo pelo qual a GM, cisco, siemens e microsoft nao estao vendendo frangos! :)

e eh como o jean falou, estamos no brasil, se vc tem uma ideia boa fuja rapido para o canada antes que roubem ela... no brasil quem rouba pouco eh otario! o negocio mesmo eh roubar as ideias dos outros hein!
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Mensagempor Abuda » 25 Jan 2009 18:24

João,

Não poderei responder todas as suas dúvidas com precisão, pois como disse apenas prestamos serviço na parte de projetos eletrônicos e só estamos a par do que os circuitos devem suportar nos testes do INPE e não todas as regulamentações para produtos médicos, mas vamos lá.

1 - Como posso ver sobre os custos lá no INPE? Existe no site?


Existem empresas especializadas em mostrar o caminho das pedras para a homologação, é ela que contrata os laboratórios e tudo mais que for preciso, sendo assim, o preço dia de R$5000,00 foi o que me passaram quando perguntei, não tenho maiores detalhes.

2 - Achei a lista de expositores lá na no site da hospitalar:
http://www.hospitalar.com/cgi-bin/lista ... P&IDIOMA=P

Mas eu já tinha visto os sites de várias dessas empresas e não achei nenhuma que realmente fabricasse o equipamento. Eram apenas revendas.


A maioria é revenda de instrumental ou produtos de consumo como bandagens e etc.
Acredito que os editais deem privilégio a empresas nacionais por isso reafirmo que existem muitas na área desenvolvendo no Brasil.

Neste caso eu acho(apenas é um chute) que o equipamento é obrigado a passar por avaliação no país, uma vez que as regularmentações são diferentes entre os paises. Ou seja, uma revenda é obrigada a refazer os testes de um produto que está sendo importado. Não tem?


Qualquer equipamento deve ser homologado.

O medidor de pressão que é vendido em farmacias não deve precisar de absolutamente nenhuma homologação já que não é de suporte a vida. Talvez um INMETRO só pra garantir que cumpre o que promete.

Como disse não tenho maiores detalhes.
Abuda
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