Ensino de Eletrônica

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Ensino de Eletrônica

Mensagempor fender » 20 Jan 2009 17:45

Opa pessoal, tudo bem?

Já faz algum tempo que sou integrante do fórum e inclusive já fiz também algumas perguntinhas meio básicas aqui também (e não tenho nenhuma vergonha disso).

Posso dizer que esse fórum colaborou e muito na minha formação e nas decisões que tive de tomar na minha vida no que diz respeito ao aspecto profissional principalmente no quesito motivação.

Hoje, sou formado em Engenharia Eletrônica e atualmente estou terminando o meu Mestrado em Controle (com direito a algumas cadeiras da área de Processamento Digital de Sinais), que aqui entre nós, pra quem gosta de Matemática, é um prato cheio!!!

Gostaria de poder participar de alguma forma com a divulgação do ensino na área técnica no Brasil, que infelizmente, acredito que está sendo muito desvalorizado.

Caso alguém tenha algo a comentar algo a respeito, fique à vontade...

Abraços,

Humberto
fender
Byte

Mensagempor fender » 21 Jan 2009 21:02

Só complementando o meu post anterior, estou pensando em escrever algumas apostilas em que eu possa comentar a respeito de alguns assuntos que acredito seja de interesse de alguns aqui do fórum).

Os assuntos são pertinentes a:
- Controle Clássico
- Controle Moderno
- Controle Ótimo
- Processamento Digital de Sinais (DFT, FFT, Implementação de Filtros FIR e IIR)
- Modulações envolvidas em Telecom (QAM, FSK, PSK, ...)

gostaria de saber do pessoal do fórum, se existe alguma sugestão à implementação desse projeto de grande envergadura que pretendo realizar.

Abraços,

Humberto
fender
Byte

Mensagempor renatokodaira » 22 Jan 2009 09:00

Oi Humberto !

Te convido a participar da Wiki de eletronica do qual eu participo:

http://eletronica.wiki.br/index.php/Ele ... t%C3%A1rio
renatokodaira
Byte

Mensagempor fender » 22 Jan 2009 09:07

Obrigado pelo convite Renato.

Abraços,

Humberto
fender
Byte

Mensagempor fender » 23 Jan 2009 12:42

Bem, como o pessoal não postou nada a cerca do tópico, acredito que tais assuntos não sejam de interesse dos mesmos.

Abraços,
Humberto
fender
Byte

Mensagempor mastk » 23 Jan 2009 15:58

que isso, soh nao entendi o que pretende....

No primeiro topico ficou vago e depois apostilas.
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 23 Jan 2009 19:38

Humberto,

Tenho muito interesse no assunto sim; só não escrevi antes porque não acessei esse tópico.

Um assunto que me interessa muito é o de processamento de imagens. Tem muitas técnicas nessa área, tanto para detecção de padrões como para rastreamento, usando redes neurais, auto-correlação, etc...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fender » 23 Jan 2009 22:39

andre_teprom escreveu:Humberto,

Tenho muito interesse no assunto sim; só não escrevi antes porque não acessei esse tópico.

Um assunto que me interessa muito é o de processamento de imagens. Tem muitas técnicas nessa área, tanto para detecção de padrões como para rastreamento, usando redes neurais, auto-correlação, etc...

+++

Bem, com relação a área de Processamento de Imagens podemos dizer que é praticamente um ramo da área de Processamento Digital de Sinais, tanto que para realmente ser um relativo "conhecedor" do assunto, a pessoa tem fazer cadeiras básicas, tais como: IPDS (tratamento de sinais em geral), Processos Estocásticos ( onde você vai aprender uma a ter conhecimento de Funções Auto-Correlação, Processos Ergódicos, etc...), Filtragem Adaptativa (coeficientes variáveis de filtros no tempo, etc...), Detecção e Estimação, entre outras cadeiras...

Com relação a utilização de Redes Neurais ou lógica Fuzzy, percebe-se que são cadeiras que se aplicam praticamente em qualquer assunto, pela facilidade com que tratam determinado problema que se fosse utilizadas as maneiras covnencionais de resolução, tomaria-se um tempo relativamente não desejável( veja o problema o Pêndulo Invertido trabalhado em Lógica Fuzzy).

De maneira geral, o nível do conhecimento dependerá do nível de complexidade do seu projeto (que às vezes, uma só pessoa não consegue abarcar).

Mastk, realmente a minha idéia do primeiro post era essa, de ser uma idéia geral, abstrata, para que desse um ponta-pé inicial no assunto.

Penso sim, em escrever algumas apostilas inclusive com algumas aplicações envolvendo porque não, microcontroladores e CPLD´s, já que este é o assunto mais abordado neste fórum.

Abraços,

Humberto
fender
Byte

Mensagempor Meca » 24 Jan 2009 00:15

Fender, seu mestrado seria em quem mais precisamente na área de controle, eu tbm faço mestrado em engenharia de informação, gosto muito da área de controle, mais atualmente trabalho com processamento de imagens!! Caso vc tem apostila sobre tais assuntos e puder disponibilizar ficarei grato...

Att. Rogério D.
Compartilhar conhecimento só ajuda a aprimorarmos mais nossos conhecimentos.
Meca
Bit

Mensagempor fender » 25 Jan 2009 10:28

Meca escreveu:Fender, seu mestrado seria em quem mais precisamente na área de controle, eu tbm faço mestrado em engenharia de informação, gosto muito da área de controle, mais atualmente trabalho com processamento de imagens!! Caso vc tem apostila sobre tais assuntos e puder disponibilizar ficarei grato...

Att. Rogério D.

Opa, Meca desculpe eu estar te respondendo somente agora.

Bem, após eu ter feito algumas cadeiras no Mestrado:

-Análise de Sistemas Lineares
-Introdução a Sistemas Não Lineares
-Lógica Fuzzy
-Controle Ótimo
-Controle Clássico
-Processos Estocásticos
-Processmento Digital de Sinais
-Sistemas Multivariáveis
-Autômatos e Redes de Petri

Hoje, estou desenvolvendo uma aplicação utilizando teoria de Controle Robusto.

Quanto a apostila, acho difícil você encontrar um material bom por aí, mas te aconselho o livro Digital Image Processing (2a edição) de Rafael C.Gonzalez e Richar E. Woods da Prentice Hall(Fantástico o livro).

Abraços, e boa sorte no seu trabalho

Humberto
fender
Byte

Mensagempor MOR_AL » 25 Jan 2009 13:08

Olá Humberto. Tudo bem?

Achei a sua idéia muito boa. Não respondí nem sei porquê!!!

Seria interessante se fosse criado um site, preferencialmente em eletrônica, que fosse estruturado por assuntos.
Cada assunto poderia conter tutoriais, sob a forma de arquivos pdf:
a) Exemplos de projetos
a.1) Não testados.
a.2) Montados.
a.3) Detalhes de placas de CI.
a.4) Montagem do circuito na placa.
a.5) Testes realizados.
a.6) Conclusões
a.7) Comentários. Este tópico seria aberto a terceiros, com a intenção de acrescentar algum comentário útil, baseado nos itens a.3 até a.6.

Os assuntos poderiam ser fornecidos por colaboradores e deveriam se ajustar aos ítens acima. Seria uma forma de padronizar o site para facilitar na navegação.

Muitos de nós já postaram tópicos interessantes, contendo informações úteis. Seria uma forma de condensar as partes realmente interessantes em um único site, mais enxuto.
Poderia haver um anexo (item b) com os dados, como grau de escolaridade e profissão dos laboradores e email para contato.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fender » 25 Jan 2009 13:53

Muito interessante a sua opinião MOR_AL, pode ter certeza qua a levarei em consideração na fase de planejamento do projeto.

Admiro muito o fórum do ASM51 pois existem pessoas fantásticas aqui que contribuem e muito com a divulgação de certas tecnologias.

Infelizmente, outros (os quais admirava) que participavam assiduamente do fórum com suas explanações, deixaram de participar.

A minha intenção, se realmente se materializar em um site, será voltado para abordagem de técnicas empregadas na abordagem de solução de problemas de engenharia.

A minha idéia é abrir espaço para aqueles que já possuem um conhecimento relativamente bom seja na área de Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Microcontroladores, RF,....

Desde já agradeço sua colaboração, e gostaria que demais entusiastas participassem também.

Abraços,
Humberto
fender
Byte

Mensagempor fender » 26 Jan 2009 08:52

Pessoal, com o intuito de alavancar essa idéia, eu gostaria que participantes do fórum que sejam conhecedores de linguagem de programação C e layoutistas entrassem em contato comigo para podermos trocar algumas idéias.

Abraços
fender
Byte

Mensagempor joao » 26 Jan 2009 09:04

Ola Fender,

Acho que tem vários amigos que trabalham com C/C++ aqui que podem lhe ajudar.

Convido-o a abrir um tópico na área de C/C++ do forum passando a suas idéias/perguntas/ajudas para que fique aberto a todos uma discussão sobre o que vc precisa e sobre que pode ser ajudado...

Ok?

[]'s
joao
Byte

Mensagempor fender » 26 Jan 2009 09:28

joao escreveu:Ola Fender,

Acho que tem vários amigos que trabalham com C/C++ aqui que podem lhe ajudar.

Convido-o a abrir um tópico na área de C/C++ do forum passando a suas idéias/perguntas/ajudas para que fique aberto a todos uma discussão sobre o que vc precisa e sobre que pode ser ajudado...

Ok?

[]'s

Opa João, obrigado pela participação e pelo comentário.

Acho ser desnecessário abrir um nóvo tópico na área C/C++, até porque não se trata de dúvida em relação a um tópico específico da linguagem em si, mas sim, a cerca de possível colaboração em projetos que a cargo de uma pessoa só, ficariam demasiadamente cansativos e demorados (projetar, programar, implementar harware, desenhar e ainda realizar tarefas administrativas para uma pessoa só é bastante inviável).

A idéia é dinamizar e expandir conhecimentos aqui através do estabelecimento de processos e procedimentos.

Obrigado, continue participando.
fender
Byte

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais