Venda de vinil surpreende e cresce 89% nos EUA em 2008

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Venda de vinil surpreende e cresce 89% nos EUA em 2008

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 12 Jan 2009 21:09

A indústria do vinil deu novo sinal de vida em 2008. Com 1,8 milhão de unidades vendidas nos Estados Unidos no ano passado, a comercialização de LPs cresceu 89% em relação a 2007.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilus ... 8994.shtml

Quando surgiu o CD , me parece que eu fui o único a afirmar que o Som do CD não éra satisfatório, até os músicos ( m minúsculo mesmo ) ficaram calados.
Não bastasse a falta de qualidade do Som, ainda vem um estojo ridículo e vagabundo. Muitos LPs só a capa valia o preço do Disco. Os CDs agora vem com impressão descorada e sem resolução, e não estou me referindo ao " lixo " dos camelôs .

Música Classica a Ind. Fonográfica mundial não lança mais, não há compradores interessados.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor kaoalex » 12 Jan 2009 22:34

Não acho que a qualidade dos CD's seja menor que dos vinis. Mas sim a qualidade dos aparelhos que tocam CD.
kaoalex
Byte

Mensagempor xultz » 12 Jan 2009 23:05

Concordo que não tem comparação a capa de CD e de um discão, quem viveu na época das bolachas sabe como era muito mais legal, principalmente os álbuns.
Quanto à qualidade sonora, eu discordo, não tem nenhum cabimento. Eu tinha (na verdade, ainda tenho) um 3 em 1 da Philips, bom prá caramba. Passei muitos anos ouvindo minhas bolachas naquele som. Se eu levasse meus discos na casa de alguém, não conseguia ouvir mais que uma faixa, porque o som me parecia horrível. Qualquer som que levasse. Porque meu ouvido estava tremendamente acostumado com aquele som.
Um amigo meu comprou uma vez um disco de house music. A música era diferente, bem mais lenta que uma música house da época, a vocalista devia ser uma negona daquelas com vozeirão, e tal.
Anos depois ele descobriu que aquele disco na verdade era de 45 rpm, a música tinha o bpm normal de um house da época, e a vocalista não era nenhuma negona. Mas ele preferiu continuar ouvindo o disco em 33 rpm.
Quando comprei meu primeiro aparelho de CD, também achei o som esquisito. Mas no fundo, eu achei esquisito qualquer som que não fosse meu 3 em 1 Philips.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 12 Jan 2009 23:39

tah doido! se CD jah eh coisa do passado, imagina vinil entao! eu tou eh passando tudo que eu tenho para mp3 e jogando fora essas tranqueiras que soh serve para juntar poeira e criar aranha marrom! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 13 Jan 2009 07:47

Que isso, encontro de anciões? :lol: :lol: :lol:
proex
Dword

Mensagempor dreher » 13 Jan 2009 07:58

Existe um motivo bem simples para a industria fonografica estar voltando ao tempo do vinil.

Quantas pessoas voces conhecem que falsificam/copiam disco de vinil, e quantas pessoas voces conhecem que falsificam ou tem capacidade de falsificar/copiar cds e dvds? é uma tentativa de acabar com a pirataria, segundo uma super interessante que eu li esses dias....
dreher
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 13 Jan 2009 09:36

curiosamente, os CDs mais antigos que eu gravei comecaram a descascar e alguns DVDs jah estao neste estagio depois de executados algumas poucas vezes... ou seja, nunca usem CDs e DVDs para fazer backup! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 13 Jan 2009 11:20

Segundo os audiofilos de plantao....
A partir do momento que é feito uma compactação do audio, já se perde qualidade.
Já trabalhei com som profissional, e ná epoca, quando comecei a usar o cd, notava que perdia algo, não sei se era o tipo de equipamento usado ou qualidade da gravação, pois estava acostumado a usar vinil e fita de rolo.
Hoje não é só o vinil que esta voltando, tem varios amplificadores valvulados que estao sendo fabricados e vendidos.
Tudo isso para alegrar a velharada... :D
enigmabox

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 13 Jan 2009 11:52

Marcelo Samsoniuk escreveu:tah doido! se CD jah eh coisa do passado, imagina vinil entao! eu tou eh passando tudo que eu tenho para mp3 e jogando fora essas tranqueiras que soh serve para juntar poeira e criar aranha marrom! :)

Mas MP3, perde muito a qualidade Marcelo
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 13 Jan 2009 12:06

enigmabox escreveu:Segundo os audiofilos de plantao....
A partir do momento que é feito uma compactação do audio, já se perde qualidade.
Já trabalhei com som profissional, e ná epoca, quando comecei a usar o cd, notava que perdia algo, não sei se era o tipo de equipamento usado ou qualidade da gravação, pois estava acostumado a usar vinil e fita de rolo.
Hoje não é só o vinil que esta voltando, tem varios amplificadores valvulados que estao sendo fabricados e vendidos.

esse negócio da válvula é por causa da linearidade, os dispositivos semicondutores não tem uma função linear de ganhoxfrequencia, por isso os kras que gostam muito de áudio dizem que as válvulas são melhores. as válvulas tem uma caracteristica de linearidade muito melhor do que os transistores, além do mais pelo que eu vi, tem umas tecnologias novas de fabricação de válvula, mas eu mesmo nunca usei válvula hehe, nem sei como é que usa isso

o Djauma, está correto, quando convertemos o som para MP3, perde muito a qualidade não existe mágica.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 13 Jan 2009 12:15

Concordo plenamenta, nada supera o Som de um Amplificador a Válvula, especialmente os que não usam Transformador de Saída, como o Philips com seus altofalantes de 800 Ohms de impedância (*) e outros.
Vejam as Caracteristicas do Philips:
Resposta de frequência 10 a 100 K Hertz (**)
Potencia 12 Watts (***)
Distorção < 0,01 %
.
(*) Nunca lançado no Brasil. Na Argentina sim .
(**) Resposta de Frequência além de 20 K Hertz não contribui para o Som mas, indica a Velocidade do Amplificador, ou o atual Slew Rate.
(***) Pode parecer atualmente que é uma potência irrisória, mas é muito som .
.
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 13 Jan 2009 12:37, em um total de 3 vezes.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 13 Jan 2009 12:18

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:

Concordo plenamenta, nada supera o Som de um Amplificador a Válvula, especialmente os que não usam Transformador de Saída, como o Philips com seus altofalantes de 800 Ohms de impedância e outros.
Vejam as Caracteristicas do Philips:
Resposta de frequência 10 a 100 K Hertz
Potencia 12 Watts (*)
Distorção < 0,01 %
.
(*) Pode parecer atualmente que é uma potência irrisória, mas é muito som .
.

pois é, hehe, mas pra falar à verdade, pra mim, os meus MP3s resolvem hehehe

mas para quem gosta mesmo de som, é uma boa.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 13 Jan 2009 12:49

nao perde nao, vc tem q pensar em dois fatores:

a) sistemas digitais sao infinitamente superiores a sistemas analogicos
b) sistemas digitais com compressao sao parametrizaveis e podem ficar melhores ou piores que sistemas analogicos

no caso do mp3, basta usar um bitrate compativel com a qualidade que eu quero. isso nao eh novidade, existem varios exemplos disso na industria:

por exemplo, vc pode produzir um jpeg com compressao 10:1 e qualidade equivalente a uma imagem tiff ou um jpeg com compressao de 100:1 e qualidade pobre. quando o postscript comecou a usar jpeg ao inves de tiff, os puristas reclamaram que era possivel detectar diferencas nas imagens pixel a pixel em relacao aos tiffs originais. sim, era possivel, mas apenas por software, pois nenhum olho conseguia detectar a diferenca nos impressos. uma segunda onda que dizimou os puristas foi quando a adobe substituiu o postscript pelo pdf, que essencialmente eh exatamente a mesma coisa, mas comprimido.

outro caso eh o DVD, onde os videos comprimidos em MPEG2 possuem uma qualidade superior a qualquer sistema analogico de video (as estacoes de TV a anos produzem a programacao integralmente em sistemas digitais). muita gente torcia o nariz para a compressao de video pq os computadores nao garantiam um fps continuo e os altos fatores de compressao estragavam a qualidade da imagem, mas isso nao ocorre em um DVD.

no caso de audio, sim, a qualidade do CD eh questionavel pq sao apenas 2 canais contra os 4 canais do LP. mas o que dizer de um DVD de audio com suporte a full surround ? sao 5.1 canais de 24 bits a 96KHz... daih se o cara falar que tah ouvindo ruido de quantizacao, eh mentira! :)

eh claro, alem de ajustes, existe o problema de qualidade. eu francamente nao acho que um LP possa ser melhor que um DVD... mas certamente as caixas de som de um aparelho antigo, com seus pesados alto-falantes, sao muito superiores aqueles alto-falantes de caixinha de abelha que as pessoas usam em seus computadores hoje em dia :)
Editado pela última vez por msamsoniuk em 13 Jan 2009 12:52, em um total de 1 vez.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 13 Jan 2009 12:50

Marcelo Samsoniuk escreveu:curiosamente, os CDs mais antigos que eu gravei comecaram a descascar e alguns DVDs jah estao neste estagio depois de executados algumas poucas vezes... ou seja, nunca usem CDs e DVDs para fazer backup! :)

Mas ao lançarem os CD prometiam a gravação durar pra toda vida.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 13 Jan 2009 12:58

pois eh, o que esta descascando sao justamente todos os CDs e DVDs gravados que eu tenho... estranho neh ? sera que eh uma maldicao dos fabricantes de CD ? ou realmente o CD gravavel possui qualidade menor ? vou dar uma olhada em como estao os CDRW mais antigos, eles eram bem mais caros e talvez sejam mais duraveis.

por outro lado, os CDs prensados de musica q eu tenho nao apresentaram problemas similares, apesar de alguns estarem bastante riscados por causa do uso.

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:curiosamente, os CDs mais antigos que eu gravei comecaram a descascar e alguns DVDs jah estao neste estagio depois de executados algumas poucas vezes... ou seja, nunca usem CDs e DVDs para fazer backup! :)

Mas ao lançarem os CD prometiam a gravação durar pra toda vida.
msamsoniuk
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais