Radio HF

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Radio HF

Mensagempor MTC » 12 Dez 2008 14:08

seguinte, to com um amigo precisando de ajuda para instalar um radio amador HF, marca ICOM modelo IC718.

Imagem

http://www.nevadaradio.co.uk/acatalog/icom-IC-718a.html

Alguem tem conhecimento na area para me dar um help sobre tipos de antena - Fixa e móvel - cabo para antena, ajustes do cabo, etc.

Ja procurei e aqui na regiao ninguem mexe com isso. No passado distante ja instalei muito PX, mas esse deixa PX no chinelo.

[ ]`s
MTC
Byte

Mensagempor otavio luiz » 12 Dez 2008 16:36

Para uso fixo é bom uma antena tipo V invertido da pra construir com isolador de cano de pvc, embora não funcione bem em todas as faixas para transmissão o Transceptor tem um sistema automático pra casamento de impedancia. Para uso móvel (é horrivel) muita gente usa uma antena que o pessoal chama de "Maria Mole".
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor brasilma » 12 Dez 2008 17:01

A frequencia desse rádio é interessante para contatos em outros Países/Continentes.

Um bigode de gato (meia onda) como o colega descreveu é a solução mais econômica, há antenas menores comerciais plano terra (1/4 onda), veja se a antenas aquario não tem alguma coisa.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor mastk » 12 Dez 2008 21:12

Na minha infancia usei um cobra pequeninho era muito divertido, bem mais que MSN, o chato era q os vizinhos enchiam o saco por causa da interferencia, me lembro que alguns amigos tinham radios potentes como o 148GTL (se não me falha a memoria) que conseguia falar com gente em outros estados, radio-amadorismo é facisnante.
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 13 Dez 2008 14:56

O ideal para este tipo de radio é a dipolo meia onda, para cada faixa que for operar, isto é, uma antena dipolo para 80m, uma para 40m e outra para 20m.
Caso não tenha espaço, uma segunda opção é uma antena multibanda. Geralmente é como uma antena dipolo, mas para cada lado do dipolo, tem um elemento irradiante+bobina+elemento irradiante.
Se não me engano a saída na saída do radio para antena deve se utilizar cabo de 50ohms de boa qualidade, cortado em multiplos da frequencia que vai operar, para nao gerar muita ROE.
Cuidado, não sei quem vai operar este equipamento, se não tiver licença, e for clandestino, pode dar "cana"... :shock:
enigmabox

Mensagempor MTC » 15 Dez 2008 15:47

Entaum, no fim das contas acho q vamos procurar alguem especializado para instalar os radios. No fim das contas eh 1 fixo e 5 unidades móveis.

Vai dar muito trampo mexer com isso.

De qquer forma obrigado pelas dicas das antenas, assim ja tenho algum subsidio para discutir com os "tecnicos" no assunto que encontrarmos.

[ ]`s
MTC
Byte

Mensagempor otavio luiz » 15 Dez 2008 15:57

1 fixo e 5 móveis??? É pra uso em distancias pequenas e uso comercial??? Para uso em curta distancia o ideal é VHU ou até mesmo UHV.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor MTC » 15 Dez 2008 16:06

Oi Otavio, entaum esses radios foram "doacao". E a entidade que quer instalar eles é instituicao publica. Por ai nao tao muito preucupados com a questao da licenca. É para comunicacao a curta e media distancia sim.

Depois eu conto que fim teve a historia.

[ ]`s
MTC
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 15 Dez 2008 17:16

opa, tem que ter licenca sempre! pq a licenca define as faixas que vc pode usar e a potencia maxima. se operar sem licenca, a anatel pode mandar a PF confiscar o radio... e se nao for homologado, a PF ainda por cima batem em voces e multa todo mundo por usar equipamento nao homologado!

jah adianto que tentar achar uma faixa vazia para operar nao adianta: tem varios radio-amadores que ficam scaneando toda a banda procurando gente para falar... se um deles pegar vc em operacao sem indicativo (e portanto sem licenca), o cara jah te denuncia! as vezes os proprios radio-amadores triangulam e dao a dica do endereco! :)

ao menos antigamente era assim... nao sei como anda o territorio dos radioamadores, a anos larguei o VHF num canto, minha licenca venceu e eu nunca mais renovei... em todo caso, eu acho preocupante: eu nao gostaria de estar em um aviao e ter malucos vazando RF nas mesmas faixas dos instrumentos!

assim, eu acho mais seguro e garantido usar sistemas digitais modernos, como zigbee, que opera em 2.4GHz e possui potencia bem menor.

MTC escreveu:Oi Otavio, entaum esses radios foram "doacao". E a entidade que quer instalar eles é instituicao publica. Por ai nao tao muito preucupados com a questao da licenca. É para comunicacao a curta e media distancia sim.

Depois eu conto que fim teve a historia.

[ ]`s
msamsoniuk
Dword

Mensagempor brasilma » 15 Dez 2008 18:13

Continua sendo assim Marcelo,

Todo espectro disponível está subdividido por aplicações, para poder utilisar cada frequência tem de estar de acordo com a norma daquela faixa de frequência, caso contrário é radio pirata.

O radio que vi é característico de radio amadorismo e se for original de fabria (sem ter sido aberto) opera apenas nas faixas destinadas a esta aplicação.

Para falar dentro desta faixa deveria possuir indicativo e licença da ANATEL. Deveria porque também não pode, pois pelo que entendi é para uso publico, que já se encaixa em outra faixa e não pode operar nesta.

O ideal é entrar no site da ANATEL, procurar algum email de contato e fazer o questionamento do que é preciso para poder operar legalmente.

Abraços.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor MTC » 16 Dez 2008 15:28

Marcelo Samsoniuk escreveu:a anatel pode mandar a PF confiscar o radio... e se nao for homologado, a PF ainda por cima batem em voces e multa todo mundo por usar equipamento nao homologado!

Se isso acontece os radios apenas voltam pra origem... Já foram doacao da PF... Rs....

[ ]`s
MTC
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 16 Dez 2008 17:44

se for falta de homologacao, nao for homologavel ou ninguem quiser pagar pela homologacao, acho que o equipamento acaba sendo destruido. se for soh problema de licenciamento do operador, alem da multa acho que eles apenas apreendem temporariamente ou lacram o equipamento ateh vc arrumar licenca para operar...

MTC escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:a anatel pode mandar a PF confiscar o radio... e se nao for homologado, a PF ainda por cima batem em voces e multa todo mundo por usar equipamento nao homologado!

Se isso acontece os radios apenas voltam pra origem... Já foram doacao da PF... Rs....

[ ]`s
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 16 Dez 2008 19:50

Por tudo o periodo que utilizei a faixa do cidadão, operei ilegalmente, assim como uns 95% das pessoas que conheci, na epoca avhava e de certa forma acho um crime contra a cidadania, esse controle, pelo menos uma faixa do espectro deveria ser livre...
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 16 Dez 2008 21:29

Como o Marcelo falou, a coisa não é brincadeira. Sou radio escuta desde o tempo que era somente DENTEL e posso confirmar o mesmo que foi dito.
Sem licença e homologação da estação fixa e/ou movel, o uso é proibido e passivel de apreenção e processo. O que se permite é a emissão de baixa potencia que não ultrapasse o ambito residencial.

Mastk,
O controle das faixas de operação, se não me engano, é feito pela IARU, assim cada pais tem que utilizar um modelo, para que não crie interferencias.
Se fosse livre aqui uma faixa, de acordo com a potencia emitida, horario e direção tu poderia criar interferencias em outros paises.

Recomendo, que mesmo que seja para orgão publico, que consultem a LABRE da região ou um radioamador credenciado.

Sabiam que quem usa telefone celular paga sem saber uma taxa indireta para a Anatel, como estação móvel....
enigmabox

Mensagempor eletroinf » 21 Dez 2008 20:50

Pois é,
lendo as postagens acima, na condição de radioamador licenciado, devo lembrar que utilizar qualquer espectro de frequência sem licença é CRIME, excetuando-se casos especiais, com potência reduzida (por ex. canais de telecomando no meio dos canais da faixa do cidadão).
Esse rádio citado acima é muito usado atualmente por radioamadores. A abrangência dele é a faixa de HF, se não me engano de 300 KHz a 30 Mhz ou coisa parecida. Logicamente ele funciona muito além das singelas faixas destinadas aos radioamadores. Agora, qual seria a sua utilização? As pessoas que querem utilizar sabem se é o equipamento mais apropriado para o que querem? Por exemplo, nas faixas de HF, o alcance pode ser extremamente longo, que é onde trabalha esse equipamento. No PX, por exemplo, que é uma faixa em torno de 27 MHz, o alcance local dificilmente chega a 10Km, aí vem uma zona de sombra, depois dos 800Km começa a haver recepção do sinal. E potência não significa muito. na faixa de Px mesmo, com 5W tu pode conseguir um contato a milhares de Kilômetros, se houver propagação e a antena estiver bem ajustada.
Antena é outra coisa complexa. Não existe a melhor antena. Existe sim a mais apropriada para a sua necessidade. Por aí vai. Acho que a utilização deste equipamento demanda um conhecimento dos espectros de frequências e suas utilizações; demanda um conhecimento técnico para a instalação do equipamento e, por fim, um conhecimento operacional de quem for utilizar. O que me causa maior repulsa é quando pessoas sem conhecimento nenhum simplesmente pegam um equipamento desse tipo e põem pra funcionar, causam interferências e o escambau, daí no final "a culpa é de um radioamador que causou interferências...".
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais