opa, tem que ter licenca sempre! pq a licenca define as faixas que vc pode usar e a potencia maxima. se operar sem licenca, a anatel pode mandar a PF confiscar o radio... e se nao for homologado, a PF ainda por cima batem em voces e multa todo mundo por usar equipamento nao homologado!
jah adianto que tentar achar uma faixa vazia para operar nao adianta: tem varios radio-amadores que ficam scaneando toda a banda procurando gente para falar... se um deles pegar vc em operacao sem indicativo (e portanto sem licenca), o cara jah te denuncia! as vezes os proprios radio-amadores triangulam e dao a dica do endereco!
ao menos antigamente era assim... nao sei como anda o territorio dos radioamadores, a anos larguei o VHF num canto, minha licenca venceu e eu nunca mais renovei... em todo caso, eu acho preocupante: eu nao gostaria de estar em um aviao e ter malucos vazando RF nas mesmas faixas dos instrumentos!
assim, eu acho mais seguro e garantido usar sistemas digitais modernos, como zigbee, que opera em 2.4GHz e possui potencia bem menor.
MTC escreveu:Oi Otavio, entaum esses radios foram "doacao". E a entidade que quer instalar eles é instituicao publica. Por ai nao tao muito preucupados com a questao da licenca. É para comunicacao a curta e media distancia sim.
Depois eu conto que fim teve a historia.
[ ]`s