Osciloscopio com contraste ruim - RESOLVIDO

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Osciloscopio com contraste ruim - RESOLVIDO

Mensagempor MTC » 25 Nov 2008 16:04

Seguinte, comprei a algum tempo um oscilocopio digital pra brinca com ele.

Como a grana era curta, e so uso ele la de vez em quando acabei pegando um tabajara: (Essa foto nao eh o meu.. antes fosse...)
Imagem
O problema que desde novo notei q o contraste do LCD era ruim. Deixei ele uns 6 meses sem ligar, e agora piorou de vez.

Deixando ele ligado uns 20 min, acaba dando pra visualizar a tela, mas ta ruim de mais. Alguem ja teve um problema desses???

Vale a pena abrir pra procurar alguem capacitor com defeito?

Nao abri ainda pq tenho receio de só encontrar smd por dentro... Rs...

[ ]`s
Editado pela última vez por MTC em 11 Dez 2008 14:34, em um total de 1 vez.
MTC
Byte

Mensagempor brasilma » 25 Nov 2008 17:37

Será que é LCD mesmo? Se sim geralmente tem ajuste de contraste - um trimpot. Se for CRT, plasma, pode ser ajuste de foco, geralmente fica próximo ao flyback.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 26 Nov 2008 09:59

Provavelmente esse display seja do tipo SED1335 de 320x240, que até a Minipa tá fazendo scope digital com ele.
A boa notícia é que o display é comum, você acha bastante documentação sobre ele, e se não for só problema de ajuste do contraste em algum trimpot, você pode hackear teu scope e até deixá0lo melhor :)

Abre ele e dá uma fuçada, and happy hacking!
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MTC » 26 Nov 2008 10:40

Brasilma,

eh LCD sim mesmo... externamente ele so tem o ajuste digital do contraste, mas deixando mesmo no maximo ta ruim de visualizar. To achando que eh capacitor com fuja pq ao ligar nao da pra ver nada, passando uns 30 min ligado até da pra visualizar alguma coisa.

Ainda num abri pq tem ainda 2 meses de garantia, mas so o incomodo de enviar, mais o gasto do frete taum me deixando em duvida.

[]`s
MTC
Byte

Mensagempor phophollety » 26 Nov 2008 22:17

Pode ser a lampada CCFL, essa lampadas quando quentes, tende a aumentar o brilho, principalmente se cansadas. Não é difícil substituir e nem adaptar uma
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor MTC » 05 Dez 2008 09:44

phopho... nao acredito q seja a lampada pois falta contraste e nao brilho... estou certo no raciocinio???

Bem, ontem a noite perdi a paciencia com o scope, rompi os lacres a abri a pixora.

O LCD é da marca Winstar modelo WG320240B-FMC-VZ80.

O site do fabricante eh um lixo... chines como de se esperar.
http://winstar.com.tw/mysql/chip/WG320240B.PDF

Primeriamente foi verificar se havia variacao de voltagem em alguns capacitores, qdo se varia o ajuste externo do contraste.. que no maximo mal vejo os tracos na tela.

Primeira surpresa foi as tensoes encontradas. Em alguns capacitores maiores que marcam 25V, acha-se 25, 28, 36V.

O estranho que pelo fabricante a tensao de alimentacao eh de 5V e a chamada "driving voltage for LCD" eh de 23.8V.

Deve ser feito uma elevacao de voltagem no proprio circuito, e devido a frequencia dessa inversao meu voltimetro mede errado???

to aceitando sugestoes.

vai uma fotinha dos CAPs maiores, onde encontrei as voltagens fora do normal. Eles sao bem estranhos, aparentemente eles sao encapsulados em uma segunda estrutura externa.

Imagem
MTC
Byte

Mensagempor MTC » 05 Dez 2008 14:49

procurando por mais info, encontrei alguns data de outros modelos de LCD.

Pelo que entendi no Pino 17 temos a saida de tensao negativa para o "driving LCD".

Nesse pino 17 deve ter -16V, que medidos em relacao ao +5V deve dar os os "normais" -23V para o driving LCD. O problema q medindo em relacao ao gnd o pino 3, to tendo -26V. Ou seja, o estagio de alimentacao dos -16V deve ter pifado. Sem esquema.... fu***!!!!

A noite tiro umas medidas e coloco aqui!!!
MTC
Byte

Mensagempor MTC » 11 Dez 2008 14:32

entaum... peguei os CIs do LCD e encontrei que o mardito abaixo deveria regular os -17V do LCD driving.

Imagem

No entanto a saida dele esta em -36V. Mudando R1 ou R2 a saida continua na mesma. O comparador interno deve ter pifado. Solucao: taquei um zener de 22V na saida e funfou. Enquanto o CI nao pifar de vez vai assim mesmo.
MTC
Byte

Mensagempor Renie » 11 Dez 2008 22:57

Olá MTC,

O circuito do seu é idêntico a este?

Já verificou o RB que está no esquema?

[]'s
Renie
Renie
Word

Mensagempor otavio luiz » 12 Dez 2008 07:18

Será que o C2 não secou e ta dando um erro no seu multimetro não, se fosse voce tentaria trocar ele primeiro em vez de fazer alterações no circuito (gambiarra) em equipamentos de som esses cap. dão muito problema nestas fontes chaveadas e vão diminuindo o brilho do display até apagar.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor MTC » 12 Dez 2008 14:04

Renie: o circuito eh praticamente o mesmo. RB está Ok, com 1k2. No circuito R2=51K e R1=1M, modifiquei os valores de R1, para 500k e 100k, mas sem resposta na voltagem de saida.

Otavio: ao longo do circuito - diferentes locais do PCB - tem-se 3 capacitores em paralelo no lugar de C2, por isso acho dificil os 3 derem dado problema.

O negocio era arrumar esse CI pra trocar. Mas o dificil vai ser achar. Se pifa de vez vo mete um MC34063 em uma plaquinha no lugar desse CI.

[ ]`s
MTC
Byte

Mensagempor Renie » 12 Dez 2008 14:48

Olá MTC,

Quando pesquisei sobre esse AIC (tenho LCD com ele aqui), tinha para
venda na $Farnell$ (local, hoje não sei se ainda tem), ele é muito mais
interessante que os 7660, o 34063 também é muito bom, e, para ajudar,
muito mais fácil de encontrar (preços estou por fora!).

[]'s
Renie
Renie
Word

Mensagempor otavio luiz » 12 Dez 2008 16:25

Mas voce se esqueceu que no ponto mais proximo do capacitor é que é retirado a tensão pra realimentação e ajuste da tensão, a alta frequencia que exite neste ponto alguns centimetros depois já é diferente eu acho que não custa tentar a não ser que voce relamente não queira arriscar abrir o equipamento novamente.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor MTC » 15 Dez 2008 15:45

Renie: ja olhei na farnel e nao tem nada da linha AIC. Vo tenta em sampa.

Otavio: Vou tentar remover esse cap mais proximo do indutor e substituir por outro de outra posicao da placa (nao tenho caps de baixo esr). Fim de semana faco isso e posto o resultado.

[ ]`s
MTC
Byte

Voltar para Assuntos Gerais