Alguem ja tentou recuperar Pendrive com sucesso? Conte aqui.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Alguem ja tentou recuperar Pendrive com sucesso? Conte aqui.

Mensagempor Wagner de Queiroz » 22 Out 2008 09:39

Ola pessoal um amigo meu me procurou ontem desesperadamente tentando recuperar sua vida inteira contida num pendrive. Como sempre nao faz backup e nao adiantava mais chorar sob o leite derramado.

Eu pensei na possibilidade de tentar retirar os modulos de memoria e colocar num outro pendrive identico para recuperacao mas nao sei até onde essa técnica poderia surtir efeito.

Aguem ja teve experiencias pós morte em pendrives? Acho que seria um bom momento para discutirmos sobre isso aqui.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor fabim » 22 Out 2008 10:10

wagner.
o pendrive do meu patrão deu piripaque, eu dei uma abrinhada nele pra olhar se era algo elétrico..

em Série com D+ e D- tinha uns resistores nano métricos..

Dei uma aferida e o resistor do D- não apresentou continuidade, apenas o D+.

Fiz um jump com solda mesmo, espetei na máquina e pumba, funcionou belezinha..

De uma olhada no pen do seu amigo, veja se não tem nenhum maledito resistor, aberto..

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor edison » 22 Out 2008 11:35

Veja se ajud......

http://dicas-de-manutencao.blogspot.com/

Té mais....
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor proex » 22 Out 2008 12:22

Grande partes dos fabricantes de Pen Drivers usam os chips da Alcor
para fazer a interface USB/Memoria. http://www.alcormicro.com

Nesse chip há um regulador de tensão embutido que converte os 5V do USB, para 3V3, que é a tensão de operaçao da memoria.

Na maioria dos casos é esse maldito regulador que queima.

Há casos em que algum resistor da linha do USB poderá abrir também. Nesse caso fica mais facil consertar, se for só isso.

Nos Pen Drivers mais antigos, a memoria usada ainda possuia pinos. Nos Pen Drivres atuais essas memorias possuem encapsulamento BGA, tornando dificil sua remoção e posterior soldagem em outra placa.

Não é recomendavél guardar Back Ups em Pen Drivers. Eles devem ser utilizados apenas para transporte de dados.

Nem tentem comprar chips dessa Alcor. Vc receberá um email perguntando: Quantos 100 mil Chips o Sr. deseja? :lol:
proex
Dword

Mensagempor fabim » 22 Out 2008 12:26

concordo com o pirex.
Eu por exemplo, utilizo cartões SD para beckup.
comprei 10 unidades de 1GB por 6R$ cada dum camara que vende tranqueira do paragua.
todos com aquelas caixinhas, eu etiqueto a caixinha e escrevo na etiqueta o que tem neles.. Mais seguro e retenção garantida >40 anos..

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor proex » 22 Out 2008 12:40

Fabim, a memoria usada em cartao SD é a mesma usada em Pen Drive. O que muda é o chip que faz a interface.
proex
Dword

Mensagempor mastk » 22 Out 2008 12:45

Melhor midia de backup eh HD hoje em dia, DVD tem vida curta e eh extramamente lento, Flash eh caro, msm R$6 o Giga ainda eh paulada.
Editado pela última vez por mastk em 23 Out 2008 09:40, em um total de 1 vez.
mastk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 22 Out 2008 12:55

poe 2 discos rigidos a mais no pc que é melhor para Backup :)
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 22 Out 2008 12:59

sorry.
Editado pela última vez por fabim em 22 Out 2008 16:15, em um total de 1 vez.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 22 Out 2008 16:03

vamos tentar nao desvirtuar o assunto. Ja estamos falando de backup. O proposito inicial é relatar experiencias com tentativa de recuperacao de pendrive ou similares.

Aproveitando o post para algo de util, veja só que achei na internet. Agora sei como o mineiro do blog citado acima faz para recuperar pendrives.

http://forum.soft-center.ru/viewtopic.php?p=1541
http://forum.soft-center.ru/viewtopic.php?t=409

este tipo de pendrive, usado no Sony MicroVault Tiny é baseado no controlador SM321 de uma tal de Silicon Motion de taiwan, infelizmente nao é possivel baixar o datasheet do negocio.

http://www.siliconmotion.com.tw/en/en2/products2.htm

Alguns pendrives usam o PL-2518 (Prolific, eeeecaaa)

http://www.prolific.com.tw/support/file ... 8_v12C.pdf

As dicas do regulador de tensao e do resistor da USB sao muito boas e bem validas. Os links do forum Russo são bem interessantes explicam como remover o chip de flash da placa e soldar numa placa descartável.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor styg » 22 Out 2008 20:52

ja vi alguns casos de queimar ligando na usb frontal (o espertalhao que montou inverteu os fio).
geralmente é no regulador, dai fica facil arrumar.

mas ja vi um muito F***, um camarada meu deixou cair o pendrive dele no chao e parou de funcionar, dai ele abriu e viu que tinha quebrado um cristal axo,

putz,,

o cara meteu um xtal daqueles pth mesmo e meteu uma fita isolante por vota do pendrive... ficou uma coisa linda ehauehuae
Lucas
styg
Word

Mensagempor xultz » 23 Out 2008 07:59

Tem um cara aqui no serviço que aconteceu algo muito sinistro. Ele tava mexendo numa máquina velha, e foi testar a USB com o pendrive de 8G do colega do lado, e o treco parou. Daí ele testou no computador do colega, e o Windows não reconheceu. Testou no seu notebook e reconheceu. Resultado: o pendrive só tá funcionando em porta USB 2.0! Daí ele comprou no mercadolivre um pendrive novo de 8G, da Kingston igualzinho prá repor o pendrive, e veio um falsificado, parece igual, mas quando espeta ele reconhece diferente, e comparando os dois dá prá ver que é falso. Que berla pisada na jaca...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor vtrx » 26 Out 2008 11:37

Ola,sei que disse 'pendriver',mas se fosse Mp3 Player(que tem memoria interna) das marcas Sony ou Sansung,poderia te ajudar pois trabalho nas autorizadas.
vtrx
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 26 Out 2008 17:35

Autorizada de MP3 Player? essa é nova. Ainda mais Sony (para mim MP3 Sony é tudo fake) eu tenho o meu MP4 chines que perdeu um capacitor e o audio só funciona de um lado mas aposentei o bicho quando comprei meu celular.

eu sugeri este topico pq meu patrao (como sempre é um patrao nesta historia) que perdeu o pendrive (que na verdade é um Sony Vault Tiny(Lixinho). Levei para uma empresa de recuperacao em Sao Paulo e o bichinho nao tem conserto. eu só tenho um pendrive e ele é um Kingston (que acho que é Fake) nunca deu problema pq uso pouco e se perder os dados dele tenho backup em algum lugar.

De toda forma como o trem só tem 2 chips em média, uma memoria NAND Flash e um controlador FlashDisk, acho que seria um tópico interessante para discutir os problemas encontrados e ajudar quem estiver desesperado para recuperar os dados super sigilosos.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor msamsoniuk » 26 Out 2008 18:45

pow, o meu mp3 player da sony veio com manual em portugues, um folheto com uma rede nacional de assistencias tecnicas e um termo de garantia de 12 meses... soh aqui em curitiba tem 3 assistencias tecnicas... e olha aqui eh aldeia! :)

Wagner de Queiroz escreveu:Autorizada de MP3 Player? essa é nova. Ainda mais Sony (para mim MP3 Sony é tudo fake) eu tenho o meu MP4 chines que perdeu um capacitor e o audio só funciona de um lado mas aposentei o bicho quando comprei meu celular.

eu sugeri este topico pq meu patrao (como sempre é um patrao nesta historia) que perdeu o pendrive (que na verdade é um Sony Vault Tiny(Lixinho). Levei para uma empresa de recuperacao em Sao Paulo e o bichinho nao tem conserto. eu só tenho um pendrive e ele é um Kingston (que acho que é Fake) nunca deu problema pq uso pouco e se perder os dados dele tenho backup em algum lugar.

De toda forma como o trem só tem 2 chips em média, uma memoria NAND Flash e um controlador FlashDisk, acho que seria um tópico interessante para discutir os problemas encontrados e ajudar quem estiver desesperado para recuperar os dados super sigilosos.
msamsoniuk
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais