FINEP - Alguem já pegou financiamento?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

FINEP - Alguem já pegou financiamento?

Mensagempor Abuda » 19 Out 2008 14:45

Pessoal,

Gostaria de saber se alguém já teve alguma experiência com financiamento de projetos pelo FINEP.

É complicado conseguir? Tem que ter QI(quem indique)?

Precisou da ajuda de alguem que já tivesse "as manhas" em escrever projetos para esta instituição?

Tem experiências boas ou ruins para relatar a respeito?

Agradeço desde já pelas respostas, obrigado.
Abuda
Byte

Re: FINEP - Alguem já pegou financiamento?

Mensagempor Paulo » 20 Out 2008 05:47

Abuda escreveu:Pessoal,

Gostaria de saber se alguém já teve alguma experiência com financiamento de projetos pelo FINEP.

É complicado conseguir? Tem que ter QI(quem indique)?

Precisou da ajuda de alguem que já tivesse "as manhas" em escrever projetos para esta instituição?

Tem experiências boas ou ruins para relatar a respeito?

Agradeço desde já pelas respostas, obrigado.

Abuda,

A empresa em que eu trabalhava já pegou verba várias vezes. No caso, ela nunca precisou de QI e eu tb conheço outras pessoas aqui da minha cidade que já conseguiram essa verba. Para conseguir sempre é interessante que vc tenha alguém que já conheça o processo para auxiliá-lo no momento de redigir o documento, pois é interessante que seu projeto possua algumas características "inovadoras" para chamar a atenção deles, entre outras coisas que é bom vc colocar no documento para aumentar suas chances de conseguir o financiamento.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor Abuda » 22 Out 2008 18:53

Paulo,

Obrigado pela resposta.

Já tinham me cantado essa bola de ter alguem que tenha experiência em redigir, somado ao que você disse parece que vou ter que arrumar esta pessoa.

Outra que me cantaram é que se eu conseguir alguma empresa do Norte, Nordeste para se associar ao projeto eu teria maiores chances. Essa é complicada de conseguir,mas vendo o número de projetos que são aprovados nestas regiôes parece que faz sentido.
Abuda
Byte

Mensagempor jeanfernandes » 22 Out 2008 22:35

Nossa empresa já pegou 2. Estamos tentando o 3o (dia 24/10 vou saber).

QI : Nao tem filho. Tem que ter Internal QI.
Redigir : Tem gente que manda o projeto. É PHD até no saco, mas nao tem o tino comercial da coisa. É um projeto e não uma viagem.
Tem que ter descrito todos os passos para uso da verba, e os processos detalhados do desenvolvimento. Viajar nao adianta.

Sobre se associar a uma empresa do Norte Nordeste eu não vejo porque. Os caras aqui tem chances iguais dentro do percentual destinado as regioes. Se o projeto é empreendedor e/ou inovador as chances sao reais.

Tem um moleque aqui ...mó zé mané ....eheheheh num vou falar o nome dele...mas é amigaum meu..... Nem tem QI, nem PHD ...mas tem uma visão fudida de how to.... creio que a empresa dele vai ser contemplada.... (ufa ufa kkkkkkkkkk)....

É isso.
Nao tem misterio naum.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor Abuda » 23 Out 2008 07:26

Jean,

Seus esclarecimentos me deixaram mais tranquilo, porque todos que conversei me disseram justamente o contrário, ou seja, me disseram que sem uma equipe com vários doutorados, phds e etc não conseguiria aprovar nada.

Obrigado pelos esclarecimentos.
Abuda
Byte

Mensagempor joao » 23 Out 2008 07:31

Hey Jean,

Dia 24 era para ser o dia final do resultado, contando com recurso...
Na verdade dia 20 era o dia para ser anunciado. Tá na página deles.
Mas como não saiu nada, mandei email e eles falaram que em 10 dias estarão lançando.
:(

Mas estamos no aguardo né! :)

E não tem essa história de QI lá não! Tem que ter uma idéia boa e ainda por cima conseguir colocar isso no papel!

Mas sobre o Norte e Nordeste, existe sim uma diferença! Pelo menos está no edital da subvenção economica. Eles dão prioridade para empresas do Norte e Nordeste. Mas isso está escrito no EDITAL! Não é xunxo nem nada! Eles são honestos em dizer que priorizam o pessoal do Norte e Nordeste. Caso não esteja no edital, não terá nenhum diferença dai.

[]'s
joao
Byte

Mensagempor jeanfernandes » 23 Out 2008 09:57

João

Discordo veementemente.
Não tem essa não.
Conheco e bem 2 advogados lá do FINEP.
Tive a oportunidade de conversar com eles no RJ da última vez que estive lá. Existe sim uma divisão percentual de projetos. A questão é não priorizar as regiões e sim garantir que pelo menos 20% dos projetos, se aprovados, sejam das mesmas. As razões não são desconhecidas. É incentivo. Porém não é igual a lei de cotas. Tem que ter uma justificativa decente o projeto para ser aprovado.

Se voce imaginar que existe pelo menos umas 20x mais empresas no Sul Sudeste, seria desleal para nossa regiao concorrer em número de projetos com essa quantidade. A probabilidade aumenta quando há essa divisão. Mas divisão não é priorizar. Se voce pegar os dados da subvencao 01/2007 vai ver que dos 500 e tantos projetos, uns 20 no maximo foram aprovados no NE.

Sobre o dia 20. Bom é o seguinte, voce precisa entrar la na página da subvenção, dentro do seu projeto (dai voce precisa do código SBV.... e da sua senha). Lá você vai ver claramente que dia 24 vai ser o dia.

A razão para o adiamento foi que um outro edital está tomando o tempo dos caras na análise, pois é projeto mais institucional. O Finep não tem tanta gente assim. É mais qualitativo.

Só um detalhe. Por incrível que pareça tem muita gente que nao sabe como gastaria 1 milha em 2 anos se não for comprar equipamento ou seja com serviços. Micro empresas. Se o cara esta acostumado a faturar 400 mil por ano...gastando sei la uns 200 mil, as vezes ele não sabe como gastar 1 ou 2 milha. Ai fica inventando moda....

Eu tenho tentado fazer com que alguns camaradas aqui procurem as instituicoes de fomento nas suas cidades ou regioes para tentar alavancar financiamentos com ou sem restituição. Infelizmente parece que uns são de pouca fé, ou os investimentos no processo ou produto não demandam uma verba tão grande. Para isso eu recomendo consultorias do próprio SEBRAE.

Eu só discordo de uma coisa do FINEP. Eles te dão 1 milha e dependendo do caso pegam 27% de imposto na hora de voce gastar. Ai tem que ter uma habilidade na hora de fazer a coisa. Ai não é o tecnico, tem que ter um cara bom de finanças pra saber como vai ser isso. Ex: Se voce vai contratar uma consultoria, que seja de pessoa juridica e nao fisica. Os encargos sao menores. E por ae vai.... mas sem mutreta....

Outros projetos são interessantes. Temos um aqui em andamento que tomamos por empréstimo uma quantia boa, com juros de 7% ao ano e com 2 anos de carência. Isso prá mim é o mesmo que dar.

T+.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor joao » 23 Out 2008 10:39

Ola Jean,

Olha, eu não sou o carinha da empresa que aplicou. Sou um mero peão no meio dela. :)

Sobre as cotas está escrito isso no edital:
Classificação na Etapa 2
As propostas não eliminadas serão classificadas, por Área, em ordem decrescente de notas, respeitados os percentuais para pequenas empresas e para empresas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

No mínimo 40% dos recursos desta seleção pública serão dedicados a pequenas empresas, empresas de pequeno porte e microempresas. No mínimo 30% a empresas localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Caso não haja projetos classificados que atendam estes requisitos, os recursos serão aplicados nos demais projetos aprovados.

Eu entendo que sim, que 30% dos recursos serão obrigatoriamente para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O que sobrar, eles mandam para outras áreas. Ou seja, se tivermos empresas que preencham td que foi pedido, elas tem prioridade. Logo, se vc tem empresa nessas regiões, tem grandes changes de passar, desde que cumpra td que foi pedido, é claro.

Quanto a data, é o que eu te expliquei. Veja este link:
http://www.finep.gov.br//imprensa/notic ... ticia=1644

A data original do resultado da etapa 2 era dia 06/10/2008, como estava no edital. Porém, eles tiveram que adiar. O que aparece dia 24 como sendo o resultado lá na página que vc falou seria o Resultado Final. que era para ser no dia 24/10/2008. Entre essas duas datas, poderia pedir recurso. Por isso que está lá a data de 24/10/2008. Porque seria a data final para passar exatamente a lista definitiva, levando-se em consideração o tempo de recurso.

Este foi o email que eu recebi deles falando sobre isso(recebido dia 21 de outubro):
Sr. João,
A coordenação acaba de nos informar que houve atraso na análise dos processos e, por essa razão, o resultado será divulgado no site FINEP nos próximos 10 dias.
Att.,

Se sair amanha, é uma maravilha! Mas deveria ter saido desde o dia 20...
O bom é que pelo menos até o final do mês sai.

[]'s
joao
Byte

Mensagempor joao » 28 Out 2008 05:44

Ola,

Tenho uma pergunta para o pessoal que já pegou verba com a FINEP...

Eles pagam mensalmente uma certa quantia estipulada na proposta, não é? Ou eles dão de uma só vez o dinheiro?
Se for mensalmente, eles sempre pagaram corretamente? Nunca tevew atrasos no pagamento?
E o que acontece se o projeto estiver atrasado ou adiantado? Poderia explicar o que acontece nessas duas possibilidades?

Valeu a todos,
Joao
joao
Byte

Mensagempor Doth » 28 Out 2008 09:55

Pessoal, tenho um amigo que pode prestar consultoria, tanto nas informações quanto na escrita do projeto.

Entrem em contato comigo.

ricardodoth32@hotmail.com
"...o salto nômade de antigas imagens
As correntes do costume desafia;
Nas brumas do sono, uma voz, como guia,
Desperta na fera seus instintos selvagens.."
Doth
Byte

Mensagempor proex » 28 Out 2008 12:08

Gostaria de saber se os projetos aprovados até hoje foram realmente finalizados e que beneficios trouxeram para a sociedade.
proex
Dword

Mensagempor joao » 28 Out 2008 12:30

Olha proex,

Só posso lhe dizer a teoria, porque a empresa em que trabalhou nunca pediu antes verba.

O que acontece é que caso não termine no prazo estipulado, vc é obrigado a retornar o dinheiro dado a você, pois foi quebrada uma clausula. O mesmo acontece se você nào conseguir provar a FINEP que está usando o dinheiro corretamente...

Agora na prática não tenho nem idéia...

[]'s
joao
Byte

Mensagempor Paulo » 28 Out 2008 12:47

joao escreveu:Olha proex,

Só posso lhe dizer a teoria, porque a empresa em que trabalhou nunca pediu antes verba.

O que acontece é que caso não termine no prazo estipulado, vc é obrigado a retornar o dinheiro dado a você, pois foi quebrada uma clausula. O mesmo acontece se você nào conseguir provar a FINEP que está usando o dinheiro corretamente...

Agora na prática não tenho nem idéia...

[]'s

Na prática o que tem ocorrido é que muitas empresas estão se mantendo com essa verba. Elas conseguem obter um grande valor ($$$) e não precisam de todo ele para concluir o projeto, daí elas fazem o projeto para provar a FINEP que a grana foi toda investida no mesmo, mas no final das contas uma boa parte foi absorvida pelos sócios ou para manter a empresa. Concluindo, tem empresas que já conseguiram várias verbas, finalizaram os projetos e até hoje não venderam nada e estão vivas até hoje, ou seja, se mantém com essa grana, enquanto que outras empresas estão lutando para adquirir a verba a fim de alavancar o negócio.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 28 Out 2008 12:57

afinal, isso eh uma verba ou investimento paulo ? ateh onde eu sei, investimento implica em um retorno com lucros mais tarde. se estas empresas estao torrando a garna, como vao pagar depois ?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor joao » 28 Out 2008 13:04

Dependendo do tipo de "emprestimo", vc nao precisa devolver...
Subvenção economica é um desses que não precisa devolver.

[]'s
joao
Byte

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais