Sobre vendas...

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Sobre vendas...

Mensagempor joao » 13 Out 2008 08:31

Ola a todos!

Última questão do dia! (ou espero que seja!) :)

O que vocês poderiam explicar ou dar dicas sobre vendas?
Realmente este campo para mim é um inteiro mundo a ser descoberto...

Vocês procuram na internet potenciais compradores para começar a fazer a sua lista de compradores? Normalmente conseguem marcar uma visita para demonstrar o produto?
Quanto tempo demora entre a visita a empresa e realmente fechar um produto, em média?

Resumindo, dicas gerais sobre vendas são bem vindas!
:)

[]'s
joao
Byte

Mensagempor tcpipchip » 13 Out 2008 10:00

Seria interessante visitar uma livraria...e ver os BEST-SELLERS de negocios...
tcpipchip
Dword

Mensagempor joao » 13 Out 2008 10:12

Sabe que eu nem tinha pensado nesta idéia?

To vendo tanta coisa ao mesmo tempo que nem passou pela idéia verificar sobre possíveis livros! :D

Valeu pela dica.

[]'s
joao
Byte

Mensagempor albertorcneto » 13 Out 2008 10:28

Joao,

Como eu disse tambem no outro topico, posso te dar uma nocao da minha experiencia, mas no ramo de borracha.

Na verdade, vai depender muito do seu tipo de produto. A ideia dos Best-Sellers nao eh ruim. Procurar o SEBRAE tambem eh uma outra opcao. O problema dos best-sellers eh que geralmente eles sao escritos por pessoas que nao sao tao bons vendedores assim. Ou sao e nao contam o segredo mesmo. O SEBRAE pode te dar umas ideias basicas boas no inicio, mas eh limitado por ter uma visao so superficial de varias areas.

Outra coisa que conta muito eh participacao em feiras e publicacao de anuncios em revistas especificas.

Sem querer ser bicao mas ja sendo: voce pode falar pelo menos mais ou menos o seu tipo de produto?

Mas, disparado, o mais importante eh manter a sua empresa sempre disponivel pra atender o cliente de forma mais rapida e eficiente possivel. Compare, como se voce fosse o cliente, uma empresa que responde um email em questao de minutos e de forma clara, e outra que tem um servico 0800 que so funciona nos dias em que deputados trabalham, e de 9h as 12h somente.

Como eu disse pra um amigo que montou uma empresa de engenharia civil, no inicio voce trabalha por 3 ou 4, nao tem ferias durante uns 2 ou 3 anos, e vai ter a maior dor de cabeca. Depois desse periodo, tudo dando certo, a coisa fica beeeeeem melhor.
albertorcneto
Byte

Mensagempor joao » 13 Out 2008 11:10

Ola alberto,

Então, queremos focar em aplicações na área médica. Softwares de análise para ser mais exato.

Por isso sobre a questão de vendas.

Também nunca tinha pensando em participar de palestras/forums/feiras/publicacoes para aumentar a imagem do produto. Legal vc ter dado essa idéia.

O que pensamos foi verificar o público alvo e mandar e-mails e tentar marcar uma visita.

Foi o que eu disse. Estamos começando, então td vai ser difícil, mas espero que melhore e que a gente acabe conseguindo fazer disto algo legal e não apenas essencial...
:)

Valeu pela ajuda!

[]'s
joao
Byte

Mensagempor albertorcneto » 13 Out 2008 11:50

Pois bem. Nesse caso eu acho que visita a hospitais e medicos por bons representantes, alem de participacoes em feiras e publicacoes em revistas especializadas eh o essencial.

Sugiro que voce faca parcerias com uns poucos clientes primeiro e deixe que eles facam um test-drive no seu produto. Se eles gostarem, vao comentar com colegas e ai eh que eh a sua melhor propaganda.

Participacoes em feiras tambem eh interessante, apesar de ser um pouco caro.

Anuncios em revistas especializadas sao ainda mais caras.
albertorcneto
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 13 Out 2008 12:17

mas tenha cuidado com a abordagem de potenciais clientes! :D

via regra, os clientes nunca gostam de emails ou telefonemas nao solicitados! no caso de email, os riscos sao enormes, pois quando vc envia um email nao solicitado, ele pode ter tres caminhos diferentes:

1) o cliente pode nunca receber pq seu email foi identificado como spam por softwares e o cliente nunca irah tomar conhecimento disso! os softwares fazem isso identificando palavras chave com base em outros emails similares e listas (black lists e white lists). via regra, seu email soh chega com certeza se vc estiver na white list dele, mas para isso o cliente tem que ter enviado um email para vc antes. se isso nao ocorreu, o software ainda nao o conhece e vc eh considerado suspeito. se muitos softwares te considerarem suspeito demais, eh possivel que vc acabe parando em uma black list! daih nem avaliacao de conteudo o software faz mais, ele simplesmente descarta silenciosmente...

2) o cliente pode receber e perceber que nao conhece seu email e marcar ele como suspeito. na melhor das hipoteses, seu email vai para o lixo sem ele ler. na pior das hipoteses ele te marca como spam e o software faz o favor de te adicionar em uma black list, passando daih para o primeiro caso...

3) o cliente pode receber, ler e fazer como alguns fazem contra politico que suja a rua: taxar de spammer. muito raramente o cliente recebe, le e se interessa a ponto de perdoar o deslize ;)

sobre telemarketing, muito similar, praticamente o spam via telefone! quem nunca foi abordado por empresas de cartao de credito, bancos e operadoras de telefonia ? sempre comecam com aquela perguntinha "o senhor teria alguns minutinhos?"... eu sempre falo que estou no transito! :)

e o que dizer entao das empresas de cartao de credito que te enviam um cartao nao solicitado pelo correio e jah comecam a cobrar ? hehehe daih qdo vc recebe qq papel de propaganda via correio jah dah tres tipo de stress no cara antes mesmo de abrir o envelope! em qq um dos casos, a primeira coisa que vem na cabeca do cara eh: como foi que esse *canalha* descobriu meu endereco/telefone/email ? :)

bom, mas entao como chegar ao cliente ?

tem que ser sutil! vc tem q mostrar sua existencia como o povo jah comentou, atraves de foruns, palestras, eventos, feiras, publicacoes, banners, etc. pega como modelo a forma que uma freescale ou xilinx trabalha: eles nao te enviam absolutamente nada sem que vc peca explicitamente! pq eu posso ser publico alvo, mas tb posso odiar a marca deles, entao pq tornar a vida pior do que jah eh ? mas quando vc entra no site eles te recebem de forma amigavel, eles tem um forum deles, tem emails de contato (nao use formularios, coloque o link mailto para o cliente clicar e jah enviar um email). incentive o cliente se registrar para solicitar uma visita, um telefone, material via correio e/ou email (newsletter), acesso a areas vip do site (como baixar demos, papers, etc).

agora, um outro caminho simples eh conseguir representantes comerciais e distribuidores. tem seu lado bom e seu lado ruim... o lado ruim eh que vc nao vai ter exclusividade, nao pode garantir o padrao de qualidade de atendimento de um representante e vai ter um atravessador no meio. o lado bom eh que eles jah tem carteiras de clientes potenciais e jah fizeram todo esse trabalho de abordar e conquistar o cliente. se vc pega um distribuidor com naipe da farnell ou blackbox, por exemplo, vc corta um caminho imenso para chegar ao cliente.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor joao » 13 Out 2008 12:33

legal a explicação...

Acho que teremos que começar com um representante, apenas para conseguir um publico alvo no começo.
O meu medo é que depois para se livrar do representante fica bem difícil...
Eu acho pelo menos.

Valeu pela dica!

[]'s
joao
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 14 Out 2008 21:10

joao escreveu:...O meu medo é que depois para se livrar do representante fica bem difícil...

Faça contrato com tempo expecificado .

Sugestão ;
Não de exclusividade ao representante, ele pode não se interessar em correr atraz e vc fica impedido de optar por outros.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor pbernardi » 14 Out 2008 21:33

Bom, uma alternativa aos emails e telefonemas também são o velho e bom correio. (daquele normal, com carta em papel, lembra?).

É um método formal, e não tem os problemas que o Marcelo Samsoniuk falou. Ninguém vai te colocar em uma "lista negra" nem ficar p* da vida pq recebeu uma carta sua, com publicidade. Acho que isso tem uma aceitação melhor, e baixo índice de rejeição. Por outro lado, o custo parece ser um pouco maior também (do que email, pelo menos).
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor fabim » 14 Out 2008 21:50

Pior de tudo é quando seu patrão vem no seu pescoço.
Liga para fulado veja se esta precisando de algo.
Aí você diz, so Augusto, não vou ligar o cara e os outros não gostam disso assim como eu não gosto.
Ele te torra a paciência e fica do seu lado esperando você ligar.

Olha o papo. "aconticeu hoje"

EU.. David, bom dia é o fabio da pro energy.

Bom.....

Eu.. Tudo bem, ?

Ja falei que sim. << aqui ja f****.

EU..To ligando pra saber se precisa de algo

Meu, se não liguei é porque não preciso de nada.. Vocês tem um costume chato eim..?!?!

pim pim pim pim....

é F*** cara.

Cliente é assim, de desconto, prazo, corra atraz..

Mais não torre o saco dele.

Não envista em clientes de alto potencial..

Nao procure representantes regionais, apenas revendedores combinados..

Minha especialização, é super especifica e técnica, não tenho representantes apenas revendedores.

Vendo pra cachorro, pernilongo, lojista, contrutoras, governo, exporto...

O negócio é não prostituir o seu produto!!! <<<<<<<<<<<<<

preços e demais, para o cachorro e para a exportação...

Bom, não sei se vem ao caso..
Mais são apenas minha forma de workar a 10 anos...COM..

Compra, vendas, SAC, projetos, etc etc etc.. só não beijo na boca..rs

Inutil, Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor j.silvestre » 15 Out 2008 07:29

Regra numero 1:

Ninguem vai querer trabalhar com vc , se não puder ganhar dinheiro.

Regra numero 2:

Nunca esqueça da regra numero 1.

j.silvestre
j.silvestre
Byte

Mensagempor fabim » 15 Out 2008 08:31

j.silvestre escreveu:Regra numero 1:

Ninguem vai querer trabalhar com vc , se não puder ganhar dinheiro.

Regra numero 2:

Nunca esqueça da regra numero 1.

j.silvestre

como coloca assinatura manuscrita aqui ]/??
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor egipts » 16 Out 2008 21:30

Eu já ouvi a frase abaixo de professores do MBA, de alguns empresários e já fiz alguns "testes" que me confirmaram seu sentido.

"Para um mesmo produto, se você o oferecer quando o cliente pedir/precisar este terá 9 vezes mais valor que se ele não o tivesse pedido."

Em outras palavras, se você me oferecer parafusos e eu não tiver problemas com parafusos; você será só mais um cartão na gaveta. Agora, se você tiver a solução de um problema que eu tenho com parafusos; eu pagarei bem para resolver o problema. Portanto, entenda muito bem de parafusos e, quando você me visitar, preste atenção nos problemas que eu posso ter, pois quando eu tiver problemas você já terá uma solução a oferecer. Lembrando que agora que já vi a coisa ela vale mais.

Não sei se me expressei bem, mais acho que é por aí...

Abraço.
Eng. Osiris Torres
Egipts Engenharia Eletrônica
egipts
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 17 Out 2008 09:35

"Para um mesmo produto, se você o oferecer quando o cliente pedir/precisar este terá 9 vezes mais valor que se ele não o tivesse pedido."

Claro. Só não sei de onde ele tirou esse número 9
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais