mas tenha cuidado com a abordagem de potenciais clientes!
via regra, os clientes nunca gostam de emails ou telefonemas nao solicitados! no caso de email, os riscos sao enormes, pois quando vc envia um email nao solicitado, ele pode ter tres caminhos diferentes:
1) o cliente pode nunca receber pq seu email foi identificado como spam por softwares e o cliente nunca irah tomar conhecimento disso! os softwares fazem isso identificando palavras chave com base em outros emails similares e listas (black lists e white lists). via regra, seu email soh chega com certeza se vc estiver na white list dele, mas para isso o cliente tem que ter enviado um email para vc antes. se isso nao ocorreu, o software ainda nao o conhece e vc eh considerado suspeito. se muitos softwares te considerarem suspeito demais, eh possivel que vc acabe parando em uma black list! daih nem avaliacao de conteudo o software faz mais, ele simplesmente descarta silenciosmente...
2) o cliente pode receber e perceber que nao conhece seu email e marcar ele como suspeito. na melhor das hipoteses, seu email vai para o lixo sem ele ler. na pior das hipoteses ele te marca como spam e o software faz o favor de te adicionar em uma black list, passando daih para o primeiro caso...
3) o cliente pode receber, ler e fazer como alguns fazem contra politico que suja a rua: taxar de spammer. muito raramente o cliente recebe, le e se interessa a ponto de perdoar o deslize
sobre telemarketing, muito similar, praticamente o spam via telefone! quem nunca foi abordado por empresas de cartao de credito, bancos e operadoras de telefonia ? sempre comecam com aquela perguntinha "o senhor teria alguns minutinhos?"... eu sempre falo que estou no transito!
e o que dizer entao das empresas de cartao de credito que te enviam um cartao nao solicitado pelo correio e jah comecam a cobrar ? hehehe daih qdo vc recebe qq papel de propaganda via correio jah dah tres tipo de stress no cara antes mesmo de abrir o envelope! em qq um dos casos, a primeira coisa que vem na cabeca do cara eh: como foi que esse *canalha* descobriu meu endereco/telefone/email ?
bom, mas entao como chegar ao cliente ?
tem que ser sutil! vc tem q mostrar sua existencia como o povo jah comentou, atraves de foruns, palestras, eventos, feiras, publicacoes, banners, etc. pega como modelo a forma que uma freescale ou xilinx trabalha: eles nao te enviam absolutamente nada sem que vc peca explicitamente! pq eu posso ser publico alvo, mas tb posso odiar a marca deles, entao pq tornar a vida pior do que jah eh ? mas quando vc entra no site eles te recebem de forma amigavel, eles tem um forum deles, tem emails de contato (nao use formularios, coloque o link mailto para o cliente clicar e jah enviar um email). incentive o cliente se registrar para solicitar uma visita, um telefone, material via correio e/ou email (newsletter), acesso a areas vip do site (como baixar demos, papers, etc).
agora, um outro caminho simples eh conseguir representantes comerciais e distribuidores. tem seu lado bom e seu lado ruim... o lado ruim eh que vc nao vai ter exclusividade, nao pode garantir o padrao de qualidade de atendimento de um representante e vai ter um atravessador no meio. o lado bom eh que eles jah tem carteiras de clientes potenciais e jah fizeram todo esse trabalho de abordar e conquistar o cliente. se vc pega um distribuidor com naipe da farnell ou blackbox, por exemplo, vc corta um caminho imenso para chegar ao cliente.