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Gerador com carregador de bateria.

Enviado:
18 Set 2008 21:42
por silvabelpa
Olá a todos.
Tenho um gerador da BRANCO que possui um recurso que permite carregar baterias de 12V x 8,3A, pergunto: é possível carregar uma bateria de carro de 12V x 45A com este gerador?
Obrigado a todos.
Re: Gerador com carregador de bateria.

Enviado:
20 Set 2008 11:08
por phophollety
silvabelpa escreveu:Olá a todos.
Tenho um gerador da BRANCO que possui um recurso que permite carregar baterias de 12V x 8,3A, pergunto: é possível carregar uma bateria de carro de 12V x 45A com este gerador?
Obrigado a todos.
Bem, vai dar mas, não completamente...
Já houveram várias discussões de métodos de cargas de baterias chumbo ácido aqui no asm51, de qualque maneira, para carregar você precisa de 13.8V que é a tensão padrão e não recomenda-se contínua (meia onda é ótimo)

Enviado:
20 Set 2008 15:36
por MOR_AL
Olá Silvabelpa. Tudo bem?
Eu fiz um carregador de bateria que era assim:
Trafo 127/12V, retificado em onda completa (2 diodos), com corrente de aprox. 2,5A. Acrescentei uma resistência de fio Niquel-Cromo, entre a fonte e a bateria para limitar a corrente de carga em 2,5A.
Incluí um sistema de controle com um relê para desconectar a carga quando a tensão atingisse 13,9V.
Pode não ser o ideal, mas estou usando já tem alguns anos.
Se sua bateria tiver capacidade de X Amper-Hora, e a corrente de carga do seu carregador for de Icarga (em Ampéres) e a bateria tiver com meia carga, então o tempo de carga será próximo a:
Tempo de Carga (em horas) = (X / 2) / Icarga.
Para baterias automotivas, meu carregador pode ser considerado "Carga Lenta".
Um dos piores inimigos da bateria automotiva é deixá-la descarregar mais que a metade de sua capacidade. A vida útil vai pro brejo.
MOR_AL
Re: Gerador com carregador de bateria.

Enviado:
20 Set 2008 16:49
por silvabelpa
phophollety escreveu:silvabelpa escreveu:Olá a todos.
Tenho um gerador da BRANCO que possui um recurso que permite carregar baterias de 12V x 8,3A, pergunto: é possível carregar uma bateria de carro de 12V x 45A com este gerador?
Obrigado a todos.
Bem, vai dar mas, não completamente...
Já houveram várias discussões de métodos de cargas de baterias chumbo ácido aqui no asm51, de qualque maneira, para carregar você precisa de 13.8V que é a tensão padrão e não recomenda-se contínua (meia onda é ótimo)
Caramba!!!
Parece que terei que comprar um carregador para carregar esta bateria.
Então pra que o fabricante coloca um carregador deste??
Valeu pela informação

Enviado:
20 Set 2008 17:52
por Djalma Toledo Rodrigues
MOR_AL escreveu:...Um dos piores inimigos da bateria automotiva é deixá-la descarregar mais que a metade de sua capacidade. A vida útil vai pro brejo.
MOR_AL
Em princípio a Bateria poderia se descarregar totalmente, na "mor_al" rsrs
Mas, como a capacidade das células não são exatamente iguais, deve-se considerar
descarregada quando a tensão cair abaixo da tensão de uma célula.
A razão disso é porque na descarga o sentido da corrrente internamente é do positivo
para o negativo, então se a célula que possuir menor capacidade chegar a zero ela começará a ser carregada com polaridade invertida, daí sua inutilização.
.

colocar um uC na bateria que monitorasse a tensão de cada célula.
A semelhança do que já se faz com os pneus.

Enviado:
20 Set 2008 19:44
por RobL
Se este carregador é para bateria de 12Vcc pode usar numa automotiva sem problema. Qualquer bateria chumbo-ácida, independente do seu tamanho (capacidade em Ah) vai ter sua plena carga em torno de 13,8V.
Vai ser carregada plenamente, somente com um tempo maior que um menor bateria.
O problema da descarga em uma bateria chumbo-ácida é deixá-la descarregada por certo tempo, isto dá margem a sulfatação nas placas.
O correto é: descarregou, carregá-la imediatamente, tal como em um automóvel.
O que normalmente ocorre é uma descarga muito lenta quando lembramos da bateria ela já está sulfatada. Tem jeito de salvá-la com lavagem do sulfato e nova carga.
Não entendí essa parte de que bateria tem células com diferente capacidade de armazenamento. Normalmente não, pois se tivessem, esse grupo de placa seria um limitante para a corrente e portanto, para que gastar em outro grupo de placa com maior área e capacidade em uma mesma bateria? Não faz sentido.
Mesmo que uma célula (um pilha) estivesse com tensão menor que as demais, a corrente nunca seria invertida nessa célula, nem a tensão, pois todas estão em série.
É fácil verificar. Suponha duas pilhas em série com tensões diferentes. Vamos ter a soma das duas e a corrente com um só sentido e de mesmo valor pelas duas pilhas, tal como em uma bateria.

Enviado:
20 Set 2008 20:01
por RobL
Nem mesmo em uma pilha que forma uma bateria, a qual se ligam duas ou mais pilhas em paralelo, a fim de aumentar sua área e capacidade, se uma das pilhas apresentar defeito e sua tensão for menor que as demais, essa será carregada (ou tentar carregá-la) pelas pilhas com maior tensão, mas a tensão nela nunca será invertida, somente a corrente durante a carga. Portanto não haverá dano, por este motivo.

Enviado:
20 Set 2008 20:44
por Djalma Toledo Rodrigues
RobL
Lembra-se da opção de Equalização do carregador de Bateria ?
A finalidade equalizar, isto é, tornar igual a carga acumulada em cada célula.
Logo elas, as células, não são exatamente iguais.
Agora por favor reveja o sentido da corrente NO INTERIOR da Bateria.
Durante a carga a corrente circula do Negativo para o Positivo
Na Descarga o sentido é inverso, do Positivo para o Negativo.
Ou não ?
.
à

Enviado:
20 Set 2008 21:53
por RobL
A razão disso é porque na descarga o sentido da corrrente internamente é do positivo
para o negativo, então se a célula que possuir menor capacidade chegar a zero ela começará a ser carregada com polaridade invertida, daí sua inutilização.
Em nenhum momento no que coloquei fala que na carga o sentido da corrente não seria contrário ao da descarga (No caso você está usando o sentido convencional da corrente).
A questão é outra, conforme cotado acima.
Primeiro se uma pilha ou célula chegar a zero, já era, não é mais uma pilha, pois enquanto for pilha, não pode chegar a zero e não haverá mudança de polaridade na tensão (se chegar a zero a química foi-se).
Uma bateria, montada com mesma área em todos os seus elementos, só poderá apresentar diferença de cargas se sua construção não permitir troca dos gases de forma igual em todos os elementos. Vários outros fatores existem mas seria teorizar desnecessariamente, por terem mínima influência.
Na prática, os carregadores, mais sofisticados, para chumbo ácida, reduzem a corrente final para dar vazão aos gases e avaliam a tensão ao final de certo tempo e desligam.

Enviado:
20 Set 2008 22:54
por Djalma Toledo Rodrigues
RobL escreveu:Nem mesmo em uma pilha que forma uma bateria, a qual se ligam duas ou mais pilhas em paralelo, a fim de aumentar sua área e capacidade, se uma das pilhas apresentar defeito e sua tensão for menor que as demais, essa será carregada (ou tentar carregá-la) pelas pilhas com maior tensão, mas a tensão nela nunca será invertida, somente a corrente durante a carga. Portanto não haverá dano, por este motivo.
Mas, na Bateria de automóvel as células estão
em Série, e não em paralelo.
.

Enviado:
20 Set 2008 23:55
por fabim
entãozis..
Esses geradores.
"temos um de 127/220V 2.5KW"
tem uma saida de 12v "manuélico informa 13.85V nom em 1/2 carga do AC Inom 8.5A, tensão 120hz "
Ou seja CERVEJAAAAAAAAAAAAAAAA.
ops
COCAAAAAAAAAAAAAAAAAA
c você ligar um osciloscopio na saida dos 12V "depende do modelo do gerador" vai observar 120hz e a V rms de uns 14V..
Tem um outro que eu consertei no ano passado de 950W, tinha uma saida de 12,5V com capacitores internos de filtragem e 6A.
Na dúvida meu amigo, ligue uma carga na saida dos 12V simulando uns 6A +/-, soque o multimorto e observe a tensão, se o multimetro ficar meio doido ligue o osciloscopio bara verificar se realmente essa saida é apenas para carga de bateria.
Só uma dica,,,, tem varios modelos com várias funcionalizades..
Fabim

Enviado:
21 Set 2008 08:52
por RobL
Não somente em série.
Por definição bateria eh um conjunto de pilhas.
Conforme foi colocado, veja no seu próprio quote, as pilhas que formam uma bateria estarão em paralelo, para aumentar a área exposta ao ácido (para atingir os Ah desejado) e estes cojuntos (que formam pilhas com grandes áreas) estarão em série para se atingir a voltagem necessária.
A maioria das baterias são fomadas por associações série e parelelo para adquar o perfil final da bateria (perfil aqui são as dimensões da bateria).
Repito, a questão era outra, a da polaridade invertida ocorrer, seja numa pilha ou em um conjunto delas. Esta nunca ocorre ou deixa de ser pilha (ou bateria).

Enviado:
21 Set 2008 09:39
por Djalma Toledo Rodrigues
.
Onde Rob L diz
"um conjunto de pilhas" Leia-se:
Um conjunto de placas.
E onde diz:
e estes cojuntos (que formam pilhas com grandes áreas) estarão em série para se atingir a voltagem necessária.
Entenda-se como:
" Estes conjuntos de placas formam as Células da Bateria.
Células estas que são ligadas em série, quantas forem necessárias, para se obter a Tensão nominal da Bateria "E onde diz:
RobL escreveu:... para adquar o perfil final da bateria (perfil aqui são as dimensões da bateria).
Entenda-se como:
"...Adequar a Capacidade em Ampéres / Hora da Bateria."
----------------------------------------
Deve ser isso. Só pode ser isso...
.

Enviado:
21 Set 2008 10:10
por RobL
Opa! O grande Mor_All não disse nada disso não.
Conjunto de placas está mais para definir rinoceronte, automóveis, porta de garagem, etc.
Tô fora. T+

Enviado:
22 Set 2008 12:03
por Djalma Toledo Rodrigues
RobL escreveu:.... as pilhas que formam uma bateria estarão em paralelo....
Meu caro RobL, as placas são montadas em paralelo, alternadamente uma negativa outra positiva mas, não formam pilhas em paralelo, simplesmente porque estão contidas em um invólucro (Caixa) logo, todas imersas em um único eletrólito.
Abraço RobL