Avcasella (esse é teu nome mesmo?

) vou te contar minha humilde história.
Em 1999 eu e mais dois camaradas decidimos abrir uma empresa. Após pouco tempo, começamos a pensar nisto. Tinha propaganda da ABES na TV tocando o horror a respeito da pirataria, e a gente tava morrendo de medo. Se aos trancos e barrancos estávamos começando a empresa, se fôssemos multados por pirataria estaríamos fritos. Se tivéssemos que pagar pelo Windows, Office e Orcad (que eu usava na época), teríamos que vender uns dois rins para juntar o dinheiro. Então decidimos dar uma boa olhada neste tal de Linux.
Bom, primeiramente instalamos em nossos computadores. Mexíamos basicamente com PIC, e conseguimos rodar o MPASM no Wine com algum sofrimento, mas foi. Depois começamos a vislumbrar o horizonte que se abria para nós. Montamos um servidor de arquivos, com o qual usávamos o CVS para controlar as versões dos programas. Começamos a mexer com o gEDA e PCB para desenhar esquemático e circuito impresso, e sou fã destes dois programas até hoje.
Algum tempo depois, comecei a mexer com um treco que foi muito bacana para a gente: LTSP. É um sistema de terminais remotos diskless que você acessa outro computador como se fosse o seu. Como resultado, montamos um computador mais ou menos bom para a época, e pendurei nele 7 terminais feito de computadores que não serviam prá quase mais nada. Isso proporcionava vários tipos de economia, de software, de hardware, de energia, e de tempo. O bacana é que você desloga dum terminal e loga noutro e continua trabalhando como se estivesse no computador principal.
Bom, 10 anos depois, algumas coisas mudaram, outras não. A questão hoje em se tratando de SO é que ele importa muito pouco. Se tiver todos os drivers que você precisa, é o que importa. O que realmente importa são os programas que vai usar nele. Por exemplo, que CAD de eletrônica você usa hoje? Quanto ele custa? 5.000 dólares? 10.000 dólares? E se precisar de uma licensa adicional para mais usuários? E quanto ao compilador que você usa? O custo do Windows vai virar troco de pinga comparado a estes custos.
Então, esqueça a migração de Windows para Linux, isso é de menos, instalar Linux hoje é muito mais simples que instalar Windows. O problema está na migração dos outros aplicativos.
Se por exemplo hoje você usa Altium, migrar para o gEDA, Kicad, Xcircuit, ou qualquer outro, vai ser traumático. Eu praticamente não usei o Kicad, mas o gEDA tem muito menos recursos que o Altium. Recursos imprescindíveis? De jeito nenhum. Hoje no meu trabalho eu uso Windows e Altium e foi traumático começar a usá-lo, tudo era complexo demais para uma tarefa simples. Então, força de vontade é o mais importante.
Como ponto de partida, faça uma lista de tudo que você precisa usar de aplicativos, ou dos aplicativos que não vive sem. Depois comece a pesquisar por alternativas livres. Depois, instale Linux num computador, e comece a estudar estes programas. Se você se sentir produtivo depois disso tudo, aí então comece um plano de migração. Se você migrar definitivamente, provavelmente vai ser um caminho sem volta. A liberdade do software livre é viciante.
Quanto a hardware, o que você usa hoje no XP é mais do que suficiente para rodar qualquer distribuição Linux. O que você usa para rodar Vista, dá prá pendurar uns 10 terminais diskles....
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.