Informatica - procuro S.O. altenativo

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Informatica - procuro S.O. altenativo

Mensagempor avcasella » 24 Jul 2008 11:39

Pessoal, sei que aqui não é forum pra assunto de Informática.
A gente tem fusca mas não vivemos no passado, sei que todos entende de informática, e mais do que eu.

Já perguntei para meus colegas, mas estão todos "hipnotisados" pelo windows e não corre na idéia deles de que pode existir outro S.O. Eu só quero escapar um pouquinho deste monopólio.

Mas acredito que outras pessoas, tanto usuários domésticos como empresas tem o mesmo problema que eu.

Nem tanto para usuários domésticos, software pirata resolve.

Outros programas não chegam a ser problema, existem diversos pacotes offices genéricos que são 100% compatíves e Free, além deste tenho só mais 3 ou 4 programas que precisarei comprar (mas só uma licença), mas já sei de alguns Free que podem substituir os famosos programas.

O problema é o seguinte:
Custo para manter um computador legalizado. Até não é muito problema para uma máquina.

Numa empresa não pode ter pirataria, e é o meu caso e também de alguns usuários aqui do Forum.
E depois ainda tem o custo para upgrade dos mesmos, o tio Bill é esperto né.

Só que não temos muitas opções.

1- Pagar pelo windows (que não tem concorrente), o custo pra várias licenças já começa a incomodar.

2- usar linux e não rodar mais os softwares que preciso, são todos pra windons! se bem que tem outros que fazem o mesmo.

3- usar windows pirata e arcar com os riscos de uma fiscalização.

Então pra não ser um pirata e não ter de gastar com licença pra cada máquina estou procurando opniões
com os usuários de computador sobre S.O. ALTERNATIVO.

Percebam que não me importo de ser Pirata (nada de peso na consciencia!), mas tenho medo de uma fiscalização e além de ter de pagar pela licença ainda tem multa.

Encontrei um tal de ReactOS que deverá ser compativel com o win NT, mas ele ainda é versão alfa.

Alguém usa linux, podia dizer se é bom? e se com este S.O. daria pra se libertar definitivamente do WIN?

Por enquanto é isso, quem tiver dicas vai ser de grande ajuda.
avcasella
Bit

Mensagempor joao » 24 Jul 2008 11:51

Olha, até onde eu sei NÃO existe nada que seja IGUAL ao Windows. O mais próximo foi o LINDOWS, que eu comento mais embaixo sobre ele.
Maasss, parece que conseguiram fazer um jeitinho para tudo!
:)

O que vc precisa? Rodar programas que rodem apenas no windows XP? Os programas não tem compatíveis para linux?

Minha opinião:
1 - Se os Softwares que vc vai usar são únicos e não tem outro jeito: Tenta rodar um linux com um programa chamado WINE para rodar esses SWs. Sei que o Office roda usando ele. Se não quiser muita dor de cabeça tenta achar versões preparadas para rodar o WINE, como Lindows(acho que mudou de nome, mas é facil procurar na net por ele), não roda tudo, mas roda a maioria dos programas que são usados no dia a dia.

2 - Esses Softwares rodam no windows NT ou 98? Não tem problema de segurança? Vai no mercado livre e compra as licenças desses dai. Provavelmente serão bem baratas.

3 - Não tem jeito? Tem que ser com Windows mesmo? Liga para a microsoft e veja se vc não consegue comprar mais barato uma licença corporativa...

Eu ficaria com a primeira, só porque é FREE e vc ainda pode tentar achar outros Softwars que seriam free. Pois é que nem vc disse: Toda hora tão lançando um update e vc teria que pagar por ele...

[]'s
joao
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 24 Jul 2008 11:55

eu testei esse aqui: http://www.freedows.com/

parece que roda bastante programas do windows nele.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 24 Jul 2008 11:58

Mais uma dica, instale uma máquina virtual em seu PC:

essa aqui é ótima e gratuíta: http://www.virtualbox.org/

instalando a máquina virtual, você poderá baixar as ISO ou até mesmo instalar o Linux e outros sistemas nele, sem mexer em nada na tua máquina, e rodando dentro do windows, uma maravilha ehehe, eu uso isso pra testar vários programas.

você pode até mesmo ter esse virtual box em um Linux por exemplo e dentro do linux, um windows instalado na máquina virtual
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor avcasella » 24 Jul 2008 12:00

Obrigado pelas dicas João.

Eu devo usar o que a maioria aqui usa.
1- Office (editor texto, planilha, etc...)
2- CAD para projeto de placas, deve ter algum pra linux!
3- Coreldraw, será que tem algum p/linux que gera arquivo p/ coreldraw

Oi rodrigo:
Mas a ídeia é não ter mais Windows, senão o problema continua o mesmo.
O fredows parece interessante, ainda estou lendo mais no site deles, valeu.
avcasella
Bit

Mensagempor enigmabox » 24 Jul 2008 12:52

Avcasella,

Possiveis substituições:

WIN -> Linux
Office-> Openoffice
Kicad-> Kicad
Coreldraw-> Gimp
IE-> Firefox
Outlook-> Thunderbird
Acrobat-> Acrobat
MSN-> Gaim
Skype-> Skype
etc.....
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 24 Jul 2008 13:01

pois eh, eu quase sempre usei linux e depois de anos e anos chego somente a uma conclusao: usuario de windows tem memoria curta ou eh muito burro: o usuario tem medo de migrar de SO pq eh muito dificil, pq eh muito diferente ou pq as aplicacoes nao rodam, mas migra alegremente entre as versoes do windows, q sao cada vez mais complexas, cada vez mais diferentes e com todas as aplicacoes dando pau, sem contar os bugs novos que se acumulam aos antigos, que nunca sao consertados.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 24 Jul 2008 13:10

Tem varias versoes de Linux que instalam com o mesmo grau de dificuldade do Windows.
Quando começei a usar em 1991, era bem dificil, tinha que fazer varias tarefas no PC, para o sistema funcionar, mas hoje é diferente.
Eu tenho varios softwares de eletronica, que funcionam no WinXP, mas quando fui instalar estes, no windows Vista, só me deu problema e conflitos.
Ainda fico com o Linux ou Solaris para ambientes 64bits, que tb roda aplicativos Linux 32.
enigmabox

Mensagempor avcasella » 24 Jul 2008 13:42

Enigmabox:
Gostei da lista, vai me ser muito útil.
me diga o seguinte, é pra esclarecer uma dúvida minhã.

Você conseguiria fazer uma comparação entre win e lunix, como por exemplo: velocidade melhora? precisa de máquina potente?

É que tenho um notebook de estimação, com win98, não pude colocar xp porque ficaria lento.
Então eu queria saber se com linux ele ia rodar legal.
É um celeron 600MHz com 192Mb

Gostei muito da dica do Rodrigo_P_A no link, sobre o DUAL S/O é linux que roda aplicativos windows.
avcasella
Bit

Mensagempor helton » 24 Jul 2008 13:49

Entao...
Em relação aos custos de licença do windows...bem, se vc compra um computador "popular" de qualidade na DELL (1.2K), o mesmo já vem com o windows...consequentemente, não se "paga" por essa licença....e todos ficam contentes, portanto a microsoft encontrou um jeitinho de continuar respirando no mundo do desktop , sem pirataria...porque no mundo de servidores a microsoft está parecendo um titanic...belo , lustroso e ...afundando...
Por outro lado, o linux hj é infinitamente menos complexo que a 10 anos atrás (alguém lembra do slackware 3 ?!?). E tudo vai depender das suas apliações e da ambientaçào que vc tem com o sistema e suas ferramentas...
Entao , analise seu custo benefício...a sua máqiuna não tem licença windows...coloque linux, ou ...a sua máquina já tem um licença windows...substitua e se adapte a programas Open Source mesmo no windows...
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor xultz » 24 Jul 2008 14:09

Avcasella (esse é teu nome mesmo? :P ) vou te contar minha humilde história.
Em 1999 eu e mais dois camaradas decidimos abrir uma empresa. Após pouco tempo, começamos a pensar nisto. Tinha propaganda da ABES na TV tocando o horror a respeito da pirataria, e a gente tava morrendo de medo. Se aos trancos e barrancos estávamos começando a empresa, se fôssemos multados por pirataria estaríamos fritos. Se tivéssemos que pagar pelo Windows, Office e Orcad (que eu usava na época), teríamos que vender uns dois rins para juntar o dinheiro. Então decidimos dar uma boa olhada neste tal de Linux.
Bom, primeiramente instalamos em nossos computadores. Mexíamos basicamente com PIC, e conseguimos rodar o MPASM no Wine com algum sofrimento, mas foi. Depois começamos a vislumbrar o horizonte que se abria para nós. Montamos um servidor de arquivos, com o qual usávamos o CVS para controlar as versões dos programas. Começamos a mexer com o gEDA e PCB para desenhar esquemático e circuito impresso, e sou fã destes dois programas até hoje.
Algum tempo depois, comecei a mexer com um treco que foi muito bacana para a gente: LTSP. É um sistema de terminais remotos diskless que você acessa outro computador como se fosse o seu. Como resultado, montamos um computador mais ou menos bom para a época, e pendurei nele 7 terminais feito de computadores que não serviam prá quase mais nada. Isso proporcionava vários tipos de economia, de software, de hardware, de energia, e de tempo. O bacana é que você desloga dum terminal e loga noutro e continua trabalhando como se estivesse no computador principal.

Bom, 10 anos depois, algumas coisas mudaram, outras não. A questão hoje em se tratando de SO é que ele importa muito pouco. Se tiver todos os drivers que você precisa, é o que importa. O que realmente importa são os programas que vai usar nele. Por exemplo, que CAD de eletrônica você usa hoje? Quanto ele custa? 5.000 dólares? 10.000 dólares? E se precisar de uma licensa adicional para mais usuários? E quanto ao compilador que você usa? O custo do Windows vai virar troco de pinga comparado a estes custos.
Então, esqueça a migração de Windows para Linux, isso é de menos, instalar Linux hoje é muito mais simples que instalar Windows. O problema está na migração dos outros aplicativos.
Se por exemplo hoje você usa Altium, migrar para o gEDA, Kicad, Xcircuit, ou qualquer outro, vai ser traumático. Eu praticamente não usei o Kicad, mas o gEDA tem muito menos recursos que o Altium. Recursos imprescindíveis? De jeito nenhum. Hoje no meu trabalho eu uso Windows e Altium e foi traumático começar a usá-lo, tudo era complexo demais para uma tarefa simples. Então, força de vontade é o mais importante.

Como ponto de partida, faça uma lista de tudo que você precisa usar de aplicativos, ou dos aplicativos que não vive sem. Depois comece a pesquisar por alternativas livres. Depois, instale Linux num computador, e comece a estudar estes programas. Se você se sentir produtivo depois disso tudo, aí então comece um plano de migração. Se você migrar definitivamente, provavelmente vai ser um caminho sem volta. A liberdade do software livre é viciante.

Quanto a hardware, o que você usa hoje no XP é mais do que suficiente para rodar qualquer distribuição Linux. O que você usa para rodar Vista, dá prá pendurar uns 10 terminais diskles....
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor avcasella » 24 Jul 2008 15:16

xultz, valeu mesmo pela dica, vou ponderar todos estes detalhes.
Meu nome é Alexandre Victor Casella. Daí veio avcasella!

Será que nunca nos topamos em Curitiba, morei lá de 92 a 03.
Lecionei na PUC e na Tuiuti.

Eu uso o Protel, que era feito pela mesma empresa que fez o Altium, ainda não migrei porque não tenho máquina boa suficiente pra rodar.
Estou usando o win98 e o altium precisa de win xp.
Sei que a Siemens em Curitiba e outras empresas usam uma estação SUN para rodar um CAD para desenhos das placas, me parece que o programa se chama PROTEUS não tenho certeza.

Mas já estou convencido que preciso melhorar minha máquina se eu quizer atualizar meus programas, mesmo se for em linux.

Sua dica foi muito boa, vou mudar aos pouquinhos, vendo se consigo tudo que preciso que rode direitinho no novo sistema e farei a migração aos poucos.

A dica do rodrigo também foi boa, o serviço de SAC do DUAL SO me respondeu em menos de 5 minutos.
Mas a promessa deles é muito boa, por isso fico desconfiado !!

Valeu pessoal.
avcasella
Bit

Mensagempor enigmabox » 24 Jul 2008 15:56

avcasella,

Dependendo da versao do linux, vc roda até em sistemas com microcontroladores.
Eu tenho um notebook Compaq com cpu AMD de 450mhz com 96mb e roda bem o linux. Mas tem que ser versão mais antiga de linux(Ex. Kurumin 4 ou 5), porque as atuais pedem mais memoria para funcionar.
Não notei muita diferença de velocidade, instalando na mesma maquina o linux ou windows, isto é sem o antivirus. Pois dependendo dos arquivos que estao instalados no windows, este ficara mais lento que Linux, pq linux nao necessita de antivirus.
Neste notebook velho que tenho, utilizei o win98(sem antivirus) e linux, ambos apresentaram velocidades equivalentes, mas sem o antivirus com windows, é impossivel usar pra acessar a net. O linux rodou um pouco mais rapido , quando compilei o kernel do linux, para esta maquina, assim aproveitou bem o hardware do notebook Compaq.
enigmabox

Mensagempor xultz » 24 Jul 2008 17:55

Alexandre, o software que você citou se chama Mentor Graphics. É apontando como o melhor CAD de eletrônica do mercado, mas é muito, muito caro mesmo, você precisa vender os três olhos para comprar um.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 25 Jul 2008 01:13

se vc acha o linux toscao, compre um macintosh e seja feliz!

win -> macos X
office -> openosx (fala serio, ateh o vi eh melhor q o word)
kicad -> eagle (quase um mentor... e para placas 100x80mm eh na faixa)
coreldraw -> inkscape (ou illustrator piratex)
photoshop -> gimp
IE -> safari
outlook -> gmail (pop3 eh sux)
msn -> orkut (msn eh sux)
prompt do dos -> bash
etc

ou entao junte-se aos bons e seja um deles! use o openbsd (sem X!):

win -> openbsd
office -> vi
outlook -> pine
IE -> lynx
msn -> irc