REATOR/INVERSOR PARA FLUORESCENTES

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

REATOR/INVERSOR PARA FLUORESCENTES

Mensagempor Pask » 26 Jun 2008 14:11

Caros amigos, alguém conhece algum circuito de reator inversor usado em lâmpadas fluorescentes tubulares para uso com baterias automotivas?Por exemplo: entrada 12V ou 24V e saída para a lâmpada.
Mas eu não quero comprar o aparelho pronto. Eu gostaria do circuito.
Obrigado. :wink:
Pask
Word

Mensagempor fabim » 26 Jun 2008 16:28

http://www.dee.ufc.br/~rene/industrial/ ... r/cap2.pdf

Ano passado eu indiquei esse trabalho para um conhecido.

Com um inversor DC-DC usando nucleo de ferreite, e atraves desse trabalho ele desenvolveu um reator de 9 a 24V - 18...26W, ele vende essas coisas.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 26 Jun 2008 16:38

Fiz para lampada de neon a muito tempo atras, entrava 12V e gerava 15Kv.
A dor de cabeça era que rompia o dieletrico do transformador e ate acertar na produção deu uma certa dor de cabeça.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor fabim » 26 Jun 2008 16:40

nada que isolador plastico, e uma ensopada de PU-SKE-142, não resolve-se.rsrs

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Msconfig » 26 Jun 2008 16:43

Esse circuito com algumas melhorias:

Imagem

http://electronicdesign.com/Articles/In ... cleID=1508
Msconfig
Byte

Mensagempor fabim » 26 Jun 2008 16:46

na mosca.

rs
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 27 Jun 2008 09:50

Olá Pask. Tudo bem?

Em 197X fiz um reator para lâmpadas fluorescentes. A lâmpada podia estar até com os filamentos queimados que acendia.
O circuito era bem simples. Era uma fonte chaveada do tipo flyback. A vantagem deste tipo de fonte é que não queima mesmo se você curto circuitar a saída. A outra característica muito conveniente é que ela, sem realimentação, é uma fonte de corrente, ideal para as lâmpadas fluorescentes.
As características elétricas de uma lâmpada fluorescente, como você sabe, são:
1 - Aumentando-se a tensão, a corrente é praticamente nula, até o ponto em que a ddp faz saltar um arco no interior e começar a conduzir.
2 - Ao conduzir a tensão fica quase fixa com o aumento da corrente. Como um zener de má qualidade.

A tensão da fonte flyback é parecida. Enquanto a corrente for nula ou baixa, a tensão vai subindo. Com o estabelecimento da corrente, devido a condução, a tensão de saída cai e se mantém estabilizada pela tensão de condução da lâmpada.
O detalhe é que se não houver lâmpada (carga na saída), a tensão aumenta até que a chave (o transistor ou qualquer chave eletrônica) conduz. A tensão máxima da chave é alcançada, destruindo-a.
Para evitar este inconveniente se acrescenta mais um enrolamento no trafo.
O circuito fica mais ou menos com 1 transistor, um ou dois diodos, tres capacitores e alguns resistores.
Acho que o maior problema de todos estes circuitos é a determinação do cálculo e construção dos trafos. Exige um bom conhecimento da teoria e prática de montagem. São muitos parâmetros a serem determinados e controlados (acho que uns 30 + ou -).
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais