Compartilhamento de pasta para alguns usuarios somente

Enviado:
20 Jun 2008 10:38
por albertorcneto
No Linux eh tranquilo. No Ruindows Vista sei que tem jeito, mas tenho trauma do cara.
Algum de voces sabe como compartilhar uma pasta na rede no Windows XP, mas com acesso restrito, seja por senha ou por usuario? Meu Windows XP eh Professional, mas nao faco a menor ideia de como fazer isso.

Enviado:
20 Jun 2008 10:50
por albertorcneto
Foi mal...
Na pressa, acabei colocando aqui sem pesquisar no santo Google.
De qualquer forma, pra quem tiver problema parecido:
2. CONTROLE DE ACESSO
No Windows XP é possível restringir o acesso a drives, diretórios e arquivos, mediante a atribuição de permissões. No entanto, esse recurso só está disponível nos drives formatados com o sistema NTFS. Para habilitar a proteção, faça o seguinte:
a) No XP Professional, abra o Windows Explorer e acione Ferramentas/Opções de Pasta e ponha em primeiro plano a orelha Modo de Exibição. Na caixa Configurações Avançadas, desligue a alternativa Usar Compartilhamento Simples de Arquivo. Agora, no volume NTFS, clique com o botão direito num drive, pasta ou arquivo e escolha Propriedades. Na janela que se abre, aparece a orelha Segurança. Clique em Adicionar e navegue nos comandos para atribuir direitos a usuários ou a grupos de usuários. Essa tarefa, típica de administradores de rede, requer algum treinamento. É preciso combinar adequadamente as negações e permissões. A opção Permitir tem precedência sobre Negar. Portanto, a melhor estratégia é desabilitar Permitir em vez ativar Negar. Deve-se ainda levar em conta o nível do usuário — administrador ou usuário comum.
b) No XP Home, o sistema de segurança é mais resumido. O uso do compartilhamento simples é padrão. Somente arquivos e diretórios dentro de Meus Documentos podem ser marcados como privados — ou seja, de acesso restrito. Para fazer essa marcação, clique com o botão direito na pasta ou arquivo, escolha Propriedades e Compartilhamento. Também é possível atribuir permissões a outras pastas do computador. Mas para isso é necessário iniciar o micro em Modo Seguro (F8 durante a inicialização) e entrar no sistema como administrador. Nesse modo, a orelha Segurança aparece na tela Propriedades, assim como no XP Professional.
3. PROTEJA SEUS ARQUIVOS
O sistema de arquivos NTFS tem uma característica mais interessante que o controle de acesso. Trata-se do EFS — sigla de Encrypting File System, ou sistema de arquivos com criptografia. Com esse recurso, que só está disponível na versão Professional, você pode criptografar pastas e arquivos. O uso é simples. Clique com o botão direito do mouse numa pasta ou arquivo e escolha Propriedades. Na janela Propriedades, orelha Geral, clique no botão Avançados. Abre-se a tela Atributos Avançados. Nela, marque a opção Criptografar o Conteúdo para Proteger os Dados e dê OK. Se você quiser criptografar um arquivo pertencente a uma pasta não-criptografada, o Windows vai avisar que essa opção não é muito segura. Vai ensinar, também, que os arquivos salvos em pastas protegidas passam automaticamente a ser protegidos. Por fim, vai sugerir que você também criptografe a pasta. Os itens criptografados são exibidos pelo Windows Explorer com as descrições em cor verde.
Muito bem, e o que acontece com essa pasta ou arquivo? Em princípio, nada. Mas se o arquivo for copiado para outro computador ou seu PC for roubado, ninguém terá acesso aos dados protegidos. O EFS faz criptografia de múltiplas camadas, difícil de quebrar. Ao mesmo tempo, é muito fácil de usar, porque não requer nem mesmo senha. O embaralhamento das informações é produzido mediante uma chave que leva em conta a identificação do usuário que faz a criptografia. INFO realizou uma experiência que você pode repetir. A máquina usada foi um PC com dois drives — um NTFS e o outro FAT32 — e dois usuários cadastrados. O primeiro usuário criptografou dois arquivos, um TXT e um XLS. Em seguida, deu-se o comando Iniciar/Fazer Logoff/Trocar Usuário. O segundo usuário entra com sua senha e tenta abrir os dois arquivos. Os programas correspondentes dão as mensagens de que o acesso foi negado.
4. ACESSO AUTORIZADO
No Windows XP Professional, você pode deixar que outras pessoas tenham acesso aos seus arquivos criptografados. Isso é possível, mas só entre usuários do mesmo computador ou da mesma rede. Para que outra pessoa possa ler seu arquivo protegido, clique nele com o botão direito e escolha Propriedades. Em seguida, na orelha Geral, clique no botão Avançado. Na tela Atributos Avançados, acione o botão Detalhes. Na nova tela, você vê a lista dos usuários autorizados a abrir o arquivo. Naturalmente, se você acabou de criptografá-lo, somente seu nome estará lá. Clique no botão Adicionar e inclua novos usuários autorizados. Importante: só aparecem na lista os usuários que possuem certificados do Encrypting File System. Calma, não é nada burocrático. Para ter um certificado, basta usar uma vez o sistema de criptografia. O nome do usuário aparece como fulano@nomedomicro.

Enviado:
20 Jun 2008 13:22
por ze
há algum tempo precisei disto. num consegui e apelei deixando a pasta liberada geral. vou testar.
este artigo achei curioso:
http://www.explorando.viamep.com/2007/0 ... -guia.html
vlw

Enviado:
21 Jun 2008 09:04
por eletroinf
Eu precisei disso esses dias. Achei essa dica pela internet:
http://br.geocities.com/eletroinf/restr ... win_xp.pdf
Infelizmente a partição do sistema tem que estar em NTFS.
Boa sorte.

Enviado:
21 Jun 2008 18:59
por edison
albertorcneto escreveu:M O EFS faz criptografia de múltiplas camadas, difícil de quebrar. Ao mesmo tempo, é muito fácil de usar, porque não requer nem mesmo senha. O embaralhamento das informações é produzido mediante uma chave que leva em conta a identificação do usuário que faz a criptografia......
Uma vez eu fiz isso em ums arquivos de uma partição funfou bem....!
Posteriormente eu formatei a partição C: e aqueles arquivos da pertição anterior nunca mais abriram pois pós a formatação eu criei outro login e eles só aceitam o qual foi criptografado.....e eu esqueci qual era...!!! Tomei.
Pra quem quiser tem um programinha chamado "rjhExtensions v1.3" pequeno e versatil , vc clica com o botão direito na pasta ou executavel, escolhe "encrypt" e ele pede uma senha e pronto. Quando for abrir é só clicar denovo (direito) e mandar "decript" ele pede a senha e pronto. Bem mais rápido.
Té mais...

Enviado:
23 Jun 2008 14:15
por styg
gostaria de algo parecido, liberar o acesso a somente alguns computadores na rede e nao pra todos.
o que faco hoje eh liberar geral, mas colocar senha nos arquivos (excel p ex.) e fornecer a senha soh pra quem pode acessar.