Página 1 de 2
Interferencia de motores de alta potencia em mcu

Enviado:
29 Abr 2008 22:27
por Nightcrawler
Olá pessoal,
Seguinte, tenho um equipamento que usa um HCS08. Está funcionando bem a algum tempo, mas agora instalei ele perto de motores de alta potencia, 75cv e 100cv. As vezes durante a partida dos motores, que devem gerar interferencias bem grandes, o mcu trava, altera niveis de pinos, etc.
Bom, minha duvida, como resolver isso?? Já alterei layout e não obtive resultados muito diferentes. Vi em alguns equipamentos que é usado uma chapa de metal por cima dos ci's. Essa é uma boa saida? O que vocês indicam??

Enviado:
30 Abr 2008 07:04
por EDSONCAN
Para interferencia emitida sim, conduzida não.
Mas não esqueça que mesmo radiada ela penetra pelos cabos e por isso tem que ser protegida.
Faz uma experiencia, um bom bloqueador e chapa de flandres, ou seja, lata de sardinha.
Edson

Enviado:
30 Abr 2008 08:09
por Fábio Pereira
Para interferência conduzida os santos ferrites também podem ajudar
T+

Enviado:
30 Abr 2008 08:30
por andre_luis
Voce tem que saber a diferença entre ruido diferencial ou modo-comum.
O primeiro tipo, é gerado pelo meio e geralmente ataca cabeamento. Uma solução é usar cabos blindados e trançado. O trançamento do cabo tende a zerar o efeito das induções, mas somente quando sua fonte não é pontual. Essa blindagem dos cabos deve ser com papel alumínio juntamente com uma malha de fios. Os cabos coaxiais são a melhor alternativa, pois o campo eletromagnetico fica confinado dentro do guia, isolado do meio.
O segundo tipo, é gerado pelo corpo do equipamento, principalmente se não estiver aterrado. Pode-se blindar com carcaça metálica sim, mas deve-se lembrar que o alumínio só blinda campos predominantemente elétricos, e não magnéticos. Por isso, pode se usar algo feito de aço ou algum material ferro-magnético. Outra providencia, dependendo da aplicação, é aterrar o terra lógico do circuito ao terra real.
+++

Enviado:
30 Abr 2008 08:39
por jeanfernandes
Usa um filtro FABIM TABAJAra soluTIoNS...
ou vai morrer nos tutoriais da murata....
se bem que o fabim me mata se eu usar ehehehehee

Enviado:
30 Abr 2008 11:25
por Nightcrawler
Pessoal,
Obrigado pelas dicas. Vo testa a lata de sardinha e os ferrites. Depois posto o resultado aqui.
Alguém sabe de alguma empresa que faça aquelas latinhas de proteção com material ferro-magnético??

Enviado:
30 Abr 2008 11:40
por EDSONCAN

Enviado:
30 Abr 2008 13:35
por andre_luis
Não entendo nada de química, portanto fica aqui uma pergunta no ar :
http://es.wikipedia.org/wiki/Ferromagnetismo
Será que o tratamento em Cromo ou Níquel ( vide tabela ) à qualquer material, daria propriedade de blindagem á esse corpo ? Mesmo em polímero ou latão ?
Pergunto isso porque já vi em diversos ocasiões, alguns tipos de pintura interna em caixas de equipamentos para atender a determinadas normas de EMI.
+++

Enviado:
30 Abr 2008 14:18
por EDSONCAN
Re: Interferencia de motores de alta potencia em mcu

Enviado:
30 Abr 2008 19:27
por edison
Nightcrawler escreveu: motores de alta potencia, 75cv e 100cv. As vezes durante a partida dos motores,
Perguntinha escabrosa: Será que o real problema não é queda de tensão na alimentação do teu circuito durante a partida dos motores ??
Considere que na partida eles podem chegar a 7X a corrente nominal e consequentemente a tensão da rede ocila.
Uma boa filtragem na tua fonte pode segurar o tranco (acho...).
Té mais...
Re: Interferencia de motores de alta potencia em mcu

Enviado:
30 Abr 2008 21:19
por andre_luis
Muito bem lembrado...
Fazendo uma analogia : Já tive que fazer um alarme p/ automóvel que tinha um baita capacitor na entrada que tinha a capacidade de segurar a alimentação da placa por poucos segundos, que é o tempo de ignição do motor.
+++

Enviado:
30 Abr 2008 22:29
por fabim
hehe.
Vamu lá
1°- fonte chaveada ou trafo ?
2°- sua placa tem ligação fisica com o o aterramento do local ?
3°- tem cabos comuns com o VCC ou GND voando pra algum lugar ?
manda!
Fabim

Enviado:
01 Mai 2008 08:41
por Nightcrawler
fabim escreveu:hehe.
Vamu lá
Fabim
1°- fonte chaveada ou trafo ?
Era com fonte chaveada, mas mudei para trafo, pois as fontes tavam queimando muito facilmente.
Saida em torno de 35Vdc, com regulador LM2575HV para 24V, e LM2575 para 3.3V. A fonte mantem a tensão na saida por 5 segundos, após cortar totalmente a energia na entrada. Isso é tempo mais que suficiente para a partida dos motores.
2°- sua placa tem ligação fisica com o o aterramento do local ?
Não tem ligação fisica com o aterramento local. Devo providenciar? Onde ligar o aterramento?
3°- tem cabos comuns com o VCC ou GND voando pra algum lugar ?
Tem sim. Há duas placa, uma encima da outra, com distancia de 7cm entre elas. Entre elas, há o cabo de VCC e GND em comum, ligados diretamente na fonte.

Enviado:
01 Mai 2008 18:17
por RobL
Há uma pequena confusão. Para não se propagar, vamos tentar contribuir e tornar claro que campo magnético estático não causa problema.
Somente este não seria modificado por material paramagnético (ou outros não ferromagnético).
Os campos, normalmente são variáveis. Neste caso um campo magnético variável, induzirá uma corrente no alumínio. Esta corrente criará um campo oposto magnético ao campo que a gerou e com isto temos a blindagem funcionando.
Se fosse diferente a blindagem de cobre não funcionaria.
Quanto maior for a frequência, melhor condutor elétrico deverá ser o material. Uma folha ou banho de cobre são o melhor custo/benefício.
Óbviamente a blindagem com platina atingiria melhor performance.
Nota: Campo elétrico ou magnético estático é uma particularidade do referencial do observador. O que temos é sempre um campo eletromagnético.

Enviado:
01 Mai 2008 19:29
por proex
Ora ora ora, Nightcrawler....conheço esse cara de algum lugar.