Tempo medio de um projeto

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Tempo medio de um projeto

Mensagempor albertorcneto » 23 Fev 2008 19:53

Pergunta de quem ta iniciando em projetos.

Tem um projeto que eu to desenvolvendo sozinho. Ele eh uma parte de potencia e uma parte de wireless. O problema eh que ja to a 6 meses nele e nao sai. Acho q precisaria de mais uns 2 a 4 meses. Qto tempo demora mais ou menos um projeto de vcs, mais ou menos do mesmo nivel de dificuldades?
albertorcneto
Byte

Mensagempor xultz » 23 Fev 2008 21:19

Baseado no que você falou, não dá prá imaginar nada, faltam muitos detalhes. Porém, você tá trabalhando em duas coisas que podem tornar o prazo do projeto em algo cinza, ou seja, podem aparecer pepinos difíceis de resolver e mais difíceis ainda de se prever no início do projeto.
Eu procuro separar num projeto as partes cinzas, que eu chamo de incertezas. Se eu não tenho certeza de como fazer uma parte, eu procuro eliminá-la primeiro. Por exemplo, se teu acionamento de potência não é algo do tipo "ah, isso eu faço assim que eu garanto que dá certo", então é necessário horas de pesquisa, estudo, e muito protoboard até dominar a área e fazer o trecho funcionar. O mesmo com wireless. Depois de todas as incertezas sanadas, é só juntar todas as peças do quebra-cabeças e fazer o produto.
A dúvida é: você está com teu projeto enroscado na primeira ou segunda parte? Se você está enroscado em alguma incerteza e não consegue achar solução, então das duas uma: ou você contrata uma consultoria, ou desiste do projeto. A consultoria às vezes é cruel, porque ela pode minar todo o teu lucro estimado, que daí você descobre que foi muito mal calculado.
Já se você está enroscado na segunda parte, então foi uma questão de inexperiência por não dar o tempo certo a algumas coisas. Por exemplo, é comum olhar pros blocos do projeto e pensar "ah, esse dispositivo se comunica com o outro através desse protocolo, tranquilo" e na hora de programar, descobrir que é bem menos tranquilo que parecia.
Uma outra coisa que faz toda diferença são recursos de laboratório. Vou dar um exemplo: há vários anos atrás, eu peguei um projeto (eu tinha empresa de projetos na época) que devia se comunicar com o PC através da porta de teclado (estranho, mas fazia todo o sentido pro produto). Antes do projeto, estudamos o protocolo de teclado, tava tranquilo, metemos bala. Fazer o circuito funcionar com o PC não foi muito simples, mas demos conta. Quando fomos mostrar no cliente, não funcionou. Voltamos para a empresa, e lá funcionava. Testamos em outros computadores, e quase todos funcionaram. Investigamos o que poderia ocorrer com os demais que não funcionavam, alguns ajustes, e todos funcionavam. Voltamos no cliente, e nenhum dos computadores dele aceitavam. Daí para frente, foram semanas de testes e sucessos parciais e frustrantes. O projeto atrasou horrores, o cliente ficou muito emputecido. Mas aqui vem o detalhe mais cruel: na época não tínhamos scope digital e somente um scope analógico velho que vivia com mal contato. O problema é que naquela época os scopes digitais custavam muito mais caro que hoje em dia. Para sorte, consegui um scope digital emprestado de um cliente rico, e matamos todos os problemas em uma semana. Se tivéssemos um scope digital desde o começo, teríamos entregado um produto excelente dentro do prazo. Mas acabamos atrasando vários meses.
O que eu quero dizer é que às vezes o projeto enrosca num bug ou problema que um scope digital, um analizador lógico, um analisador de espectro, uma ponte RLC, etc, podem fazer toda a diferença, mas normalmente não temos nenhum acesso a um equipamento destes.

Pensando um pouco nisso, onde você acha que teu projeto está enroscado?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Re: Tempo medio de um projeto

Mensagempor andre_luis » 25 Fev 2008 14:55

É muito difícil quantificar isso no escuro, mas pra quem nem tem critério, aqui vai os fatores que influem na avaliação :

- Complicado
- Trabalhoso
- Linguagem de programação
- Tempo integral

Uma dica :

1) Voce deve considerar o tempo gasto pela confecção/fabricação/aquizição_de_material/montagem da PCI, que geralmente leva em torno de 45 dias.

2) Se é complicado peço +2 meses.

3) Se é trabalhoso, peço +2 meses.

4) Se é em assembly, nem sei estimar ( tem que ser em C )

5) Se é feito em tempo integral +1mes ( senão, +3meses )

Se eu for usar essa matemática - no meu caso - nao vai funcionar :) , pois re-utilizo muitas rotinas de programa, e circuitos de hardware ( copy-paste ) dando um tempo mais curto que esse aí, mas é apenas um palpite para uma estimativa inicial.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 25 Fev 2008 15:45

Antigamente me preocupava em fazer o mais rapido possivel, hoje me preocupo em fazer o mais certo possivel.
Analise dos requisitos do projeto, dos testes de aprovação, dos pontos de checagem do projeto, das partes mecanicas, do ambiente de trabalho, das normas aplicadas, do custo final, da documentação gerada, da facilidade de encontrar os componentes, dos recursos de montagem, da testes em linha de producao e por ai vai.
Essa abordagem é meia inversa, as vezes começo pelo manual do usuario ou pela carta de patente,as vezes somente testando uma parte que pode dar problema .
A questão talvez seja melhor colocada em como fazer o que realmente o cliente quer em um periodo curto, com a melhor qualidade e dentro dos custos esperados.
Obs. 99.99% nem o cliente sabe o que quer, somente quando esta pronto é que ele descobre.
Com essa abordagem não da para fazer projeto em 2 meses, mas a probabilidade de revisões e correções ficam reduzidas e os tempos de entrega mais concisos.
EDSONCAN
Word

Mensagempor xultz » 25 Fev 2008 15:47

Edson, aonde você encontrou esses 0,01% de clientes que sabe o que quer? Eu ainda não encontrei...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 25 Fev 2008 16:00

Tenho esperança ainda de encontrar um
EDSONCAN
Word

Mensagempor albertorcneto » 25 Fev 2008 16:29

Valeu, gente, pelas dicas. O projeto eh na verdade de mestrado, entao consultoria ou desistir, nem pensar.

Eu na verdade sai da faculdade direto pra o mestrado e sem curso tecnico. Resultado: experiencia quase nula. Enfrentei problemas de iniciantes mesmo, tipom por causa de problemas como annular ring, constraints,... a minha PCB que deveria sair rm 3 semanas demorou quase 2 meses. Alem disso, o teste dela que achei q demoraria uma semana, demorou 3 semanas, mesmo assim porque praticamente desisti de uma parte, pelo tempo. Mas tudo bem, consegui provar o basico que eu queria. So eh um pouco frustrante nao conseguir terminar a coisa a tempo.

Com relacao a equipamentos, fui muito bem servido. Todos os que vcs mencionaram tem na empresa. Inclusive um equipamento de ultima geracao pra medir parametros em DC que foi o meu calcanhar de aquiles (nao sei se eh assim que escreve). O que acontece eh que o equipamento, apesar de calibrado e precisao de 1pA (isso mesmo, 1 picoampere), como eh otimizado pra DC, media a corrente de consumo errada provavelmente por causa da forma de onda, que nao eh constante. Bom, fazer o q?

Mas pelo que eu vi do tempo medio de vcs e o tamanho do meu projeto, ate que desenvolvi bem. O problema eh justamente o tamanho do projeto, que era grande demais pra 6 meses. Mas, de qualquer forma, valeu.
albertorcneto
Byte

Mensagempor Fandango » 03 Mar 2008 08:41

Ao longo dos anos desenvolvi uma metodologia de trabalho que me permitiu convergir certas tarefas de projeto em atividades bem definidas. Entretanto confesso que nunca consegui acertar uma única estimativa de prazo. Geralmente atrasei.
Os melhores resultados obtive sempre que trabalhei bem a parte conceitual da coisa, inclusive planejando as atividades de P&D. Na minha visão, o projeto se resolve 80% no "papel". Os 20% restantes é só suor e lágrimas.
Compreender bem os requisitos e as restrições do projeto evita muita dor de cabeça e elimina erros grosseiros. Então este deve ser o primeiro passo. Analisar bem cada questão, colocar as coisas numa planilha do Excel, usar ferramentas de modelação de idéias, tipo FreeMind ou MindManager (devem existir outros), rabiscar muito em rascunhos, etc.
Depois disso tudo é que devemos partir para os conceitos, avaliando cada solução proposta, analisando riscos e incertezas, pontuando cada fator relevante e por aí vai. Gastar um bom tempo nestas etapas iniciais nos deixará mais tranquilos no detalhamento posterior.
A desvantagem desta abordagem é que ficamos sem margem para orçamentação, porque se tivermos que estudar todo o problema antes de passar o orçamento, o nosso custo de homem-hora pode virar prejuizo caso o cliente não feche o projeto com a gente. O dilema é que atirar no escuro e orçar no incerto pode trazer um prejuizo ainda maior.
Para não desanimar quem está começando, vou fazer uma confissão: Certa vez estimei o prazo de um desenvolvimento em 5 meses de trabalho. O projeto foi concluído em 11 (2 meses foram só de imprevistos, é mole?) :) .
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor Cláudio » 03 Mar 2008 16:57

A desvantagem desta abordagem é que ficamos sem margem para orçamentação, porque se tivermos que estudar todo o problema antes de passar o orçamento, o nosso custo de homem-hora pode virar prejuizo caso o cliente não feche o projeto com a gente. O dilema é que atirar no escuro e orçar no incerto pode trazer um prejuizo ainda maior

Fato... Aqui na minha cidade tem uma empresa que cobra aproximadamente 20% do valor do projeto só pra entregar o orçamento. Afinal, um orçamento bem feito demanda tempo e já detalha as fases de desenvolvimento, custos, etc. Como resultado desta política, obviamente são poucos os clientes dispostos a pagar.
No meu caso particular, abandonei o barco de desenvolver projetos para terceiros. Sempre após o término do projeto tem o atrito :
-"Ah, mas não tem jeito de piscar o led 876 vezes quando o sistema é ligado??"
- "Tem, MAS NÃO ESTÁ NO CONTRATO!!!!"
- "Mas vc, como técnico, devia ter previsto a possibilidade...
Dá vontade de dizer "Eu não COMO técnico nenhum!! "

Enfim, esse negócio de projeto é pra quem tem saco até debaixo do braço. Bem administrado, e com projetos (e clientes) sérios, até creio que dê grana. Mas minha empresa está longe disso...
[]´s
Cláudio
Byte

Mensagempor Fandango » 03 Mar 2008 17:15

É verdade Cláudio, manter uma empresa de desenvolvimento de produtos no Brasil, só com projetos, nunca foi fácil. Diria até que é meio que uma questão de vocação, tipo como ser Padre.
Imagino que por esse motivo cada vez se desenvolve menos e se investe menos em tecnologia. Continuamos sendo o país da banana, do futebol e do carnaval. Entregamos ao Tio Sam o nosso Quartzo e o nosso Carbono e pagamos a ele (em ouro) o Silício beneficiado (uma vergonha!).
Agora que estou mais velho até cogitei em mudar de área e me dedicar à eletrônica como hobby. Vender côco na praia dá mais dinheiro e menos dor de cabeça do que fazer projetos. Será que eu encaro? (hehehe).
Para ser sincero, o que tenho visto ultimamente é que quem contrata empresas de desenvolvimento, ou é um empreendedor que conseguiu verba do governo, ou então é uma grande empresa que não encontrou o que queria no mercado. Bem, de fato meus clientes geralmente são esses, e olha que aprendi a rebolar :lol:
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor jeff » 03 Mar 2008 19:39

Fandango, com certeza vender coco na praia dá mais, ainda mais se vc espalhar varios carrinhos pelas praias.
E a vantagem é que se trabalha 2-3 meses vendendo coco e o resto do ano vc pode se dedicar a eletronica como um bico,hehe
Abç,
Jeff
jeff
Byte

Voltar para Assuntos Gerais