Certificação de equipamentos

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Certificação de equipamentos

Mensagempor JeanPaul » 19 Fev 2008 22:10

Olá Pessoal,

Alguém aí sabe, passo a passo, o procedimento para se certificar um equipamento?

Digamos que minha empresa passe a produzir estabilizadores, dessa forma, é necessário que estejam de acordo com a NBR 14373:2006.

O que tenho que fazer para conseguir a certificação junto ao INMETRO?

Já visitei a página deles, mas deve ser um processo muito obscuro, pois não achei nenhum lugar que diz claramente o que deve ser feito - procedimento, documentação, taxas - para se obter a certificação.

Se alguém souber como é o procedimento e tiver uma idéia do custo ficarei agradecido.

[]’s

Jean Paul
JeanPaul
Byte

Re: Certificação de equipamentos

Mensagempor andre_luis » 20 Fev 2008 07:59

Jean,

Só posso adiantar que é um processo muito caro e demorado. Geralmente quem exige certificação junto ao INMETRO, de carona acaba exigindo também ISO9001. Voce vai precisar na empresa de uma pessoa dedicada a isso.

Voce deve procurar empresas pré-certificadoras ( geralmente em campus de universidades ), uma vez que voce possivelmente não terá todos os conhecimentos e também os equipamentos necessários para realizar todos os testes de validação às especificações da norma.

Isto é um processo tão trabalhoso, que na área médica por exemplo - que também exige certificacao na ANVISA - algumas empresas preferem nem comercializar diretamente seu produto ao consumidor, mas sim fornecer - como módulos OEM - para outras maiores que tenham capacidade para bancar esses custos.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 20 Fev 2008 08:21

Depende do tipo de certificação.

Se for para exportação
www.ipt.br/atividades/politicasPublicas/progex

Se for para vender no Brasil, voce precisa entrar em contato com uma OCP/OCS tipo www.icbr.org.br

Na epoca, para estabilizador, tudo custou perto de uns R$ 15k, mas envolvia custos que hj acho que não tem mais que era certificação do metodo produtivo, estou meio afastado da area, mas espero ter ajudado.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor JeanPaul » 20 Fev 2008 09:01

Muito obrigado André e Edson.

Aparentemente é necessário mesmo ter ISO 9001 também.

O site da ICBR ajudou a esclarecer algumas dúvidas que eu tinha.

Valeu pela ajuda!

[]'s

Jean Paul
JeanPaul
Byte

Voltar para Assuntos Gerais