Alcance Rede Wifi

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Alcance Rede Wifi

Mensagempor Cláudio » 12 Dez 2007 09:23

Galera,
Bom dia.
Estou colocando uma rede sem fio em casa. Mas estou decepcionado com o alcance desse troço. Coloquei na sala um roteador do modelo Air Live 5460 AP como gateway, que disca a internet ADSL velox. Até aí tudo bem: se você estiver na sala! No meu quarto (não dá 10 metros de distância, mas tem um outro cômodo entre ele e a sala), tenho um USB wirelless (http://www.3com.com/products/en_US/deta ... CRUSB10075), mas não funciona nem a pau. No quarto é um pc com Windows Vista, que detecta o dispositivo USB e a rede, com um sinal no máximo regular. Tentei colocar um Wifi card COMTAC, que detecta a rede com sinal de no máximo 40%, mas também não funcionou. Será que o roteador que não presta ou minha casa que tem algum problema (concreto, interferências...)? Alguma idéia?

Obrigado.
[]´s
Cláudio
Byte

Mensagempor brasilma » 12 Dez 2007 10:21

Tenho duas redes Wireless na empresa e as duas funcionam muito bem (uma é interna PLANET e a outra ZINWELL é para compartilhar o sinal com minha casa que fica a 500m - uso uma antena externa direcional para este caso), o alcance "good" da interna ultrapassa a rua (o roteador fica no fundo do prédio - 24m da rua - com muitos obstáculos).

Um detalhe pode ser a altura da antena, o roteador fica dentro de um armário embutido, na parte superior.

Outro problema pode ser o seu receptor, lembre-se que a comunicação é BI-DIRECIONAL, ou seja, não adianta o roteador wireless estar ok, se o sinal do receptor não conseguir chegar bem a ele - nada feito do mesmo jeito.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor chipselect » 12 Dez 2007 18:12

eu tenho um "roteador" da marca Encore... alcance bem curto (+- 10 metros com obstáculos...) não reclamo dele porque é de baixo custo.
chipselect
Word

Mensagempor Cláudio » 14 Dez 2007 07:55

Pois é, tô achando que o meu é bastante ordinário também... Aqui na empresa tem um que funciona muito bem, é um D-Link. Vou levar ele pra casa pra ver se passa no teste!

Obrigado e bom fim de semana...
[]´s
Cláudio
Byte

Mensagempor brasilma » 14 Dez 2007 09:07

10m de alcance não é WIFI, é Bluetooth, rs, rs
brasilma
Dword

Mensagempor Cláudio » 14 Dez 2007 09:58

hauhuaha, é verdade! Pior que não tô conseguindo nem isso também! Tô para arrumar uma aplicação para internet sem fio no mesmo cômodo, mas ainda não consegui....
[]´s
Cláudio
Byte

Mensagempor brasilma » 14 Dez 2007 13:55

No mesmo comodo pode ser até por IR, rs, rs
brasilma
Dword

Mensagempor Budzinski » 18 Dez 2007 17:55

O meu é D-link, tem alcance de 30 metros com obstáculos.

Att.
Vicente
Budzinski
Bit

Mensagempor brasilma » 18 Dez 2007 18:40

"Lembri" de mais uma coisa, as duas antenas funcionam melhor com a mesma polarização; os notebooks por exemplo possuem polarização hoizontal.
brasilma
Dword

Mensagempor Cláudio » 19 Dez 2007 07:15

Agora funfou... Coloquei o roteador no segundo andar, daí o pc do andar de baixo conectava mas não acessava a internet. Por tentativa e erro, coloquei o roteador pra "Short Preamble" e agora tá legal.
Obrigado galera.
[]´s
Cláudio
Byte

Mensagempor fabim » 19 Dez 2007 07:19

short preamble, é para curtas distÂncias sem interferencia e com perda de sinal quase nula.

Se voce for usar em locais onde apresente perdas de sinais, o ideal é long preamble, isto evita perca de bytes no começo do pacote.

abraços

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Paulo » 19 Dez 2007 07:55

fabim escreveu:short preamble, é para curtas distÂncias sem interferencia e com perda de sinal quase nula.

Se voce for usar em locais onde apresente perdas de sinais, o ideal é long preamble, isto evita perca de bytes no começo do pacote.

abraços

Fabim

Esse short preamble e long preamble seria a definição do tamanho do segmento de preâmbulo que existe no início do pacote IP para sincronização entre o TX e o RX?

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor guest2003 » 27 Dez 2007 16:35

Brasilma,

Estou querendo fazer isso !! (compartilhar meu acesso da empresa em casa) poderia dar mais detalhes ?!!?

- Qual o tipo/modelo de anena você usou ?
- Uma antena "enxerga" a outra ? (sera que tem que enxergar?)
- Na sua casa tem outra rede ? ou so o micro com placa wireless ?

Estou querendo conectar 2 redes... uma de casa com a do trabalho... mas nao estou sabendo bem o caminho a seguir...

Thanks !
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor fabim » 27 Dez 2007 16:38

sim sinho.. exatamente isto.. principalmente se for usar amplificador..

aí mesmo que voce tem que usar o long preamble..

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor brasilma » 28 Dez 2007 10:02

Olá Guest,

Apanhei um pouco até conseguir configurar os rádios por pura falta de conhecimento em redes.

Meu caso foi um pouco mais complicado pois tinha um outro roteador DHCP wireless em nossa rede - que fornece o acesso wireless interno na empresa, e ocorreram conflitos.

Vamos as características:

As duas antenas direcionais são da AQUARIO - acho que é a única que eles tem para wireless - é uma aramada e você encontra facil para comprar (custa em média uns R$ 80,00) - tem outras melhores mas essa dá para o gasto.

O radio que ficou na empresa foi um ZINWEL que possui duas portas Ethernet, das quais uso apenas uma para conectar à rede, a configuração dele foi como AP Bridge.

Do outro lado, como pretendia diponibilizar o sinal para mais micros, comprei um rádio EDimax EW-7209APG com 5 conectores Ethernet, e o configurei como Station-Infraestructure.

Na minha rede as antenas não tem visada, há um prédio no meio, mesmo assim o acesso a NET é normal, 2M de NET é baixo para os 54 nominais dos rádios, que ficam em 34M.

Pode montar que funciona beleza, se tiver alguma dificuldade na configuração manda ai, que peguei gosto pela coisa.

Abraços,
MArcos.
brasilma
Dword

Voltar para Assuntos Gerais